Início » Colunas » Coluna do Verchai » Cruzeiro: o recomeço e a perspectiva de voltar ao protagonismo

Cruzeiro: o recomeço e a perspectiva de voltar ao protagonismo  

jaja do cruzeiro celebra gol contra criciuma no heriberto hulse pela serie b 2022
Com golaço de Jajá, o líder Cruzeiro venceu o Criciúma fora de casa e ampliou a vantagem sobre o segundo colocado da Série B (Reprodução: Twitter do Cruzeiro/foto Staff Images)

Neste último dia 27/05, o Cruzeiro venceu o Criciúma fora de casa pelo placar de 1×0, resultado que manteve o time celeste na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol, e não apenas isso, resultado esse que já é o sexto seguido na competição, feito bastante impressionante para um time que recentemente estava no fundo do poço, afundado em dívidas, e sem conseguir o acesso à primeira divisão nos anos anteriores, ano passado, por sinal, ficou apenas na 14ª colocação, fato que aumentou ainda mais a crise que já se instalava no clube. Mas afinal, qual o motivo da renascença?

Para iniciarmos essa análise, precisamos verificar onde essa crise iniciou, afinal, um clube gigante do futebol brasileiro não pode chegar onde chegou. Na Gestão de Gilvan de Pinho Tavares, em 2012, haviam denúncias e relatos de que o clube celeste estava gastando mais do que podia, a montagem de um elenco cheio de estrelas em 2013 aumentou ainda mais as dúvidas, entretanto, nos dados oficiais, a diretoria sempre apresentava números excelentes, e em todos os levantamentos da época, o cruzeiro era o time com uma das melhores saúdes financeiras. Gilvan assumiu o Cruzeiro até o final de 2017, sendo um mandato muito vitorioso, com 2 campeonatos brasileiros da série A, um campeonato mineiro invicto, e ainda uma Copa do Brasil frente ao Flamengo, um dos maiores times do futebol brasileiro.

Nesse período, no entendo, o Cruzeiro acumulou mais de 50 milhões de reais em processos administrativos na FIFA, referentes a taxas com transações de jogadores vindos de clubes estrangeiros. Essa dívida seria herdada pela próxima diretoria.

Na gestão de Wagner Pires de Sá, contudo, existe inúmeras provas do rombo que causou o endividamento milionário. Para manter a base vitoriosa que vinha tendo muito êxito, a diretoria renovou contratos milionários com jogadores, e manteve o técnico Mano Meneses no comando, um dos técnicos mais caros do país. Além do presidente Wagner Pires de Sá, existia outro personagem que também sabia dos gastos astronômicos, e era justamente o responsável pelas contratações de futebol, e vice-presidente Itair Machado, que além de manter contratos caríssimos, ainda contratou o jogador Fred, já com seus 32 anos, e com vencimentos na faixa de 1 milhão de reais por mês.

Logo no início de mandato dessa nova diretoria, em 2018, tudo ia bem, com o título mineiro conquistado em cima do maior rival, o Atlético-MG, e mais um título da Copa do Brasil, sendo assim o primeiro time a ser duas vezes seguidas campeão desta competição, foi um momento de glória, porém, o que viria depois começou a afundar o clube.

Em 2019, já estava nítido que o clube não conseguia cumprir com todas as suas obrigações, começando então a aumentar as dívidas de forma rápida, fator que fez o Cruzeiro se desfazer de nomes importantes do seu plantel, como Arrascaeta, craque que foi fundamental nas campanhas da equipe. No dia 26 de maio de 2019, numa investigação minuciosa, e que foi publicada pelo Fantástico da TV Globo, foi descoberto que o Cruzeiro usava crianças como moeda de troca para custear dívidas, o que é ilegal. O presidente Wagner Pires de Sá, Itair Machado e companhia, também ocultavam dados das dívidas da entidade, e a conta só aumentava, empresas de fachada receberam pagamento sem a devida regularização, e os conselheiros do Cruzeiro estavam sendo comprados para aprovarem as contas daquele mandato. Itair Machado mais tarde seria afastado do cargo de vice de futebol para se resolver com a justiça.

Quando todos já sabiam da administração corrompida, os jogadores começaram a revelar que estavam com meses de salários atrasados, e o reflexo disso foi a caída brusca de rendimento em campo, levando assim à demissão do técnico Mano Meneses. Após o Mano, chegaria Rogério Ceni, o qual disputou apenas 7 jogos, e também saiu, após desentendimentos com líderes do elenco, assumindo então Abel Braga, o qual deixou o time na zona de rebaixamento faltando apenas 3 partidas para o fim do campeonato. Após isso, não teve jeito, Adílson Batista assumiu, mas não conseguiu evitar a queda inédita da agremiação, Cruzeiro rebaixado no ano de 2019.

E tudo poderia ainda ficar pior, na série B de 2020, o Cruzeiro já começaria a competição com menos 6 pontos na largada, pois sofreu uma penalidade por não pagamento da contratação do volante Denílson. Como sabemos, em 2020, o Cruzeiro não conseguiu o acesso à série A, ficando apenas em 11º.

Hoje a dívida do clube supera incríveis 1 bilhão de reais, tudo parecia perdido até ano passado, quando o clube decidiu se transformar numa Sociedade Anônima do Futebol, e tendo como principal investidor, o conhecido e milionário Ronaldo Fenômeno.

O fator principal dessa boa fase atual, portanto, sem dúvidas foi a criação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O Cruzeiro foi o primeiro clube do Brasil a adotar essa medida, que passou por várias análises e reuniões para que se pudessem concretizar esse formato de clube-empresa. Agora com nova gestão, e novo investidor, o clube não só equaliza suas dívidas, como também aumenta sua autoestima, fatos que sem dúvidas deixam o clima mais leve, e com mais tranquilidade para trabalhar. 

No início de 2022, o clube anunciou a contratação do técnico Paulo Pezzolano, o qual levou o time à final do campeonato mineiro, mas perdendo para o poderoso rival Atlético-MG. Agora na série B, o clube faz uma excelente campanha, está na primeira colocação isolada, com incríveis 7 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota em 9 jogos até aqui, fato que vem animando a torcida celeste e dando esperanças para um futuro glorioso e brigando por títulos, que é aonde o Cruzeiro Esporte Clube merece estar.

Deixe um comentário