Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo e Fluminense definem o título do Campeonato Carioca

Flamengo e Fluminense definem o título do Campeonato Carioca  

Pelo quarto ano consecutivo os maiores campeões estaduais do Rio de Janeiro, Flamengo (37 títulos) e Fluminense (32 títulos), vão se enfrentar na final do Campeonato Carioca. O Fluminense defende o título conquistado no ano passado, mas havia perdido as duas decisões anteriores para os rivais, que conquistaram um tri (com o título anterior, sobre o Vasco) e ampliaram ainda mais a distância no número de troféus. O Flamengo tem o segundo elenco mais valioso da América do Sul de acordo com pesquisa recente realizada pela Pluriconsultoria, ficando atrás apenas do Palmeiras. No entanto, o Fluminense não deixou de competir em alto nível com o maior rival. O Tricolor das Laranjeiras possui uma base muito forte, um técnico com ideias muito bem estabelecidas, que combinam com a equipe que ele tem nas mãos. Não foi por acaso que a equipe comandada por Fernando Diniz venceu, mesmo jogando fora de casa, os comandados do badalado português Vítor Pereira no confronto direto pelo título da Taça Guanabara na última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. Agora, na final, é difícil identificar algum favoritismo. A única vantagem, que não garante muita coisa, é o fato de o Fluminense poder jogar a partida de volta da final em casa, em razão de ter conquistado o título da Taça Guanabara.

Flamengo volta a vencer o Vasco e ganha confiança antes da final.

Depois de muita angústia, o Flamengo finalmente conseguiu ter um motivo para comemorar. Desde que a diretoria tomou a decisão de mudar o comando técnico para 2023, logo depois de ter conquistado os títulos da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil com Dorival Júnior no ano passado, uma tensão começou a pairar sobre a Gávea. Muitos desconfiaram da decisão da diretoria e não concordaram com a intromissão do clube nos problemas do Corinthians com Vítor Pereira. E aqueles que tentavam defender a proposta de longo prazo e a expectativa alta com o desempenho do técnico português pelo Timão, pouco puderam argumentar depois da perda dos 4 títulos que o clube disputou neste início de temporada (nesta ordem: Supercopa do Brasil para o Palmeiras, Campeonato Mundial de Clubes caindo na semifinal para o Al Hilal, Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle e, por último, Taça Guanabara para o Fluminense. No último domingo (19), porém, o Flamengo comemorou a classificação à quinta final consecutiva de Campeonato Carioca (depois do tri entre 2019 e 2021, ficou com o vice no ano passado ao perder a final para o Fluminense).

Depois de ter vencido a primeira partida em casa, o Flamengo enfrentou o Vasco em São Januário pela partida de volta da semifinal precisando de um simples empate para conquistar a classificação à decisão. No entanto, a equipe comandada por Vítor Pereira largou na frente logo aos 15 minutos do primeiro tempo em chute de Pedro da entrada da área que desviou na defesa antes de terminar no fundo da rede. A resposta do Vasco foi rápida: ainda no primeiro tempo, Capasso subiu mais que todo mundo na primeira trave em cobrança de escanteio de Lucas Piton e deixou tudo igual no placar. A partida ficou tensa, mas o Flamengo jogou com inteligência, controlou a posse de bola e não se expôs muito, até o Vasco precisar se lançar de vez em busca do gol nos minutos finais. Foi aí que, em um contra-ataque, Capasso cometeu pênalti em Matheus França e Pedro converteu a cobrança. No último minuto, Pedro voltou a aparecer para dar uma linda assistência para o lindo gol, de cobertura, do lateral-esquerdo Ayrton Lucas. Placar final: Vasco 1 x 3 Flamengo (3 x 6 no agregado).

Fluminense goleia o Volta Redonda por 7 a 0 e garante vaga na final após derrota na ida.

Depois do tropeço na derrota por 2 a 1 sofrida fora de casa na partida de ida de uma das semifinais do Campeonato Carioca, diante do Volta Redonda, o Fluminense deu show diante de sua torcida no confronto de volta e garantiu sua classificação à final pelo quarto ano consecutivo. Bastava uma vitória simples, por 1 gol, para o Fluminense garantir sua classificação à final, em busca do segundo título consecutivo do Campeonato Carioca, que pode ser o primeiro de Fernando Diniz. Portanto, podemos dizer que o Volta Redonda não conseguiu segurar a vantagem construída na primeira partida, em casa nem por 5 minutos na partida de volta.

Isso porque, logo aos 3 minutos do primeiro tempo da partida de volta desta semifinal, no Maracanã, o Fluminense abriu o placar depois que Keno fez jogada na ponta esquerda, levou para a linha de fundo e bateu rasteiro para Samuel Xavier, na pequena área, completar tocando ao fundo da rede. Menos de 5 minutos depois, Germán Cano marcou o primeiro dos 4 que ele fez até o apito final da partida. Alexsander, em passe açucarado do camisa 10 Paulo Henrique Ganso, e Martinelli, em uma cabeçada espetacular após cruzamento de Jhon Arias, marcaram os outros gols da goleada do Fluminense por 7 a 0 no Maracanã.

Da arquibancada, Marcelo, o mais novo contratado do Tricolor, comemorou muito a goleada e foi uma das principais atrações para os torcedores que acompanharam a classificação no último sábado (18). O experiente lateral ainda não tem data para estrear pelo Fluminense, mas fez sua última partida ainda neste ano, em janeiro, e está liberado para entrar em campo por já ter sido inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Há uma grande expectativa dos torcedores de que ele ajude a equipe a conquistar o primeiro título da temporada diante do Flamengo nos dias 2 e 9 de abril, para quando estão previstas as partidas de ida e de volta da final do Campeonato Carioca 2023.

Taça Rio:

No último fim de semana também aconteceram as partidas de ida das semifinais da Taça Rio. O Botafogo, melhor classificado na Taça Rio (5º colocado), fez a primeira partida contra a Portuguesa, fora de casa, e ficou no empate sem gols. Como tem a vantagem do empate pela classificação na Taça Rio, o Botafogo só precisa de mais um empate com a Portuguesa jogando em casa na partida de volta para se classificar à final.

Na outra partida de ida da semifinal da Taça Rio o Audax Rio também conseguiu o empate com o Nova Iguaçu, por 1 a 1, jogando fora de casa. Agora, também por ter conseguido um melhor desempenho na Taça Guanabara (6ª colocação), o Audax Rio faz a partida de volta em casa precisando de um novo empate para se classificar à final.

As partidas de volta das semifinais da Taça Rio acontecem neste final de semana.

Deixe um comentário