Vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Maracanã, confirmou a vaga nas oitavas de final.
O Flamengo recebeu a equipe paranaense no Rio de Janeiro já com a vantagem de ter vencido por 1 a 0 lá em Curitiba, no estádio Couto Pereira. No entanto, quando o árbitro apitou o início da partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil, disputada na última quarta-feira (16), no Maracanã, o Flamengo se lançou ao ataque como se estivesse precisando da vitória para se classificar. Logo nos primeiros minutos, Bruno Henrique puxou contra-ataque e deixou Rodrigo Muniz na cara do gol, mas o jovem atacante rubro-negro chutou pra fora. Se não foi no jeito, foi na força: Gerson ganhou disputa na área adversária e cruzou para Vitinho, que precisou ganhar do zagueiro e tirar do goleiro em um belo cabeceio que abriu o placar do jogo. O Coritiba até conseguiu se defender bem e ameaçou alguns contra-ataques, mas voltou a ser pressionado no segundo tempo. Gerson parou na trave em sobra de bola na área, mas Bruno Henrique não desperdiçou depois que o Flamengo fez boa jogada e Matheuzinho o deixou na boa para empurrar para o fundo da rede. Além de conseguir a vitória tranquila, que garantiu a equipe rubro-negra nas oitavas de final da Copa do Brasil, os torcedores flamenguistas puderam acompanhar mais uma boa partida de alguns jovens que estão surgindo na equipe principal, como o lateral-direito Matheuzinho, que esteve entre os titulares, além de João Gomes e Ryan Luka, o mais jovem, com apenas 18 anos.
Resultados mantém Flamengo como primeira força do Brasil e afastam pressão sobre Rogério Ceni em período conturbado para treinadores.
É certo dizer que a temporada 2021 está sendo uma das piores (se não a pior) de todos os tempos para as equipes brasileiras. Clubes de muita tradição, como Vasco da Gama e Botafogo, que já estavam passando por uma crise financeira, se afundaram de vez em dívidas e já se preocupam com a possibilidade de, pela primeira vez na história, não retornarem para a Série A do Campeonato Brasileiro no ano seguinte ao rebaixamento. Foi exatamente esta situação que viveu o Cruzeiro no ano passado, quando o clube lutou na parte de baixo da tabela de classificação da Série B. O Cruzeiro, que perdeu a vaga nas oitavas de final desta Copa do Brasil para o Juazeirense (clube baiano que disputa a Série D do Campeonato brasileiro neste ano), caiu em uma crise repentina e sem precedentes em 2019, quando foi rebaixado de divisão pela primeira vez na história do clube (apenas um ano depois de ter vencido a Copa do Brasil e se tornar o clube com mais títulos na competição). Especificamente nesta temporada, até mesmo o Palmeiras de Abel Ferreira, o atual campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, passa por incertezas. Não poderia ser diferente com Rogério Ceni, que não convenceu com o título do Campeonato Brasileiro, principalmente porque contou com uma derrota do Internacional na última rodada para ficar com a taça. O comandante rubro-negro continuou sendo questionado nesta temporada e possivelmente só segue no cargo porque ganhou todas as competições que disputou nesta temporada e está vivo em todas as outras que ainda disputa. Explicando em miúdos, o Flamengo venceu a Supercopa do Brasil, que disputou em partidas de ida e volta contra o Palmeiras, e ficou com o título do Campeonato Carioca depois de uma campanha sólida e vitória sobre o Fluminense na final. Além de tudo isso, com a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil alcançada na última quarta-feira, o rubro-negro carioca segue com chances de vencer todas as competições que disputa nesta temporada (tendo em vista o Campeonato Brasileiro e a classificação, também, para as oitavas de final da Libertadores). De qualquer forma, em razão do poderio financeiro do clube e do farto elenco que possui, o técnico flamenguista dificilmente vai conseguir ser unanimidade entre os torcedores. Por outro lado, se Rogério Ceni continuar apresentando resultados e ajudando os jogadores a conquistarem troféus, certamente prolongará a parceria com o Flamengo por mais um tempo.
Próximos passos do Flamengo e prévia das oitavas de final da Copa do Brasil:
Antes de voltar a jogar na Copa do Brasil, que deve voltar a ser disputada no fim de julho, o Flamengo vai poder concentrar todas as suas forças no Campeonato Brasileiro. A princípio, tendo dois jogos adiados em razão da disputa da Copa do Brasil, o Flamengo disputou duas rodadas e está com 100% de aproveitamento até aqui. Neste sábado (19), às 21 horas (de Brasília), o Flamengo abre a quinta rodada do Brasileirão enfrentando o RB Bragantino no Maracanã. A partida, que vai ser transmitida pelo SporTV em canal fechado, vale um lugar no G-4 para a equipe de Rogério Ceni, mas pode dar a liderança para o RB Bragantino, que está invicto e ocupa a 4ª posição da tabela.
Os clubes classificados para as oitavas de final já estão definidos e os confrontos das oitavas de final vão ser definidos por sorteio na manhã da próxima terça-feira (22), sendo que não há divisão por potes nesta fase. Significa dizer que qualquer duelo é possível entre os times que avançaram para esta fase da competição, que já mostra a razão de ser definida como a mais democrática do Brasil. São os classificados (em ordem alfabética): ABC (que passou pela Chape), Athletico Paranaense, Atlético Goianiense (passou pelo Corinthians), Atlético Mineiro, Bahia, CRB (passou pelo Palmeiras), Criciúma (passou pelo América Mineiro), Flamengo, Fortaleza (venceu clássico com o Ceará), Fluminense, Grêmio, Juazeirense (passou por Cruzeiro e venceu o Sport na primeira fase), Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória (passou pelo Internacional). Com isso, podemos ter desde um Fla-Flu ou um San-São nestas oitavas da Copa do Brasil, a um CRB x Juazeirense (equipe que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro).