Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo x Atlético-MG pode definir título do Brasileirão

Flamengo x Atlético-MG pode definir título do Brasileirão  

Com duas partidas a menos que o Atlético Mineiro, Flamengo é o único que ainda pode colar no líder, mas depende de vitória no confronto direto.

hulk comemora gol marcado contra o river nas quartas da libertadores 2021
Hulk, destaque do Galo na temporada (Divulgação: Atlético)

O grande clássico nacional, entre os dois maiores investidores do Brasil nos últimos anos, está marcado para acontecer às 19 horas (de Brasília) deste sábado (39), no Maracanã, Rio de Janeiro, com transmissão exclusiva do Premiere FC para os assinantes do pay-per-view. O equilíbrio teórico entre os elencos de Flamengo e Atlético Mineiro é indiscutível. Ambos investiram forte em contratações em um passado recente e seguiram investindo durante a atual temporada, e ostentam jogadores considerados reservas que seriam titulares absolutos em qualquer outro time do país, ou mesmo de toda a América. No entanto, há alguns pontos a serem considerados antes do confronto direto. Em uma análise mais genérica, o Flamengo é favorito. O time que agora é comandado por Renato Portaluppi é praticamente o mesmo que venceu a Série A do Campeonato Brasileiro em 2019 e voltou a erguer o troféu em 2020, sem contar o título da Libertadores de 2019 e a classificação para a final deste ano. Se algumas peças importantes saíram, outras de tão grande importância chegaram. É o caso do próprio técnico. Não é uma grande novidade que Renato Gaúcho chega para o confronto pressionado pela recente eliminação na Copa do Brasil e os últimos resultados ruins no Campeonato Brasileiro, como a derrota no clássico com o Fluminense na última rodada. No entanto, trata-se do técnico que, pelo menos até assumir o Rubro-Negro Carioca, era considerado, por muitos, o melhor do Brasil, e era cotado para substituir Tite na Seleção Brasileira. Foi muito por causa dele que Rogério Ceni não se sustentou no cargo e, vale mencionar, que o Grêmio, que antes lutava por títulos continentais e nacionais, agora só se preocupa com o Brasileirão e, neste momento, luta contra o rebaixamento. Por outro lado, há outros fatores a serem considerados. O primeiro é que Renato Gaúcho, apesar de ter tido um início quase tão meteórico quanto o do inesquecível Jorge Jesus, está apenas em seu terceiro mês sob o comando do Flamengo, tendo vencido 18 das 27 partidas que disputou, com 5 empates e 4 derrotas. Outro fato relevante é que o Rubro-Negro Carioca não vai poder contar com De Arrascaeta, que está se provando uma ausência bem mais amarga do que se podia imaginar, apesar de os números incríveis do meia uruguaio falarem por si.

O lado do líder:

A situação do Flamengo, por si só, já é um tanto complicada, mas ainda é preciso ressaltar o outro lado, o do Atlético Mineiro. O Galo é comandado por Cuca desde o início da temporada e vive um momento extraordinário, histórico, que lhe garante um lugar na final da Copa do Brasil e a liderança mais do que isolada do Brasileirão. Neste momento, o Atlético tem 10 pontos de vantagem para o vice-líder, Palmeiras, que tem uma partida a mais. Por isso o Flamengo é o mais próximo de alcançar o Galo, pois tem 13 pontos a menos, mas, por outro lado, tem duas partidas a menos que o líder. Por outro lado, se conseguir pelo menos um empate com o Flamengo jogando fora de casa nesta 29ª rodada, o Atlético Mineiro coloca praticamente as duas mãos na taça, faltando 9 rodadas para o fim do campeonato. Além deste fato, por si só, já ser motivo suficiente para considerar o Atlético Mineiro favorito para vencer o Flamengo e instalar de vez uma crise no Flamengo de Renato Portaluppi, mas ainda há outros pontos a serem considerados. Um deles é que o técnico Cuca vai contar com elenco completo, à exceção de Savarino, que está se recuperando de lesão. Significa dizer que o Atlético vai contar com a zaga completa, que conta com um goleiro hábil com os pés e muito rápido com as mãos, além de uma dupla de zaga extremamente forte, que garante o time como o menos vazado do campeonato. Isso sem se falar dos principais nomes do time de Cuca, um técnico experiente, que chegou recentemente com o desacreditado Santos na final da Libertadores. O meia argentino Nacho Fernández costuma ditar o ritmo do jogo no meio de campo, ao lado de seu compatriota Matías Zaracho e do volante polivalente Jair. Mais na frente, o leque é grande, com Hulk sempre garantido no time titular, até porque é um dos artilheiros do Brasileirão, seguido por outros nomes gigantes, como o de Diego Costa e Eduardo Vargas. Não à toa o Galo perdeu apenas um dos últimos 20 jogos que disputou. 

 

Buscando se manter na vice-liderança para seguir sonhando com o título nacional, Palmeiras pode afundar mais um pouco o Grêmio:

No domingo (31), às 16 horas (de Brasília), a Globo transmite na TV aberta a partida entre Grêmio e Palmeiras na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com o confronto direto entre os dois favoritos ao título, quem mais ganha com isso é o Palmeiras. O Verdão está 100% concentrado no Brasileirão nas últimas semanas e chega motivado por 3 vitórias consecutivas, estando sem perder há 4 rodadas. O Palmeiras é naturalmente uma equipe difícil de ser batida e se tornou ainda mais forte desde a chegada de Abel Ferreira, tanto é que levantou dois títulos de extrema relevância na última temporada: da Copa do Brasil e da Libertadores. Além disso, a fase do adversário, o Grêmio, é péssima. O time agora comandado por Vagner Mancini vem de derrota para o Atlético Goianiense e venceu apenas uma das últimas 7 partidas que disputou, tendo perdido 5. Apesar de ter duas partidas atrasadas para fazer, o Grêmio já está a 6 pontos de distância do Santos, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, e este fato parece estar pesando para o time dentro de campo, o que certamente vai ser aproveitado sabiamente por Abel Ferreira, um especialista em estratégia tática e mental.

Deixe um comentário