Início » Colunas » Coluna do Verchai » Como parar Erling Haaland?

Como parar Erling Haaland?  

O atacante do Manchester City é muito grande, muito rápido, muito forte, muito bom. O Manchester United foi uma vítima recente a descobrir isso. Não será o última.

etihad stadium casa do manchester city na inglaterra
Etihad Stadium, estádio Manchester City (Divulgação/Man City BR)

Pellegrino Matarazzo, ex-técnico do Stuttgart, falou em entrevista e começou com as más notícias. Em teoria, ele deveria estar com a posse do que pode ser o conhecimento mais valioso do futebol mundial atualmente. Duas vezes sob o comando do VfB Stuttgart, Matarazzo enfrentou uma equipe que contou com Erling Haaland. E duas vezes ele conseguiu parar o atacante.

Parado por Matarazzo

Haaland jogava no Borussia Dortmund que visitou o Stuttgart em abril de 2021. Ele estava no meio de uma boa sequência, uma sequência que o levaria a marcar 20 gols em seus 19 últimos jogos da temporada. No entanto, ele não marcou contra o Stuttgart de Matarazzo.

Um ano depois, Haaland chegou à cidade novamente. Na semana seguinte, ele marcou duas vezes contra o Wolfsburg. Duas semanas depois, ele faria três contra o Bochum. Mas ele deixou Stuttgart de mãos vazias novamente, não conseguiu marcar diante do adversário.

Do lado de fora, então, pode parecer que Matarazzo chegou mais perto do que qualquer outra pessoa de encontrar a solução para o conjunto único de problemas apresentados por Haaland. Ele é, afinal, um dos poucos treinadores nos últimos dois anos que encontrou o atacante norueguês mais de uma vez e saiu ileso.

No entanto, Matarazzo não se apresenta como o guardião de algum segredo precioso. Ele não tenta esconder a verdade. Não há, disse ele, nenhuma maneira de parar Erling Haaland.

Premier League assustada

Claro que a Premier League quer ouvir que o jogador é imparável. A forma de Haaland, de 22 anos, desde que deixou o Dortmund para o Manchester City neste verão tem sido assustadora.

Ele marcou duas vezes em sua estreia na liga, contra o West Ham United. “Excelente.” Disse David Moyes, técnico do West Ham.

No final de agosto, ele havia marcado nove gols, seis deles em hat-tricks consecutivos contra Crystal Palace e Nottingham Forest. “Ele é um artilheiro, com certeza.” Disse Patrick Vieira, técnico do Palace.

Se tratando de grandes clássicos ingleses, a última vítima foi o time de Erik ten Hag, que tentou encontrar uma maneira de pará-lo. Ten Hag tinha, pelo menos, alguma experiência, seu time do Ajax venceu o Dortmund e o Haaland, na Liga dos Campeões da temporada passada, por 4 a 0. 

Lisandro Martínez, agora jogando na defesa em Old Trafford, foi elogiado por anular o norueguês naquela noite. No entanto, nada disso parecia importar na partida, quando Haaland registrou seu terceiro hat-trick da temporada em uma goleada de 6 a 3 sobre o United, que nunca esteve tão próxima quanto o placar final indicou.

Conhecer para parar

Saber o que Haaland vai fazer e encontrar uma maneira de pará-lo são duas coisas muito diferentes. Durante a derrota do City por 3 a 1 na Community Shield para o Liverpool na véspera da temporada, por exemplo, Moyes viu uma corrida em particular que Haaland faz regularmente. Na semana seguinte, ele alertou seus jogadores para ficarem atentos.

Durante o jogo, Haaland fez a corrida. Ele pontuou. Ser avisado quando se trata de Haaland, ao que parece, não é o mesmo que estar preparado para impedir.

“Posso entender por que ele está marcando tantos gols. Ele é fisicamente dominante.” Disse Dan Burn, zagueiro do Newcastle, em entrevista para uma rádio britânica.

“Houve algumas vezes em que Kevin De Bruyne nem tinha a bola nos pés e Haaland já estava correndo, porque ele sabia que ia acontecer.” Completou o zagueiro.

Haaland marcou apenas uma vez nesse jogo e no contexto do que vem fazendo na temporada, isso conta como um sucesso para o adversário.

Combinação perfeitamente contraditória

O jovem norueguês possui habilidades que são ao mesmo tempo complementares e contraditórias de certa forma. Um jogador tão alto não deveria ser tão rápido, um jogador tão pesado não deveria ser tão elástico, um jogador tão forte não deveria ter tanta finesse. Isso torna Haaland não apenas tão eficaz, mas também excepcional dentro de suas características.

“Existem jogadores com características semelhantes, mas é um tipo de atacante que não vimos antes. Ele é o modelo.” Disse Matarazzo. 

Para Matarazzo, o jogador é uma espécie de protótipo, nos próximos anos, ele sugeriu que atacantes seriam desenvolvidos para espelhar seu conjunto de habilidades.

A fórmula

Não é surpresa que Matarazzo não acredite que exista uma fórmula para conseguir fazer Haaland sair sem marcar de uma partida. Treinadores de futebol e zagueiros de diversos times, como o resto de nós, são impotentes para impedir que o futuro aconteça. 

Tudo o que é possível fazer é tentar moldar um pouco a realidade atual do futebol mundial, só um pouco, à nossa imagem. 

“Você não pode detê-lo. Isso é o que torna os jogadores de classe mundial em classe mundial. Você só tem que dificultar para ele.” Falou em entrevista.

Sua estratégia para fazer isso nesses dois jogos contra o jogador, variou entre os seus métodos. Em um, ele instruiu seus jogadores a pressionarem alto. No outro ele os encorajou a esperar e ficar à espreita em busca de uma oportunidade. 

“Fazemos concessões para jogadores-chave, obviamente. Mas sou sempre fiel ao nosso estilo de jogo e aos nossos pontos fortes na época. Não vou mudar tudo por um jogador.” Deixou claro.

Matarazzo deve, possivelmente, se orgulhar do fato de que sua abordagem funcionou não uma, mas duas vezes e que Haaland deixou a Bundesliga sem nunca ter marcado contra o Stuttgart. O que ele não falou muito foi sobre a forma como os jogos terminaram. Haaland pode não ter marcado, mas o Dortmund sim. Stuttgart perdeu as duas partidas.

Imparável

Erling Haaland está destruindo recordes e vem sendo um dos grandes nomes do futebol mundial na temporada. É assustador o que o norueguês está fazendo com o Manchester City, certamente está mudando os parâmetros e elevando o nível de uma geração que conta com Vinicius Jr, Mbappé, Phil Foden, entre outros.

Só nos resta aguardar para ver como o futuro do futebol será com essa nova realidade em campo. Mas uma certeza por enquanto ainda persiste, não há como parar Erling Haaland.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Álbum digital da Copa 2022 permite trocar figurinhas online

Campeões da Copa do Mundo de 1930 a 2018. Veja a lista

Em quais times jogavam os convocados para a Copa de 2002?

Copa do Mundo: saiba quem são os maiores artilheiro

Deixe um comentário