Início » Colunas » Coluna do Verchai » Manchester City aumenta vantagem na Premier League

Manchester City aumenta vantagem na Premier League  

Em jogo tenso contra o Brentford, fora de casa, Manchester City vence por 1 a 0 e termina 2021 com oito pontos de vantagem para o vice-líder, Chelsea.

gabriel jesus com bernard silva e de bruyne em jogo do inglês
(Divulgação/Man City PT)

Nesta quarta-feira (29), Chelsea e Manchester City entraram em campo pela 20ª rodada da Premier League (a primeira rodada do segundo turno do Campeonato Inglês). Defendendo a liderança isolada do campeonato, o Manchester City visitou o Brentford em Londres, no Brentford Community Stadium, e, como era esperado pela campanha que a equipe comandada pelo dinamarquês Thomas Frank (em sua primeira temporada de volta à elite inglesa), não teve facilidade para sair de campo com os três pontos, mas saiu. Como é de praxe, a equipe do técnico dinamarquês não se acanhou diante dos comandados de Josep Guardiola e aproveitaram o apoio da torcida para subir a marcação e pressionar pelo primeiro gol da partida. Tanto é que as primeiras oportunidades de balançar as redes foram do time da casa, mas, faltou sorte. Na primeira chegada Frank Onyeka escapou de João Cancelo na ponta esquerda do campo de ataque e invadiu a área, mas facilitou para Ederson na finalização. O Brentford aproveitou o bom momento e voltou a assustar: em outra descida pela ponta esquerda, Rúben Dias tentou cortar cruzamento e acabou mandando contra o próprio patrimônio, mas Ederson apareceu mais uma vez para intervir e mandou pela linha de fundo. Já na cobrança de escanteio, o Brentford perdeu mais uma chance de abrir o placar. Yoane Wissa aproveitou sobre na entrada da pequena área e bateu cruzado: a bola desviou em Fernandinho e ia entrando lentamente, mas João Cancelo apareceu em cima da linha para fazer o corte. Na resposta do Manchester City, porém, que veio ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, Kevin de Bruyne encontrou Phil Foden livre de marcação na área e o jovem atacante inglês não desperdiçou: de primeira, bateu no contrapé do goleiro para fazer o gol que deu a vitória ao Manchester. O Brentford acabou perdendo o ímpeto depois de sofrer o gol e não conseguiu reagir, apesar de ter se defendido muito bem e evitado o que poderia ser a quarta goleada consecutiva do Manchester City, que não só é dono da liderança isolada da Premier League como também ostenta o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. A vitória deixou o Manchester City com oito pontos de vantagem para o vice-líder, Chelsea, que tropeçou em casa na rodada, e a 9 pontos de distância do Liverpool, 3º colocado com uma partida a menos. Os comandados de Guardiola voltam a campo no próximo sábado (01/1), quando fazem clássico Big Six contra o Arsenal, atual 4º colocado da Premier League. O Brentford, por outro lado, segue distante da zona de rebaixamento: na 14ª posição da tabela, tem 9 pontos de vantagem para o primeiro time na zona de queda para a EFL Championship.

Chelsea vacila, sofre o primeiro gol do Brighton em Stamford Bridge na história, cede empate no fim e segue se distanciando da liderança da Premier League

Também nesta quarta-feira, em Londres, no Stamford Bridge, o Chelsea recebeu o Brighton com a expectativa de manter a marca de nunca ter tomado um gol dos Seagulls jogando ao lado da sua torcida, mas todo tabu está fadado a chegar ao fim, e foi o que aconteceu nesta partida válida pela 20ª rodada da Premier League 2021/22. Diferentemente do Brentford, que é destaque da Premier League por estar distante da zona de rebaixamento logo em sua primeira temporada de volta à primeira divisão da Inglaterra, tendo conseguido arrancar pontos de gigantes no primeiro turno, o Brighton se destaca por estar conseguindo lutar na metade de cima da tabela de classificação depois de várias temporadas lutando contra o rebaixamento. E é certo que muito da evolução tem relação com o técnico inglês Graham Potter, de 46 anos, que está em sua terceira temporada à frente da equipe. O Brighton deixou de ser uma equipe reativa para se tornar um time que também sabe propor o jogo e buscar pelo gol com ofensividade quando é exigido. No entanto, enfrentando o Chelsea em Stamford Bridge, os Seagulls tiveram dificuldade para impor seu ritmo, principalmente nos primeiros minutos, e acabaram saindo atrás no placar. Apesar da dificuldade para criar, os Blues chegaram ao gol em cobrança de escanteio, depois que Romelu Lukaku se desvencilhou da marcação em um lance polêmico (no qual acertou com o braço no rosto do defensor) e subiu sozinho para testar pro fundo da rede. O gol foi confirmado pelo árbitro, o VAR não interferiu e a partir de então o Brighton iniciou uma verdadeira corrida pelo gol de empate. Mesmo com Thomas Tuchel exigindo marcação alta e pressão pelo segundo gol, os Blues perderam um pouco do ímpeto inicial. Com Adam Lallana controlando o meio de campo, o Brighton tomou conta do jogo e passou a exigir ótimas defesas de Edouard Mendy. Só que o tempo foi passando e a bola não entrava, mas, nos acréscimos do segundo tempo, quando parecia que a escrita do Brighton não marcar em Stamford Bridge permaneceria, Marc Cucurella levantou no capricho e Danny Welbeck subiu mais que todo mundo na área para, com uma testada firme, no canto, decretar o empate por 1 a 1. Com o resultado, o Brighton retomou a 10ª posição da tabela, somando 24 pontos em 18 rodadas disputadas. O Chelsea, por sua vez, assumiu a vice-liderança da Premier League, ficando 1 ponto à frente do Liverpool, que tem uma partida a menos, e viu o líder, Manchester City, terminar 2021 com oito pontos de vantagem. Na próxima (21ª) rodada, o Chelsea recebe o Liverpool em Stamford Bridge para um confronto direto na luta pela vice-liderança. A partida está marcada para o próximo domingo (02/1), às 13:30 (no horário de Brasília).

Deixe um comentário