Início » Esportes » Futebol Internacional » Final da Champions: prévia de Manchester City x Chelsea

Final da Champions: prévia de Manchester City x Chelsea  

camisas de manchester city e chelsea, finalistas da champions 2020-2021
(Divulgação/Uefa Champions League)

Neste sábado (29), às 16h, Manchester City e Chelsea disputam no Estádio do Dragão, do Porto, em Portugal, a final da Champions 2020/2021. E aí, qual time inglês levanta a “orelhuda”?

De um lado, o catalão Pep Guardiola, campeão como jogador em 1992 e como técnico em 2009 e 2011, em busca da conquista inédita para os City.

pep guardiola e thomas tuchel de outro final da champions 2021
(Divulgação/Uefa Champions League)

Do outro, o alemão Thomas Tuchel, de volta a uma final da Champions (esteve com o PSG na edição passada), tentando dessa vez garantir o seu primeiro título e o segundo dos Blues.

Prováveis escalações e onde assistir:

Manchester City: Ederson; Walker, Stones, Rúben Dias e Zinchenko; Bernardo Silva, Fernandinho e Gündoğan (Rodri); Mahrez, De Bruyne e Foden. Técnico: Pep Guardiola.

Chelsea: Mendy; Christensen, Thiago Silva e Rüdiger; Azpilicueta, Jorginho, Kanté e Chilwell; Pulišić, Werner e Mount. Técnico: Thomas Tuchel.

Onde ver a final: canal TNT, Facebook da TNT Sports e Estádio TNT Sports (pay-per-view).

Semifinais com “novos ricos” 

Duelos de semifinais de Champions por vezes vão além do campo. Foi o caso do confronto Paris Saint-Germain x Manchester City. Nesse caso, começa pelos altos investimentos vindos do Oriente Médio, que fizeram essas equipes figurarem entre os melhores da Europa recentemente.

Man City x PSG - Champions
Man City x PSG (Imagem: reprodução UEFA)

O City, comprado em 2008 pelo sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan (membro da família real dos Emirados Árabes), é uma das primeiras equipes a serem fundadas na Inglaterra, em 1880.

O PSG, por sua vez, é de 1970, tendo sido adquirido em 2011 pela Autoridade de Investimento do Catar (QIA),

Nas quartas da Liga dos Campeões 2015/16, no primeiro grande confronto entre essas equipes, o City levou a melhor, avançando às semifinais pela primeira vez. Porém, acabou caindo para o gigante Real Madrid, que acabaria campeão.

Eis que cinco anos depois os “nossos ricos” duelaram novamente, agora pelas semifinais da atual temporada. E de novo deu Citizens!

Na partida de ida, no Parque dos Príncipes, em Paris, o PSG dominou no início, abrindo o placar logo aos 15 minutos, com o brasileiros Marquinhos.

Depois do intervalo, porém, o Manchester City cresceu muito e virou. Kevin de Bruyne tentou cruzar, mas a bola acabou indo parar dentro do gol de Keylor Navas. Pouco depois, em uma cobrança de falta da intermediária, Mahrez chutou, a barreira abriu e o Manchester fez 2 a 1.

Na volta, no Etihad Stadium, o Manchester City até poderia até se dar ao luxo de perder por 1 a 0, mas ganhou por 2 a 0 (Mahrez fez ambos) e avançou à final.

gabriel jesus atacante do man city
Gabriel Jesus é uma das estrela do Manchester City, líder da Premier League (Divulgação: Premier League)

Na final, tem mais duelo de “novos ricos” do futebol europeu

Embora seja um tradicional clube de Londres, o Chelsea só passou a figurar entre os gigantes do futebol com o aporte financeiro a partir dos investimentos do magnata russo Roman Abramovich. Ou seja, na decisão da Champions neste sábado vem mais duelo de “novos ricos”.

No campo, os Blues vão com moral para a final da Champions, já que despacharam nas semifinais só o maior vencedor, Real Madrid, dono de 13 títulos.

Champions
Mason Mount marca o segundo gol da partida contra o Real Madrid (Imagem: reprodução Champions League)

Thomas Tuchel, que se destacou no Borussia Dortmund e que na temporada passada levou o PSG para a final da Champions, transformou o Chelsea.

Sob o seu comando, os Blues elevaram o seus nível de competitividade. Não à toa, os londrinos perderam apenas duas das 22 partidas que fez na “era Tuchel”.

O time mistura jovialidade com experiência. Deu muito certo, e já na ida, no Alfredo Di Stéfano, em Madrid, saiu com um ótimo 1 a 1. 

Na volta, os ingleses fizeram valer o fator campo no Stamford Bridge. Vitória do Chelsea, por 2 a 0, sobre os espanhóis. Gols de Timo Werner e Mason Mount.

Leia também:

Sporting aposta em jovem técnico e leva Português após 19 anos

Manchester City anuncia contratação de Kayky do Fluminense

Abel Ferreira desabafa sobre pandemia e ausência das filhas

 

Deixe um comentário