Início » Colunas » Coluna do Verchai » Paris Saint-Germain se impõe na Ligue 1

Paris Saint-Germain se impõe na Ligue 1  

Ainda sem Neymar, mas com Messi recuperado, Paris Saint-Germain garante goleada e mantém liderança isolada do Campeonato Francês.

psg 4 a 0 no reims ligue 2021-2022
Ainda sem Neymar, PSG goleou o Reims por 4 a 0 na Ligue 1 (Divulgação)

O Paris Saint-Germain recebeu o Stade de Reims no Parque dos Príncipes no último domingo (23), em partida que encerrou a 22ª rodada da Ligue 1, e se manteve isolado no topo da tabela de classificação. Apesar do placar elástico, a partida não foi assim tão fácil para o time da capital francesa. Ainda sem Neymar, que se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo sofrida no fim de novembro de 2021, e com Lionel Messi no banco de reservas por estar retornando após ter testado positivo para a Covid, o PSG teve dificuldade para superar o 14º colocado do Campeonato Francês mesmo atuando em casa. Na verdade, foi só quando o Stade de Reims começou a se sentir em casa que o Paris Saint-Germain se impôs na partida. A equipe de Reims conseguiu chegar com perigo algumas vezes e acabou se expondo demais, fazendo exatamente aquilo que o PSG queria para sair rápido nos contra-ataques e abrir o placar: Kylian Mbappé foi quem teve a primeira chance de mandar para o fundo da rede, mas acabou parando no goleiro Predrag Rajkovic. Quem tratou de colocar o PSG na frente do placar foi o principal nome do primeiro tempo: Marco Verratti. Coroando uma grande partida, já nos minutos finais do primeiro tempo, o volante italiano aproveitou sobra no bico da área e, de primeira, acertou um belo chute de esquerda para vencer Rajkovic. O desenho da partida se repetiu na volta do intervalo: precisando do empate, o Stade de Reims saiu demais para o ataque e, apesar de ter conseguido criar algumas boas chances, não foi às redes. E quem não faz leva: em cobrança de escanteio, Sergio Ramos apareceu na área para ampliar o placar em favor do PSG. O gol deu tranquilidade ao time comandado por Mauricio Pochettino e a partida mudou completamente depois da entrada de Lionel Messi. O craque argentino colocou o PSG no eixo, deu assistência para Verratti marcar o segundo dele na partida e alavancou o potencial de Mbappé, que apareceu nos minutos finais para dar assistência para Danilo Pereira decretar a goleada: Paris Saint-Germain 4 x 0 Stade de Reims.

O futuro do PSG:

Com a vitória, o PSG manteve a distância de 11 pontos em relação ao vice-líder, Nice, que também venceu na rodada, e segue tranquilo na caminhada em busca do título da Ligue 1. O time da capital volta a campo na próxima segunda-feira (31) para enfrentar exatamente o Nice, no Parque dos Príncipes, mas pelas oitavas de final da Copa da França. Como a previsão de retorno de Neymar está para o fim deste mês ou o início do mês que vem, há a expectativa de que ele retorne já na semana que vem, mas nada foi assegurado por Mauricio Pochettino neste momento. Quando questionado, em entrevista coletiva após o último confronto, sobre a presença do camisa 10 na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid, o técnico argentino respondeu: “não sabemos, esperamos que sim. Esta semana ele vai retomar as corridas… Vamos acompanhar a sua evolução e esperamos que esteja lá”. Nesta temporada, em razão da lesão sofrida no fim de novembro, Neymar tem apenas 14 partidas disputadas, com 3 gols marcados e 3 assistências. Enquanto o craque brasileiro termina sua recuperação, o técnico Mauricio Pochettino vai organizando o Paris Saint-Germain, que era muito criticado no início da temporada pela falta de coletividade. Agora, Sergio Ramos está cada vez mais a vontade na zaga, ao lado de Marquinhos, Nuno Mendes parece ter resolvido o problema que o time de Paris tinha na lateral-esquerda e o meio de campo se reestruturou com o retorno de Marco Verratti ao lado de dois volantes de ofício: Danilo Pereira e Leandro Paredes. Ofensivamente, com 19 gols e 13 assistências em 28 partidas disputadas, Kylian Mbappé segue sendo a principal válvula de escape da equipe de Pochettino em razão das sucessivas ausências de Neymar e Messi, mas o rendimento é ainda maior com a presença da dupla sul-americana. Portanto, não há grandes suspeitas sobre a busca do PSG pelo título francês, mas os torcedores e os fãs do melhor futebol do mundo aguardam com ansiedade qual vai ser o rendimento da equipe na Liga dos Campeões. A partida de ida das oitavas de final da principal competição de clubes da Europa, entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, está marcada para acontecer no dia 15 de fevereiro, no Parque dos Príncipes. Antes disso, além da decisão com o Nice pelas oitavas de final da Copa da França, o PSG faz outros dois jogos complicados pelo Campeonato Francês: joga fora de casa contra o atual campeão francês, Lille (atual 10º colocado), e enfrenta o Rennes (atual 5º colocado) em casa. Ao todo, três excelentes jogos preparatórios para o confronto com o Real Madrid pela competição mais cobiçada por Nasser Al-Khelaifi, o presidente do PSG.

Olympique de Marseille segue na caça ao líder

Fazendo uma excelente campanha na Ligue 1, o Nice, que venceu as últimas 5 rodadas de forma consecutiva, é, neste momento, o time mais próximo do PSG, com 11 pontos de distância do líder. No entanto, na 3ª posição com 2 pontos a menos que o Nice, o Olympique de Marseille ainda pode assumir a vice-liderança do Campeonato Francês por ter uma partida da 14ª rodada, fora de casa, contra o Lyon, para fazer. A equipe comandada por Jorge Sampaoli, que conta com três brasileiros (o zagueiro Luan Peres, o meia Gerson e o atacante Luis Henrique), venceu o Lens por 3 a 0 na última rodada (em partida disputada no último sábado, 22), e alcançou a oitava partida de invencibilidade. Caso vença a partida atrasada, que ainda não tem data para acontecer, o time de Marseille pode diminuir para 10 pontos a distância em relação ao PSG e tentar acirrar a disputa pelo título na reta final do campeonato. Já o Lyon, do brasileiro e camisa 10 Lucas Paquetá, alcançou a segunda vitória consecutiva na última rodada, mas ainda é apenas o 11º colocado e luta para se reaproximar da zona de classificação para as competições europeias.

Deixe um comentário