Início » Colunas » Coluna do Verchai » 16ª rodada da Premier League encerra 2020 do futebol inglês

16ª rodada da Premier League encerra 2020 do futebol inglês  

A 16ª rodada da Premier League, a última de 2020, foi iniciada na segunda (28) e vai até a quarta-feira (30). O líder Liverpool visita o Newcastle (14º), no St. James Park.

Salah marcou três, na vitoriosa estreia do campeão Liverpool: 3 a 2 em cima do Leeds, de Bielsa (Reprodução: Instagram/Liverpool)

Surto de Covid adia confronto direto entre Everton e Manchester City

A 16ª rodada da Premier League iniciou nesta segunda-feira (28), com três partidas agendadas, mas apenas duas delas aconteceram. A última e mais aguardada, que era para acontecer no Goodison Park, entre Everton e Manchester City, acabou sendo cancelada em razão de um surto de Covid-19 no elenco da equipe comandada por Pep Guardiola. Já na semana passada, quatro jogadores haviam testado positivo para a doença (incluindo o brasileiro Gabriel Jesus) e, nesta semana, com mais uma série de jogadores tendo se contaminado, a instituição da principal competição inglesa decidiu por adiar a partida, visando a segurança dos atletas da equipe adversária, que anuiu com a decisão. Assim, a partida entre Crystal Palace e Leicester City foi a que marcou a abertura da rodada. Na luta para se manter entre os 4 primeiros colocados, o Leicester foi até o Selhurst Park, em Londres, em busca dos três pontos para, além de garantir a permanência no G4, se aproximar um pouco mais da liderança. No entanto, o time da casa fez jogo duro e, depois que Iheanacho desperdiçou cobrança de pênalti, ainda na primeira metade da etapa inicial, a partida se complicou de vez para o Leicester. Isso porque o Crystal Palace conseguiu segurar o resultado e já no segundo tempo, quando o nervosismo começou a tomar conta da equipe comandada por Brendan Rodgers, Wilfred Zaha acelerou em contra-ataque para o time da casa e apareceu livre de marcação na segunda trave para completar cruzamento de Andros Townsend, mandando pro fundo da rede. Mas na reta final do jogo, o Crystal Palace vacilou na saída de bola e Harvey Barnes aproveitou para empatar para o Leicester, fazendo boa jogada no meio e acertando um belo chute da entrada da área. A partida acabou empatada em 1 a 1 e, apesar de não ter sido o resultado que nenhum dos times desejava, acabou sendo satisfatório para os dois lados: o Crystal Palace segue distante da zona de rebaixamento, na 13ª colocação, e o Leicester City subiu para a vice-liderança da Premier League, apesar de que ainda pode perder algumas posições até o fim da rodada.

Também nesta segunda-feira, o Chelsea (até então 8º colocado) fez confronto direto com o Aston Villa (até então 7º) em Londres, no Stamford Bridge, e mais uma vez decepcionou os torcedores que esperavam por uma vitória para retornar à zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões (G4). A chamada “partida dos seis pontos” valia a 4ª posição da tabela, mas nenhum dos dois conseguiu alcançar a vitória e o objetivo de saltar na tabela de classificação. O Chelsea conseguiu controlar a posse de bola e até saiu na frente com gol de cabeça de Olivier Giroud, após cruzamento de Bem Chilwell. No início do segundo tempo, porém, o Aston Villa subiu a marcação, pressionou pelo gol de empate e logo foi às redes. Depois de jogada armada por Jack Grealish, Matty Cash cruzou no capricho e Anwar El-Ghazi apareceu sozinho na segunda trave para mandar pro gol. O Chelsea pressionou pela vitória depois de sofrer o empate e até chegou a balançar a rede com César Azpilicueta, mas o gol foi anulado por impedimento. O empate acabou prevalecendo no placar, e o resultado foi ruim principalmente para o Chelsea, que disputou as 16 rodadas e ocupa apenas a 6ª colocação, com os mesmos 26 pontos do Aston Villa (5º colocado com duas partidas a menos), Tottenham (7º colocado com uma partida para fazer) e Manchester City (8º com duas partidas a menos).

Liverpool pode disparar na liderança e Manchester United tenta se manter na cola

A 16ª rodada da Premier League continua nesta quarta-feira (29), com as partidas entre West Bromwich (19º) x Leeds United (12º), Southampton (9º) x West Ham (10º), Burnley (17º) x Sheffield United (20º) e Brighton & Hove Albion (16º) x Arsenal (15º), todas às 15 horas (de Brasília). Às 17 horas, também desta quarta-feira, o Manchester United recebe o Wolverhampton no Old Trafford para uma partida muito valiosa para os dois lados. Os Red Devils vão em busca de uma vitória à qualquer custo jogando em casa, pois, caso conquistem os três pontos, assumem a vice-liderança da Premier League e diminuem para apenas dois pontos a distância em relação ao Liverpool (líder). Para tanto, o Manchester United se apoia em uma invencibilidade que já dura 8 rodadas, das quais venceu 6. Do outro lado, porém, o Wolverhampton quer voltar a incomodar os gigantes e subir na tabela de classificação. Diferentemente de outras temporadas, o técnico Nuno Espírito Santo não conseguiu encontrar o melhor equilíbrio da equipe para se colocar na luta por uma vaga no G6, em busca de uma vaga em competições europeias. Atualmente o Wolverhampton ocupa a 11ª posição e sonha com mais uma vitória sobre um dos gigantes ingleses para se aproximar da parte mais alta da tabela. Vale lembrar que os Wolves conseguiram resultado importantes, como as vitórias sobre Arsenal e Chelsea, além do empate com o Tottenham na última rodada.

A 16ª rodada da Premier League encerra na quinta-feira (30): às 15 horas (de Brasília), o Tottenham (7º) recebe o Fulham (18º) no Hotspur Stadium, em Londres, precisando dos três pontos para voltar a colar no G4; e às 17 horas, o Liverpool vai até o St. James Park visitar o Newcastle (14º). Em meio a especulações sobre possíveis saídas de jogadores importantes, como Gini Wijnaldum e Mohamed Salah, Jürgen Klopp vai precisar manter a cabeça de sua equipe no lugar se quiser se manter com certa folga na liderança da Premier League. Os Reds vêm de um empate nada agradável com o West Bromwich jogando em casa e certamente vai encontrar ainda mais dificuldade para vencer o Newcastle, que mesmo não estando bem no campeonato, já arrancou pontos de times como Tottenham e Everton.

Deixe um comentário