Início » Colunas » Coluna do Verchai » Croácia: pontos fortes e fracos do rival do Brasil nas quartas

Croácia: pontos fortes e fracos do rival do Brasil nas quartas  

Quais são os pontos fortes e fracos da Seleção Croata, adversária do Brasil nas quartas de final desta Copa do Mundo? Vejamos neste post.

Croatas sofreram, mas eliminaram o Japão

luka modric croacia copa do mundo catar 2022
Croácia do craque do Real Madrid Luka Modric está no caminho do Brasil na Copa do Mundo do Catar (Reprodução: Twitter)

Finalista da última edição da Copa do Mundo da FIFA, disputada em 2018 na Rússia, a Croácia mais uma vez se coloca entre as melhores seleções do planeta em 2022, na Copa do Catar. Especificamente, a Croácia está entre as 8 melhores seleções do mundo neste momento. Isso porque, nesta segunda-feira (5), a Seleção Croata superou a Seleção Japonesa pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

Foi um confronto bastante disputado, com muitos momentos de superioridade dos japoneses, mas, após um empate por 1 a 1 no tempo normal, que se manteve na prorrogação, a Croácia selou sua classificação às quartas de final nas penalidades, vencendo por 3 a 1.

O que a Seleção Brasileira pode esperar da Croácia 

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

A Croácia pode não ter uma seleção forte o suficiente para ser considerada uma das favoritas ao título mundial, mas ostenta um elenco que exige cautela e atenção de qualquer adversário. Não é por acaso que a Seleção Croata é uma das poucas que ainda estão invictas neste mundial. Na verdade, com o empate diante do Japão no tempo normal, a Croácia chegou à sua 10ª partida de invencibilidade. A última derrota da Croácia foi diante da Áustria na estreia da fase de grupos da Uefa Nations League, mas vale lembrar que a Croácia acabou na liderança de um grupo que, além da Áustria, tinha a Dinamarca e a França, seleções para as quais não perdeu.

Além de ter um elenco qualificado em todos os setores, a Croácia possui jogadores diferentes, que são capazes de definir uma partida complicada. Foi o que aconteceu diante do Japão. Mesmo tendo encontrado dificuldade para evitar a eliminação, a Croácia conseguiu arrancar o empate diante dos japoneses com um belo gol de cabeça de Ivan Perisic, um atacante que gosta de jogar pela ponta esquerda, mas que tem vigor físico e altura suficientes para aparecer como um elemento surpresa dentro da área. O experiente centroavante Andrej Kramaric, que atua no futebol alemão pelo Hoffenheim, também é um dos destaques e artilheiro da Croácia nesta Copa. No entanto, a grande força desta Seleção da Croácia está no meio de campo, formado por um trio de jogadores de muita capacidade: Marcelo Brozovic, da Internazionale; Mateo Kovacic, do Chelsea; e Luka Modric, do Real Madrid. Este último, inclusive, além de todos os títulos que já conquistou pelo Real Madrid, foi o principal responsável pela chegada da Croácia na final da última Copa do Mundo, e isso lhe rendeu o título de melhor jogador do mundo pela FIFA (o que encerrou com uma década de hegemonia da dupla Cristiano Ronaldo e Lionel Messi).

Por outro lado, a Croácia apresenta dificuldade para ir às redes. O seu principal atacante, Kramaric, possui limitações e costuma desaparecer quando o jogo é muito disputado. Se sobra qualidade no meio de campo, falta no ataque. Tanto é que o técnico Zlatko Dalic parece ainda não ter definido o parceiro ideal para Kramaric e Perisic, que possuem boas virtudes, mas não estão entre os melhores do futebol mundial. Nikola Vlasic jogou com a dupla na estreia, diante de Marrocos, mas perdeu lugar para Marko Livaja, que foi titular na segunda partida, contra o Canadá, e foi mantido para enfrentar a Bélgica na última rodada da fase de grupos. No entanto, quem começou a partida contra o Japão foi Bruno Petkovic.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário