Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo perde zagueiro para a reta final da temporada

Flamengo perde zagueiro para a reta final da temporada  

Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo, informou nesta quinta-feira (22) que o zagueiro Rodrigo Caio está fora da temporada. O atleta passará por cirurgia de artroscopia, devido a uma lesão no joelho esquerdo, sofrida em julho, durante partida contra o Corinthians.

campo do maracanã em jogo do flamengo
Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, casa do Flamengo na final da Copa do Brasil contra o Corinthians (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

A lesão

No jogo contra o Corinthians, em 10 de julho, pelo Brasileirão (derrota por 1 a 0, em Itaquera), antes de ser substituído aos 22 minutos do primeiro tempo, o zagueiro sofreu uma forte entrada de Du Queiroz e sentiu dores no tornozelo direito

O zagueiro sofreu o entorse no joelho esquerdo no jogo contra o Corinthians e passou por exames de imagem na terça-feira posterior ao jogo, diagnosticando uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo, ou seja, dois dias depois, já que o jogo aconteceu no domingo.

Por causa disso, ele não participou dos jogos pelas oitavas de final pela copa do Brasil.

Confirmação da cirurgia e tratamento inicial

Em comunicado oficial feito nesta quinta, dia (22) nas redes sociais, foi explicado o que aconteceu com o jogador Rodrigo Caio.

Após tentativa de tratamento conservador e não-invasivo, o joelho do jogador Rodrigo Caio não dá trégua e após comunicado oficial, o Flamengo confirma a cirurgia.

Apesar da tentativa de tratamento para evitar a cirurgia, o efeito esperado não aconteceu e o defensor terá que fazer uma nova cirurgia.

Por causa disso, o jogador ficará de fora das disputas das decisões da Copa do Brasil e da Copa Libertadores em tempo hábil para sua completa recuperação. 

Promoção de aniversário

No comunicado oficial, emitido pelo Dr. Márcio Tannure, ele explica que esta lesão é reincidente e apesar da notícia de que o jogador será operado, já havia essa possibilidade caso não houvesse uma boa resposta no tratamento conservador, o que acabou não acontecendo. Vale lembrar que o tratamento conservador – sem cirurgia – foi adotado num primeiro momento a pedido de Rodrigo Caio. Até porque o jogador vinha de dois procedimentos recentes.

O jogador, que está com 29 anos realizará uma artroscopia no menisco e sua recuperação é prevista no prazo entre 6 a 8 semanas, pois ele é um atleta de alta performance. Sendo assim fica claro que esse ano o jogador não volta mais aos campos.

Essa decisão foi tomada já pensando na temporada do ano que vem, pois, realizando essa cirurgia agora, dá tempo dele ter uma recuperação bem tranquila e começar o ano com tudo.

O jogador diz que apesar de estar passando por um momento não muito bom esse ano, ele se sente privilegiado de tudo que conquistou até agora na sua carreira e que quando decidiu junto com os médicos pelo tratamento conservador, acreditavam que daria uma boa resposta, mas isso acabou não acontecendo.

“Eu vinha me sentindo bem e achei que conseguiria jogar sem dores, mas infelizmente isso não aconteceu”, lamentou.

Ainda num momento de demonstração de fé, o jogador diz ter certeza absoluta do propósito de Deus na sua vida e que dará o seu melhor na recuperação para a nação rubro-negro que é quem realmente acredita nele e em seu talento.

A cirurgia

Mas o que é uma artroscopia do joelho? A artroscopia do joelho é um procedimento utilizado para tratar problemas dentro da articulação, de forma minimamente invasiva. O ortopedista utiliza um tubo fino, com uma câmera na ponta, para observar as estruturas no interior da articulação, sem precisar fazer um corte grande na pele. 

Quando será feita a cirurgia?

A data não foi divulgada, mas será feita nos próximos dias. O jogador afirma que sua carreira “não acabou”.

Apesar de rumores na mídia do tipo: “será que o Rodrigo volta para a jogar no Flamengo”, todos afirmam que sim e mais forte e preparado do que nunca.

A carreira de Rodrigo Caio

Rodrigo Caio iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, nas categorias de base do São Paulo. Já em 2011, fez seu primeiro jogo profissional pelo São Paulo também.

Em 2012 o jogador atuou na sub-20 em sua primeira convocação pela seleção brasileira.

Em 2013, foi “percebido” e elogiado pelo treinador Ney Franco, após marcar seu primeiro gol no profissional em partida pelo Paulistão.

Em 2014, volta na Seleção Brasileira pelo Sub-21 e também rompe o ligamento no joelho no jogo diante do Criciúma e volta apenas em 2015.

Em 2016, integrou o elenco da seleção olímpica, vencedora da primeira medalha de ouro no futebol masculino na história do país.

Em 2017 Rodrigo fere acidentalmente o colega Renan Ribeiro, levando um cartão amarelo e tirando-o do jogo, porém ele se retrata com o árbitro e o cartão é cancelado. Essa atitude gerou muitos elogios por parte dos torcedores.

Em 2019 o jogador entra para o Flamengo onde está até agora e seu contrato é 

até o 31/12/2023.

Ele ainda teve a participação em duas libertadores e duas copas do Brasil.

Sua posição principal é como zagueiro e as secundárias são volante e lateral esquerdo. 

Seu passe está por volta dos 4milhões de euros.

Histórico de lesões no Flamengo

Este beque marcou toda uma era da história do clube também sofreu muitos ferimentos.

Rodrigo Caio chegou ao Flamengo em 2019 como a primeira contratação do presidente Rodolfo Landim no Rubro-Negro, inicializando um período de reescrita do apogeu do clube por meio do domínio doméstico e grandes títulos.

Inteligente, com bom passe e elogiado por todos os treinadores com quem trabalhou, o atleta desvendado pelo São Paulo iluminou com particular intensidade em 2019 marcado pelos subtítulos Carioca, Brasileiro e Libertadores. Mas além da posição O passe do zagueiro também é notório por lesões.

Relembre abaixo as lesões de Rodrigo Cai no Flamengo (casos de Covid-19 não classificados aqui).

Concussão: abril a maio de 2019

Coxa esquerda: julho a agosto de 2019

Incisão no joelho direito: janeiro-fevereiro de 2020

Coxa esquerda: fevereiro a março de 2020

Panturrilha direita: outubro a novembro de 2020

Coxa direita: janeiro a fevereiro de 2021

Coxa direita: fevereiro a abril de 2021

Coxa direita: abril a maio de 2021

Panturrilha direita: julho a setembro de 2021

Joelho direito: final de outubro a início de novembro de 2021

Joelho direito: dezembro de 2021 a maio de 2022

Joelho esquerdo: junho – julho de 2022

Joelho esquerdo: julho de 2022 com previsão de retorno em 2023.

Sendo assim, ficamos aqui na torcida pela completa recuperação de Rodrigo e que venha 2023!

Deixe um comentário