Início » Colunas » Coluna do Verchai » Santos e Corinthians duelam por vaga na Libertadores

Santos e Corinthians duelam por vaga na Libertadores  

O Timão precisa quebrar tabu de mais de seis anos para se aproximar da vaga

Nesta quarta-feira (17), às 19h, o Santos recebe o Corinthians na Vila Belmiro em partida atrasada da 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Santos, de Cuca, faz o clássico contra o Corinthians na Vila Belmiro (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Mais do que um grande clássico paulista, o jogo entre Santos e Corinthians também marca a disputa direta por uma vaga na fase preliminar da próxima Copa Libertadores da América. Neste momento, Grêmio (7º colocado com 56 pontos) já tem a vaga indireta nas mãos e ainda sonha com uma vaga direta. É a última vaga, dada ao 8º colocado, que ainda está em jogo para quatro times, incluindo o Santos (9º colocado com 50 pontos) e o Corinthians (10º colocado com 49 pontos), que são as equipes com esta partida atrasada para jogar. Com uma partida a mais neste momento, o Athletico Paranaense vem na 8ª posição da tabela, com os mesmos 50 pontos do Santos, mas uma vitória a mais. Portanto, um empate interessa mais ao alvinegro praiano do que ao Corinthians, pois seria o suficiente para a equipe de Cuca alcançar a 8ª posição e já ficando um ponto à frente do 9º colocado. No entanto, o que seria realmente interessante para o Peixe era uma vitória convincente sobre um de seus maiores rivais, que colocaria a equipe muito próxima da vaga na próxima Libertadores. E o Santos defende uma invencibilidade que já dura quase sete anos: a última vez que o Corinthians venceu na Vila Belmiro foi em agosto de 2014, quando a então equipe comandada por Mano Menezes venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro Gil, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Portanto, não devemos esperar menos do que uma partida totalmente aberta, com as duas equipes lutando pela vitória que encaminha a classificação para a principal competição sul-americana, que costuma ser a mais almejada pelos torcedores e seus clubes.

Como chega o Santos para o clássico?

Além da invencibilidade de mais de seis anos em partidas contra o Corinthians na Vila Belmiro, o Santos chega para o confronto sem perder há três rodadas. Desde a derrota para o Palmeiras na decisão da Libertadores, o Peixe empatou fora de casa com Grêmio e Atlético Goianiense, e venceu o Coritiba em casa na última rodada. Marinho, que foi o autor de um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, aparece entre os artilheiros do campeonato, com 17 gols, e certamente é a maior ameaça para a equipe corintiana. E se formos levar em consideração o discurso do camisa 11 no vestiário, logo após a vitória da última partida, o atacante santista chega decidido a fazer a diferença diante do Corinthians. Marinho pediu para que os companheiros seguissem com os pés no chão e se dedicando para manter o ritmo nestes últimos três jogos do Brasileirão. E Cuca deve ir com força total para o confronto, com exceção do camisa 9 Kaio Jorge, que confirmou através de suas redes sociais que desfalca a equipe por conta de uma lesão na coxa, detectada após a última partida. Dessa forma, a probabilidade é de que Jean Mota seja o substituto, de forma que o 4-3-3 ofensivo volte para um estilo mais conservador, com Lucas Braga ou Marinho mais centralizados e Soteldo caindo pelo lado esquerdo. Outra opção seria manter o venezuelano na função de meia-ofensivo, com Lucas Braga pela esquerda, Marinho na direita e o garoto Marcos Leonardo na vaga de Kaio Jorge, como atacante de referência. O mais novo “menino da Vila”, de apenas 17 anos, marcou, de pênalti, o outro gol da vitória do Santos na última partida, e pode ganhar uma chance no clássico, caso o técnico Cuca queira surpreender o Corinthians ofensivamente. De resto, o Santos deve se manter o mesmo dos últimos jogos, com: João Paulo; Pará, Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison e Sandry.

Como chega o Corinthians?

Os últimos resultados do Corinthians não foram nem de perto aquilo que os torcedores esperavam para 2021. É verdade que, como o próprio treinador ressaltou em sua última entrevista coletiva: “não foi fácil sair de décimo sétimo (na zona de rebaixamento) para chegar em oitavo (zona de classificação para a preliminar da Libertadores)”. Sob o comando de Vagner Mancini, o Corinthians cresceu no Campeonato Brasileiro e saiu da luta contra o rebaixamento para buscar seu lugar na Libertadores em um salto que poucos esperavam nesta temporada, depois da tentativa frustrada de mudar o estilo de jogo com Tiago Nunes. De repente, uma equipe que chegou a ficar cinco rodadas sem vencer, no primeiro turno, se transformou em uma equipe que conseguiu ostentar uma invencibilidade por sete rodadas do segundo turno, tendo vencido cinco delas. No entanto, quando os torcedores começaram a acreditar na classificação para a Libertadores, uma derrota por 4 a 0 para o Palmeiras parece ter tirado mais do que a invencibilidade do grupo, mas também seu equilíbrio. Desde então, o Corinthians disputou seis partidas: foram três derrotas, duas vitórias e um empate. Por outro lado, a última derrota para o Flamengo, no Maracanã, por 2 a 1, deixou evidente para a equipe alvinegra a sua capacidade para complicar as coisas para o atual finalista da Libertadores e até acabar com o tabu de mais de seis anos sem vencer na Vila Belmiro.

Palmeiras faz partida atrasada mirando o G4

Também nesta quarta-feira, às 19:30 (horário de Brasília), o Palmeiras enfrenta o Coritiba fora de casa. O confronto, válido pela 35ª rodada, é uma das duas partidas atrasadas que o Palmeiras precisa fazer por conta da participação no Mundial de Clubes. A equipe comandada por Abel Ferreira parece já ter se recuperado da participação frustrante no Mundial, com a vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza na última rodada. Portanto, e tendo em vista que o Palmeiras ainda pode alcançar a 4ª e até a 3ª posição da tabela, a expectativa é de que o alviverde paulista não encontre grande dificuldade para somar os três pontos.

Deixe um comentário