Início » Colunas » Coluna do Verchai » Andreas Pereira dá vitória ao Flamengo em possível último jogo

Andreas Pereira dá vitória ao Flamengo em possível último jogo  

Autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Tolima, na noite desta quinta-feira (29), Andreas Pereira ao que tudo indica realizou o seu último jogo pelo clube. O duelo foi pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

O jogador viveu momentos intensos no Flamengo. Quando chegou, Andreas Pereira logo caiu nos braços da torcida e foi muito bem, e o jogador chegou a marcar um belo gol de bola parada quebrando um jejum de mais de 3 anos que o clube rubro-negro não marcava gols de falta. Muitos até pediam para que fosse contratado de forma definitiva quanto antes. No entanto, tudo isso mudou quando o meio-campista falhou grotescamente na final da Copa Libertadores da América e o Fla foi vice-campeão perdendo para a equipe do Palmeiras por 2×1.

em destaque o maracanã flamenguista
(Divulgação/Maracanã)

A direção flamenguista até chegou a deixar sua compra apalavrada com o Manchester United no começo do ano, mas isso mudou com a pressão de muitos torcedores que não perdoam o atleta pela falha no Uruguai, na final contra o Palmeiras onde a vitória do adversário acabou saindo após uma falha do atleta. A partir daí o contexto todo foi alterado e os ingleses se irritaram com a postura rubro-negra já que a negociação já estava dada como praticamente certa.

O Flamengo ainda tenta movimentos no limite do tempo, mas Andreas Pereira já tem até uma nova programação definida. Com o término do contrato com o clube, o volante sequer volta ao Rio de Janeiro e segue para Londrina, terra de sua família, para férias curtas antes de se reapresentar ao Manchester United.

O silêncio rubro-negro por longos quatro meses e meio, desde que sentou com a direção do clube inglês e acertou os valores de compra dos 75% dos direitos econômicos por 10 milhões de euros, tornam a permanência inviável. A previsão entre as partes envolvidas é de que a partida desta quarta-feira, contra o Tolima, às 21h30 (de Brasília), na Colômbia, pelas oitavas de final da Libertadores, seja mesmo a despedida do volante. Que nos últimos jogos veio se tornando uma peça essencial para o estilo de jogo do treinador recém chegado ao clube o técnico Dorival-JR. Que em sua última entrevista quando lhe foi perguntado qual seria uma contratação ideal ao clube o treinador disse: “A melhor contratação hoje seria a permanência do Andreas Pereira”. Sem dúvidas o jogador fará muita falta ao meio de campo do rubro-negro carioca.

Com negociação em andamento com o Fulham, que ofereceu os mesmos 10 milhões de euros e mais 3 milhões de euros em bonificações, Andreas aguarda contatos com o treinador holandês Erik ten Hag para definir o futuro. Como está em meio de temporada, o jogador de 26 anos não precisará participar do início da pré-temporada pelo United e ganhou pouco mais de uma semana livre no Brasil após o término do vínculo com o Flamengo, na próxima quinta-feira.

Já em processo de devolução da casa onde mora com a família no Rio de Janeiro, o jogador desembarca com a delegação em São Paulo e seguirá diretamente para Londrina. Ao retornar à Inglaterra, Andreas dependerá do avanço das tratativas com o Fulham para saber se seguirá ou não com o United para segunda fase da pré-temporada na Austrália.

Desde o início das negociações, Andreas Pereira reforçou o desejo de permanece no Flamengo e chegou a acertar salário para o contrato com duração até o fim de 2026 cerca de 40% abaixo do que está em vigor com o United até meados de 2023. O clube carioca, por sua vez, recuou do acerto firmado com atleta e ingleses no início de fevereiro.

Primeiro pela ação no Banco Central que bloqueou contas e depois pela pressão interna devido ao erro na final da Libertadores, a diretoria rubro-negra deixou a negociação em modo espera até que voltou recentemente contatos para redução de valores, algo que não agrada ao Manchester. Neste período, o presidente Rodolfo Landim chegou a prometer a Andreas que tudo seguia como programado e que a compra seria confirmada, o que não aconteceu.

Contratado por empréstimo de um ano, Andreas Pereira entrou em campo pelo Flamengo 52 vezes e marcou sete gols. A passagem pelo clube, porém, está marcada pelo erro que decidiu a última Libertadores, contra o Palmeiras, em Montevidéu, mesmo se tornando um atleta essencial nos dias de hoje. O que fica por aqui é que o jovem meio-campista poderia ter sua história escrita de forma diferente no Flamengo se não fosse seu erro na final.

Lyon e Crystal Palace, dois clubes da rede de John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo, demonstraram interesse no meia Andreas Pereira, de 26 anos, que está emprestado ao Flamengo pelo Manchester United até a próxima quinta-feira (30). O clube francês, recém-adquirido por Textor, mostrou interesse no jogador, mas só conseguiria avançar em caso de uma negociação de Lucas Paquetá. Já o Crystal Palace também fez uma consulta recente pelo meio-campista, que tem vínculo com o Manchester United até junho de 2023.

Deixe um comentário