Início » Colunas » Coluna do Verchai » França é seleção a ser batida na Euro?

França é seleção a ser batida na Euro?  

Após vitória sobra a Alemanha, seleção da França deve confirmar vaga nas oitavas de final nesta segunda rodada da fase de grupos.

Adiada para acontecer neste ano em razão da paralisação do futebol em praticamente toda a Europa em 2020, a Eurocopa, principal competição de seleções do continente, começou na sexta-feira passada (11) e já está chegando ao fim da segunda rodada da fase de grupos neste sábado (19), quando acontecem os últimos três jogos. Dois deles são pelo grupo F, que é aquele que mais gera especulações por envolver, já nesta primeira fase, três campeões: Alemanha, França e Portugal (atual campeão), além da Hungria. Na primeira rodada, a partida entre França e Alemanha comprovou aquilo que os torcedores das demais seleções temiam: a Seleção Francesa está forte e preparada para voltar a vencer a competição europeia. A Seleção Alemã, que se reestruturou desde a participação medíocre na última Copa do Mundo e chegou para esta Eurocopa motivada para fazer uma boa campanha, foi completamente dominada pela atual campeã do mundo. Apesar de manter nomes fortes da Alemanha, como o goleiro Manuel Neuer, o zagueiro Mats Hummels, o meia Toni Kroos e o atacante Thomas Müller (campeões mundiais em 2014), o técnico Joachim Low agora conta com novos nomes de peso no futebol europeu, como o de Kai Havertz, simplesmente o autor do gol que deu o título da última Liga dos Campeões ao Chelsea (o zagueiro Antonio Rudiger, também dos Blues, e o meia Ilkay Gundogan, do Manchester City, também estavam presentes na última decisão da principal competição de clubes da Europa). Mesmo assim, os alemães não conseguiram evitar a derrota por 1 a 0 para a França na partida de estreia, que poderia ser pior se o VAR não tivesse constatado dois impedimentos de Kylian Mbappé, ambas com o atacante do PSG se utilizando do seu vigor físico para levar vantagem sobre os defensores e marcar (o único gol válido foi marcado por Mats Hummels, contra). Com a vitória, os franceses deram um passo importante rumo à classificação e, inclusive, para liderar o grupo F. Nesta segunda rodada, enfrentando a modesta Seleção Húngara, a França dificilmente vai deixar de vencer (provavelmente com goleada).

Como chega a Seleção Francesa para esta Eurocopa?

Às 10 horas da manhã (de Brasília) deste sábado (19), a França abre a segunda rodada pelo grupo F com a partida contra a Hungria, na Puskás Arena, em Budapeste. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (18), o técnico da Seleção Húngara, o italiano Marco Rossi, afirmou que não é impossível vencer a Seleção Francesa, mas adiantou o discurso de consolação ao dizer: “se pelo menos você batalhar, você nunca poderá dizer que foi vencido”. Os húngaros chegam para o confronto desmotivados pela derrota por 3 a 0 diante de Portugal, que marcou, também, a quebra de vários recordes de Cristiano Ronaldo (melhor número de jogos, vitórias e gols na Euro). Do outro lado a Seleção Francesa está motivada por vitória sobre a Alemanha, que, apesar de pelo placar simples, de 1 a 0, evidenciou a superioridade da equipe comandada por Didier Deschamps. A atual campeã do mundo, que é comandada pelo mesmo técnico desde 2012, mantém praticamente a base que venceu a última competição mundial de seleções, com N’Golo Kanté, Paul Pogba, Antoine Griezmann e Kylian Mbappé como os grandes destaques. Estes nomes, que já contavam com a parceria de atletas do mais alto nível, como o zagueiro Raphael Varane e o goleiro Hugo Lloris, agora vão contar com a ajuda de ninguém menos que Karim Benzema, o qual volta a defender seu país depois de seis anos afastado pelo técnico Didier Deschamps por problemas de conduta. Por todas estas razões, a França é favorita para vencer a Hungria com goleada, liderar o grupo F e, inclusive, levantar o título da Eurocopa pela terceira vez em sua história, se unindo a Alemanha e Espanha como a maior campeã continental. No entanto, algumas seleções, como a atual campeã, Portugal (que enfrenta a França na última rodada desta fase de grupos), a Inglaterra e a Itália (que começaram muito forte na competição), podem surpreender.

Outros jogos do fim de semana:

Encerram a segunda rodada da fase de grupos desta Eurocopa duas partidas que acontecem neste sábado (19): às 13 horas (de Brasília), a Seleção Portuguesa vai até a Allianz Arena, em Munique, para enfrentar a Seleção Alemã com a expectativa de somar pelo menos um ponto para, assim, já chegar à última rodada praticamente garantida na próxima fase da competição. A Seleção Alemã, por sua vez, também espera somar pelo menos um ponto, para ter chances de somar os três pontos na última rodada (diante da Hungria) e, assim, poder se classificar pelo menos com uma das quatro melhores campanhas dos terceiros colocados de cada um dos seis grupos. Vale lembrar alguns nomes da Seleção Portuguesa, comandada por Fernando Santos: Pepe (atualmente no Porto) e Rúben Dias (do Manchester City) formam a dupla de zaga, Bruno Fernandes e Bernardo Silva são os principais criadores da equipe e, como não poderia deixar de ser, Cristiano Ronaldo é a grande esperança dos torcedores. No entanto, como afirmou o técnico português, Fernando Santos, em sua última entrevista coletiva: “achar que Portugal é favorito contra a Alemanha, na Alemanha, é passar dos limites”.

Para encerrar de fato a segunda rodada desta fase de grupos, às 16 horas deste sábado, a Espanha enfrenta a Polônia no estádio Olímpico de Sevilla, pelo grupo E, que é liderado pela Suécia neste momento, com 4 pontos. A Eslováquia, com uma vitória e uma derrota, ocupa a vice-liderança. A Espanha vem na 3ª posição, somando apenas o ponto do empate com a Suécia na partida de estreia e, portanto, precisa da vitória sobre o lanterna nesta rodada para chegar na última rodada em boas condições.

No domingo (20), às 13 horas, os jogos do grupo A abrem a terceira rodada da fase de grupo: com 100% de aproveitamento nas primeiras rodadas, a Itália precisa de um empate diante do País de Gales, que está na 2ª posição do grupo. Na outra partida, a Suíça precisa da vitória sobre a lanterna, Turquia, para ter alguma chance de se classificar para as oitavas de final. Vale lembrar que todas as partidas vão ser transmitidas pelo SporTV para os assinantes da TV a cabo.

Deixe um comentário