Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássicos movimentam a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Clássicos movimentam a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro  

Pensando na volta da Libertadores contra o Boca Juniors, Santos deve poupar titulares contra o São Paulo. Tricolor vê pressão por vitória no clássico.

Técnico do Santos, Cuca, em La Bombonera, na ida das semifinais da Libertadores 2020
Cuca, durante Boca Juniors e Santos em La Bombonera, na Argentina (Foto: divulgação: Santos FC)

A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro não foi muito interessante para o atual líder. Jogando fora de casa, o São Paulo perdeu por 4 a 2 do Red Bull Bragantino e ainda expôs um lado de Fernando Diniz até então desconhecido por grande parte dos fãs do futebol (o treinador soltou o verbo pra cima de Tchê Tchê, que aparentou ter ficado chateado com a atitude e, mais tarde, acabou sendo expulso por agredir um adversário).

Por outro lado, não é nenhuma novidade o desentendimento entre treinadores e jogadores em momentos quentes da partida, e a probabilidade é de que, logo, Fernando Diniz e Tchê Tchê coloquem panos quentes na situação. Além disso, o São Paulo segue com larga vantagem (exatos 6 pontos) em relação ao vice-líder (atualmente o Internacional) e, de acordo com o GE.globo, tem 69% de chances de se sagrar campeão ao fim do campeonato.

Mesmo assim, é impossível negar que, seja qual for o motivo, o rendimento são paulino vem caindo nas últimas rodadas. É claro que a invencibilidade que durou 17 rodadas uma hora ia acabar, mas a equipe ter vencido apenas uma das últimas quatro rodadas liga um sinal de alerta para os torcedores tricolores. Neste período, além das derrotas para Corinthians e Red Bull Bragantino, o São Paulo também sofreu uma dolorosa eliminação nas semifinais da Copa do Brasil, que acabou com o sonho do primeiro título da competição.

Agora, o São Paulo foca todas as suas forças no Campeonato Brasileiro, mas vem alimentando a incerteza de que vai se manter no topo da tabela de classificação até o fim. Nas últimas rodadas, o que tem mantido a distância são paulina em relação aos concorrentes ao título é a incompetência de seus adversários, e não a sua própria capacidade. Na rodada anterior, por exemplo, o Flamengo perdeu clássico com o Fluminense e perdeu mais uma chance de encostar no líder e deixar o São Paulo ainda mais pressionado.

Mas é claro que as coisas não vão ser assim para sempre. A tendência é de que não demore para o Flamengo, o Atlético Mineiro, ou mesmo o Internacional, embalarem uma boa sequência de vitórias. Portanto, o São Paulo precisa urgentemente de vitórias que o mantenham com folga e tranquilidade na liderança do Brasileirão.

Para isso, seria muito importante uma vitória no clássico com o Santos, no Morumbi, neste domingo (10), às 16 horas, que vai ter a transmissão da Rede Globo em TV aberta (para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará). A pressão pela vitória está do lado do São Paulo por diversos motivos: joga em casa, defende a liderança do campeonato e provavelmente vai jogar contra um Santos reserva ou, pelo menos, misto.

O técnico Cuca já revelou que Marinho, Soteldo, Lucas Veríssimo e Kaio Jorge apresentaram desgaste físico e não vão entrar em campo, e a probabilidade é de que mais jogadores entrem para esta lista, pois, já na próxima quarta-feira (13), o Santos decide vaga na final da Libertadores em partida contra o Boca Juniors, na Vila Belmiro, após empate em 0 a 0 em La Bombonera.

Com isso, o alvinegro praiano coloca em risco uma vaga na próxima Libertadores da América, pois, caso não vença a competição continental, vai depender de um lugar no G6 do Campeonato Brasileiro e, neste momento, a equipe ocupa a 8ª posição, cinco pontos atrás do 6º colocado. Ainda assim, não há grande dúvida de que Cuca vai priorizar a Libertadores, em busca de tornar o Santos o primeiro brasileiro a vencer a competição continental pela 4ª vez.

Com objetivos diferentes, Coritiba e Athletico fazem clássico paranaense

A 29ª rodada do Campeonato Brasileiro inicia neste sábado (09), às 19 horas, com duas partidas. No Recife, o Sport recebe o Palmeiras pensando em arrancar pelo menos um ponto em casa para seguir se distanciando da zona de rebaixamento, até porque o Palmeiras vem de partida desgastante com o River Plate e faz a decisão já na próxima terça-feira (12). Já na outra partida, em Curitiba, o Coritiba recebe o Athletico no Estádio Major Antônio Couto Pereira em situação quase irreversível. Atualmente na última posição da tabela e precisando descontar 8 pontos em relação ao primeiro time fora da zona de rebaixamento (faltando 10 rodadas para o término do campeonato), o alviverde paranaense tem 97% de chance de cair para a Série B, de acordo com o GE.globo. Para que isso não aconteça, o Coritiba precisa emplacar uma sequência positiva ainda não vista na atual temporada. No entanto, os torcedores ainda sonham com a permanência na Série A com a chegada de um experiente técnico Paraguaio. Gustavo Morínigo chegou à Curitiba nesta semana, assistiu da arquibancada a última partida (derrota para o Goiás por 2 a 1) e afirmou que a equipe alviverde tem qualidade para jogar mais. O técnico paraguaio afirmou que o clássico é uma “oportunidade brilhante para demonstrar tanto para eles (adversários) como para nós que, sim, queremos seguir na primeira divisão”. Morínigo espera tirar um pouco da responsabilidade dos jogadores para o restante do campeonato e, de acordo com a imprensa paraguaia, tem por características apostar nas jovens promessas e imprimir forte intensidade dentro de campo, seja apostando na posse de bola ou nos contra-ataques (dependendo de cada jogo). Pela atual situação do Coritiba e por estar em início de trabalho, a expectativa é de que a equipe de Morínigo não se exponha muito, mas a torcida espera ver algo diferente dentro de campo. Uma vitória sobre o maior rival seria uma grande injeção de ânimo nos jogadores e na torcida, mas o Athletico Paranaense passa por um bom momento: vem de 3 vitórias consecutivas e ainda sonha com um lugar no G6 para disputar a Libertadores na próxima temporada. Por conta disso, o Furacão é favorito para sair de campo com um resultado positivo, mas tudo pode acontecer em um clássico, que é uma grande chance para os dois lados.

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário