Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo vence e assume vice-liderança do Brasileirão

Flamengo vence e assume vice-liderança do Brasileirão  

Jogando no Maracanã, time de Rogério Ceni vence Bahia na superação, por 4 a 3, e diminui vantagem do São Paulo.

(Foto: Alexandre Vidal/CRF)

A 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começou na última quarta-feira (16), com as partidas entre Atlético Goianiense x Fluminense e São Paulo x Atlético Mineiro.

Na primeira, a equipe goiana conseguiu vencer por 2 a 1 com certa tranquilidade e segue em situação confortável na tabela de classificação, tendo subido para a 9ª posição com os pontos conquistados. Do outro lado, o Fluminense perdeu uma grande oportunidade de entrar na zona de classificação para a Libertadores (G6), tendo se mantido estacionado na 7ª posição (1 ponto atrás do 6º colocado, mas com um jogo a mais). No outro jogo da quarta-feira (16), no Morumbi, entre líder (São Paulo) e vice-líder (Atlético Mineiro), o tricolor paulista venceu por 3 a 0, convenceu que está forte na busca pelo título e se colocou em situação confortável no topo da tabela, tendo chegado a abrir 7 pontos de vantagem para o 2º colocado. No entanto, o até então 3º colocado, Flamengo, ainda ia entrar em campo na rodada e, como estava apenas 1 ponto atrás do Atlético Mineiro, poderia alcançar a vice-liderança com uma vitória. A equipe comandada por Rogério Ceni recebeu o Bahia no Maracanã neste domingo (20), pela 26ª rodada, e parecia que não teria problemas para sair de campo com os 3 pontos quando, logo aos 5 minutos de jogo, Bruno Henrique acertou uma pancada da entrada da área para abrir o placar para o Flamengo. O problema foi que, apenas 5 minutos depois, Gabriel Barbosa se exaltou após um lance aparentemente normal, xingou o juiz (de acordo com a súmula do próprio árbitro) e acabou recebendo o cartão vermelho direto. Com um jogador a menos, o Flamengo passou a ser bastante incomodado pelo Bahia (o que, até então, não havia acontecido). Mesmo assim, em um lançamento longo de Gerson, Bruno Henrique avançou nas costas da defesa baiana, invadiu a área e rolou para Mauricio Isla mandar pro fundo da rede. Mas a partida ainda estava longe de acabar. Mano Menezes voltou para o segundo tempo com o time modificado taticamente e na postura. O Bahia se aproveitou do fato de ter um jogador a mais para pressionar a saída de bola adversária e se lançou em busca do resultado. E funcionou: Juan Pablo Ramírez diminuiu logo aos 5 minutos do segundo tempo e, ainda antes dos 15’, o Bahia já estava vencendo por 3 a 2, com dois gols do artilheiro Gilberto (um deles um golaço em pancada de fora da área). Foi então que Rogério Ceni agiu: Pedro entrou no lugar de Arrascaeta e, aproveitando cruzamento de Filipe Luís, foi responsável pelo empate do Flamengo. E não parou por aí. Aos 40’, Vitinho substituiu Mauricio Isla e, aos 45’, se encarregou de marcar o gol que deu a vitória por 4 a 3 ao Flamengo. O resultado levou o rubro-negro carioca para a 2ª lugar da tabela, com 48 pontos (2 à frente do Atlético Mineiro e 5 atrás do São Paulo). Como ainda tem uma partida para fazer (da 23ª rodada, contra o Grêmio), a vantagem em relação ao líder ainda pode cair para apenas 2 pontos.

 

Internacional vence confronto direto com o Palmeiras em despedida de D’Alessandro e se mantém firme na busca por um lugar no G4.

Depois de 13 anos de Internacional (1 deles emprestado ao River Plate por necessidade pessoal), durante os quais conquistou uma Libertadores da América (2010) e uma Copa Sul-Americana (2008), além de 6 campeonatos gaúcho, o meia, camisa 10 e ídolo Andrés D’Alessandro fez sua última partida vestindo a camisa colorada. Mas isso foi apenas no final da partida, quando o resultado já estava praticamente definido, pois Abel Braga optou por deixar o argentino como opção no banco de reservas. Como já havia funcionado em outras oportunidades, o técnico colorado foi à campo com Patrick Bezerra na ponta esquerda, e com Edenílson, Rodrigo Dourado e Praxedes formando o trio do meio de campo. E logo aos 10 minutos de jogo, Edenílson aproveitou sobra de bola após cobrança de escanteio e só teve o trabalho de empurrar pra rede para abrir o placar em favor do Inter. Com um esquema levemente modificado ofensivamente (sem Rony e Gabriel Verón) e Raphael Veiga muito bem marcado, o Palmeiras teve não conseguia encontrar uma forma de furar o bloqueio colorado. A partida acabou ficando muito truncada no meio de campo e foi para o intervalo com o placar de 1 a 0 para o Internacional. Como o alviverde paulista vinha de uma decisão pela Libertadores no meio de semana e, já na próxima quarta-feira (23), faz a partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, o técnico Abel Ferreira optou por voltar para o segundo tempo com Breno no lugar de Raphael Veiga. O Palmeiras até conseguiu esboçar uma reação nos primeiros minutos, abusando das chegadas em velocidade pelos lados do campo, mas, como o treinador português logo efetuou as saídas, também, de Danilo, Matías Viña e Marcos Rocha, o ritmo alviverde logo voltou a cair. Como Abel Braga tinha o time mais descansado e não se preocupa com outras competições, o Inter teve força para segurar o resultado e, em um contra-ataque na reta final do jogo, decretou a vitória por 2 a 0 com um belo gol de Yuri Alberto, encobrindo o goleiro Weverton. Com a vitória nas mãos, Abel Braga colocou Andrés D’Alessandro em campo, para jogar seus últimos minutos pelo Internacional. No fim da partida, mesmo sem a presença dos torcedores na arquibancada, o argentino fez um discurso de agradecimento pela história que construiu no clube, se emocionou e emocionou muitos torcedores que acompanharam a partida de casa. Mesmo tendo contrato até o fim deste mês, D’Alessandro optou por fazer seu último jogo no Beira-Rio e não viajar junto com o elenco para o último jogo do ano, fora de casa, contra o Bahia. O camisa 10 deixa o Internacional na 4ª posição do Campeonato Brasileiro, com 2 pontos de vantagem para o Grêmio (5º) e 9 atrás do líder São Paulo.

Deixe um comentário