Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa do Brasil se aproxima das quartas de final

Copa do Brasil se aproxima das quartas de final  

Favoritos não dão chances para zebras nas oitavas e esquentam duelos da próxima fase da Copa do Brasil

Estádio Joaquim Américo conhecido por Arena da Baixada casa do Club Athletico Paranaense
Arena da Baixada, casa do Furacão, um dos times da Série A classificados às quartas da Copa do Brasil(Divulgação)

O primeiro gigante a confirmar o favoritismo e garantir seu lugar nas quartas de final da Copa do Brasil foi o Fluminense, que era, entre os grandes, exatamente quem mais corria risco de eliminação. Isso porque o Criciúma, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, foi o único time tido como azarão que venceu a partida de ida destas oitavas de final. Como os gols marcados fora de casa já não são mais considerados como critério de desempate, apenas uma igualdade no Maracanã daria a classificação para o Criciúma, tendo em vista a vitória por 2 a 1 do Tigre jogando em Santa Catarina. Na partida de volta, que aconteceu no último sábado (31), no Rio de Janeiro, o Fluminense conseguiu ter uma certa tranquilidade por ter aberto o placar logo nos primeiros minutos de jogo, depois que Nenê fez jogada com Egídio na ponta esquerda e o lateral cruzou na medida para Manoel testar pro fundo da rede. O Criciúma, vale destacar, conseguiu fazer um confronto equilibrado com a equipe da primeira divisão, mas acabou sendo vencido pelo cansaço. O Fluminense reencontrou seu melhor equilíbrio defensivo e, depois de conseguir abrir o placar nos primeiros minutos, teve paciência para aumentar o marcador. Foi só no segundo tempo, em corte mal feito pela defesa do Tricolor Catarinense, que o Tricolor Carioca fez o gol que lhe garantia nas quartas de final: Gabriel Teixeira recebeu de Luiz Henrique no bico da área e soltou o pé para fazer o 2 a 0. Abatido, o Criciúma levou o terceiro logo na sequência, em contra-ataque que Fred deixou Luiz Henrique na cara do gol para fazer o 3 a 0 e decretar a classificação do Fluminense. Na última terça-feira (03), os comandados de Roger Machado venceram o Cerro Porteño pela Libertadores e confirmaram vaga, também, nas quartas de final da competição continental.

Grêmio, Fortaleza e São Paulo também despacham adversários que estão nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro.

Depois de ter vencido o Vitória (que disputa a Série B do Brasileirão) por 3 a 0 na partida de ida, fora de casa, o Grêmio de Luiz Felipe Scolari não teve maiores dificuldades para confirmar seu lugar nas quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor Gaúcho precisou apenas controlar o jogo de volta, disputado na última terça-feira (03), em Porto Alegre, e voltou a vencer: pelo placar de 1 a 0, com gol de pênalti de Jean Pyerre. Na quarta-feira (04), foi a vez de Fortaleza e São Paulo confirmarem o favoritismo diante de seus adversários que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de já terem conseguido ficar em vantagem no placar na primeira partida, ambos tiveram dificuldade para confirmar a vaga nas quartas de final desta Copa do Brasil. O Fortaleza visitou o CRB no Trapichão precisando de um empate para se classificar, mas a equipe alagoana sabia que tinha condições de vencer o confronto da volta para voltar a surpreender na competição (como havia feito na fase anterior, quando despachou o Palmeiras nos pênaltis depois de vencer a partida de volta, descontando o placar sofrido na ida). No entanto, sabendo da dificuldade, o Fortaleza imprimiu ritmo intenso e, apesar de não ter evitado sofrer sustos, alcançou mais uma vitória sobre o CRB com gol do artilheiro Wellington Paulista, que apareceu bem posicionado na área para completar pro fundo da rede cruzamento rasteiro de Yago Pikachu: 1 a 0 placar final, 3 a 1 no agregado. E, por fim, também enfrentando uma equipe da Série B, o São Paulo confirmou sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Os comandados de Hernán Crespo sofreram um susto no primeiro tempo, quando Germán Cano fez tabela com Juninho e tirou de Tiago Volpi para marcar, mas o gol foi anulado por toque de mão do meia cruz-maltino na jogada. Logo na sequência, Léo Jabá foi expulso por entrada dura, de sola, na região da barriga de Reginaldo, e o São Paulo acabou tendo mais tranquilidade para avançar às quartas de final: podendo até perder por 1 gol de diferença, venceu por 2 a 1 (4 a 1 no agregado) e confirmou seu lugar na próxima fase da Copa do Brasil.

Com Atlético Mineiro e Athletico Paranaense já classificados, quartas de final estão praticamente definidas

O sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do brasil vai acontecer apenas na tarde de sexta-feira (06), mas as equipes classificadas já estão praticamente garantidas. Nestas quartas de final, apenas 2 duelos envolveram duas equipes da Série A do Brasileirão e foram abertos até os minutos finais: o Athletico Paranaense passou pelo Atlético Goianiense com vitória por 4 a 3 no placar agregado (2 a 1 na Arena da Baixada e 2 a 2 no estádio Antônio Accioly, com emoção até o apito final); e o Atlético Mineiro passou pelo Bahia com 3 a 2 no placar agregado (o Galo venceu por 2 a 0 na ida e, jogando fora de casa na volta, permitiu que o Tricolor Baiano empatasse o placar agregado, mas se classificou com gol de cabeça de Eduardo Vargas no segundo tempo).

Nesta quinta-feira (05), Santos e Flamengo entram em campo praticamente confirmados nas quartas de final. O Peixe entra em campo às 19:15 (no horário de Brasília), enfrentando a Juazeirense no interior da Bahia com transmissão do SporTV para a TV fechada. A equipe de Fernando Diniz pode perder por até 3 gols de diferença para avançar, tendo em vista a vitória por 4 a 0 na Vila Belmiro. Já o Flamengo visita o ABC em Natal às 21h30, também com transmissão do SporTV, podendo perder por até 5 gols de diferença, tendo em vista o placar de 6 a 0 construído na primeira partida, no Maracanã. O Flamengo vai ter o auxiliar Marcelo Salles no comando de um time formado, em grande parte, por jogadores das categorias de base, mas continua sendo favorito para voltar a vencer. Pedro, Vitinho, Michael e Thiago Maia são os únicos do time principal que viajaram junto com a delegação para o Rio Grande do Norte e devem estar entre os titulares para ajudar a confirmar a classificação.

Deixe um comentário