Início » Colunas » Coluna do Verchai » Liverpool goleia e lidera a Premier League com folga

Liverpool goleia e lidera a Premier League com folga  

7 a 0 sobre o Crystal Palace dá ainda mais tranquilidade aos atuais campeões

A 14ª rodada da Premier League (1ª divisão inglesa) 2020/21 começou na manhã do último sábado (19), com o Liverpool indo até o Selhurst Park, em Londres, para enfrentar o Crystal Palace. Os Reds já entraram em campo na liderança do campeonato e com 3 pontos de vantagem para o vice-líder, mas jogaram como se necessitassem de uma vitória.

(Reprodução: Instagram/LFC)

Tanto é que, logo aos 2 minutos de jogo, Sadio Mané recebeu de Alexander-Arnold na área, girou pra cima da marcação e rolou praticamente na marca do pênalti para o japonês Takumi Minamino, que limpou bem a marcação antes de mandar pro fundo da rede.

O Crystal Palace até tentou reagir depois de sofrer o primeiro gol, mas não conseguiu ser eficiente na hora de definir as jogadas que criou. Apesar de abrir o placar cedo, o Liverpool encontrou alguma dificuldade no jogo, mas a sorte ajudou e após um bate-rebate na entrada da área a bola sobrou para Roberto Firmino, que ajeitou para Mané aumentar o placar (o gol encerrou um jejum de 9 jogos do atacante senegalês sem balançar as redes). Ainda no primeiro tempo, recebendo bom passe de Andrew Robertson, Firmino se encarregou de fazer o 3º do Liverpool.

Nessa altura, a expectativa era de que o Crystal Palace voltasse diferente para o segundo tempo, buscando equilibrar o jogo mais uma vez, mas não foi isso que aconteceu. A realidade foi que o Liverpool voltou ainda melhor do intervalo e aplicou a maior goleada da atual temporada da Premier League: recebendo passe açucarado de Arnold, Henderson marcou um golaço da entrada da área; depois, em contra-ataque, Firmino recebeu de Salah na área e tocou por cima do goleiro para marcar o segundo dele no jogo.

E não parou por aí. Na reta final do jogo, Mohamed Salah marcou mais duas vezes para os Reds: um de cabeça, e o outro acertando um chute cruzado, no ângulo, da entrada da área. Se você perdeu as contas, o placar foi de 7 a 0 para o Liverpool. O resultado levou a equipe comandada por Jürgen Klopp aos 31 pontos (com 9 vitórias, 4 empates e 1 derrota), abrindo 4 de vantagem para o segundo colocado, agora o Leicester City.

Tottenham perde em casa e cai para a 5ª posição

Neste domingo (20), o Tottenham recebeu o Leicester City em casa, no Hotspur Stadium, em Londres, para uma partida que valia a vice-liderança da Premier League. Até então na 2ª posição da tabela, o Tottenham havia acabado de perder a liderança do campeonato (com derrota para o Liverpool na rodada anterior). Por conta disso, a torcida certamente estava à espera de um resultado que mantivesse a equipe na luta pelo tão cobiçado título inglês. Para alcançar o objetivo, José Mourinho foi à campo em um 4-4-2, com as linhas de defesa bem postadas e um maior controle da posse de bola (um tanto incomum para os times do treinador português). Defensivamente, a estratégia até funcionou, pois o Leicester City tinha muita dificuldade para chegar até a área do Tottenham. Por outro lado, a equipe londrina também não conseguia criar grandes chances de marcar. O primeiro chute na direção do gol aconteceu apenas aos 34 minutos, em uma cobrança de falta de Harry Kane que o goleiro Kasper Schmeichel conseguiu defender. Só então a partida começou a ficar mais interessante. O Tottenham voltou a levar perigo em cabeçada de Kane após cobrança de escanteio, mas a bola passou por cima do gol. Só que o susto acabou acordando um Leicester pouco inspirado, o qual foi pra cima nos minutos finais do primeiro tempo e, no exato último minuto dos acréscimos, Aurier derrubou Fofana na área. Auxiliado pelo VAR, o árbitro reviu o lance e marcou o pênalti, que foi convertido pelo artilheiro Jamie Vardy. Com o Leicester tendo aberto o placar no último minuto do primeiro tempo, a bronca deve ter sido pesada no vestiário, durante o intervalo, e Mourinho voltou para a etapa final com Gareth Bale na vaga de Ndombélé (retornando para o costumeiro 4-3-3). Mas, mesmo assim, o Tottenham parecia abatido no segundo tempo e o Leicester voltou a balançar as redes logo aos dois minutos. O gol acabou sendo anulado por impedimento, mas também não foi o suficiente para que a equipe de Mourinho acordasse para o jogo. O Leicester acabou fazendo o 2 a 0 pouco depois: Marc Albrighton arrancou em contra-ataque pela direita e cruzou para Jamie Vardy cabecear. O artilheiro errou a mira, mas contou com a ajuda de Toby Alderweireld, que desviou para o fundo da rede e, contra, decretou a vitória do Leicester City. Com o resultado, a equipe de José Mourinho foi parar na 5ª colocação, 6 pontos atrás do líder e 1 atrás do Everton (4º colocado e último dentro da zona de classificação para a Liga dos Campeões).

Equipes de Manchester crescem na competição

Tanto o Manchester United como o Manchester City estão com um jogo a menos em relação aos demais adversário e passam por um bom momento na Premier League. A equipe comandada por Josep Guardiola não perde há 5 rodadas e, no último sábado, conseguiu uma vitória fundamental sobre o Southampton, que até então ocupava a 3ª posição da tabela. Bem mais atrás, o Manchester City conseguiu subir para a 7ª posição com vitória por 1 a 0 (gol de Sterling) sobre o Southampton, que agora é o 6º colocado, com apenas 1 ponto a mais que o City.

Já o lado vermelho de Manchester está ainda mais empolgado. A equipe comandada pelo norueguês Ole Gunnar Solskjaer chegou à segunda vitória consecutiva no último domingo, depois de golear o Leeds United por 6 a 2. Com o resultado, o Manchester United decolou na tabela de classificação (indo da 6ª para a 3ª posição) e segue de olho na liderança, com 5 pontos a menos que o Liverpool, mas a vantagem pode ainda diminuir para 2 pontos se os Red Devils vencerem partida atrasada da 1ª rodada, fora de casa, contra o Burnley (atual 18º colocado).

Deixe um comentário