Início » Colunas » Coluna do Verchai » Definidas as semifinais da Copa do Brasil

Definidas as semifinais da Copa do Brasil  

Athletico Paranaense x Flamengo

pedro rocha chega ao furacão por empréstimo
(Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

O primeiro a confirmar vaga nas semifinais da Copa do Brasil 2021 foi o campeão de 2019, Athletico-PR, que superou o Santos duas vezes nas quartas de final. Mesmo se desfazendo do técnico António Oliveira entre uma partida e outra, o Furacão mostrou superioridade diante do Santos, que também trocou de técnico neste mesmo período. Depois de vencer na Arena da Baixada pelo placar de 1 a 0, o Athletico foi até a Vila Belmiro precisando de um empate para avançar, mas passou sufoco. Com Marinho de volta a equipe, o Santos de Fabio Carille conseguiu dar trabalho para o goleiro Santos, que apareceu bem para manter o placar zerado durante a maior parte do jogo. Acontece que o Furacão também fez o goleiro João Paulo trabalhar, até que, na reta final do jogo, Zé Ivaldo aproveitou sobra em cobrança de escanteio e acertou o ângulo em um belo chute de sem pulo. O Peixão até chegou a deixar tudo igual com o jovem Marcos Leonardo, mas o gol foi anulado por impedimento e a partida terminou mesmo em vitória do Athletico por 1 a 0, que garantiu a classificação por 2 a 0 no placar agregado. Para o Santos, agora, resta o Campeonato Brasileiro, onde a equipe está em queda livre e já se aproxima da zona de rebaixamento. O Athletico Paranaense, por sua vez, embolsou mais de 7 milhões de reais com a classificação e segue firme na busca por mais um título da Copa do Brasil, além de também estar nas semifinais da Copa Sul-Americana.

No entanto, a missão do Furacão não vai ser nada fácil, tanto na competição continental, na qual enfrenta o Peñarol (maior campeão sul-americano), como na competição nacional, na qual vai enfrentar o atual campeão brasileiro, Flamengo. O Rubro-Negro Carioca entrou em campo na última quarta-feira (15) pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, diante do Grêmio, podendo perder por até 3 gols de diferença para se classificar. No entanto, como era esperado, o que aconteceu foi outra vitória do Flamengo sobre o Grêmio, que foi a oitava nos últimos 10 jogos entre as equipes. Na verdade, em razão da necessidade de vencer por 5 gols de diferença para se classificar, Luiz Felipe Scolari optou por ir com um time alternativo para o confronto. Renato Portaluppi, por sua vez, não mediu esforços para vencer o Grêmio mais uma vez, com dois gols do atacante Pedro no segundo tempo, que confirmaram a superioridade flamenguista demonstrada durante o jogo. Como não poderia deixar de ser, o Flamengo avançou para as semifinais com tranquilidade e chega como favorito para estar na final da Copa do Brasil. Ainda que o Athletico possa se apegar ao fato de ter conseguido eliminar o Rubro-Negro Carioca em 2019, quando o clube voava sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo tem todas as outras estatísticas a seu favor, incluindo o fato de o sorteio ter definido o Maracanã como local da partida de volta da semifinal, de forma que a partida de ida será na Arena da Baixada.

Atlético Mineiro x Fortaleza

Vojvoda treinador argentino do fortaleza
Argentino Vojvoda vem fazendo sucesso no Fortaleza (Divulgação: Fortaleza EC)

Líder isolado do Brasileirão, com folga de 7 pontos para o vice-líder, Palmeiras, o Atlético Mineiro passou com propriedade pelo Fluminense nas quartas de final da Copa do Brasil e chega para as semifinais como favorito para duelar com o Flamengo (favorito da outra semi) na final. A equipe comandada por Cuca recebeu o Tricolor Carioca no Mineirão na última quarta-feira (15) precisando de um simples empate para avançar, depois de ter vencido por 2 a 1 no Maracanã. Mesmo assim, o Fluminense de Marcão garantiu que o Atlético Mineiro fizesse por merecer a classificação para as semifinais. Se defendendo bem no Mineirão, o Fluminense quase abriu o placar no primeiro tempo, com Fred, mas Éverson interveio com uma grande defesa. Só que o Galo aumentou o ritmo no segundo tempo e protagonizou uma verdadeira blitz em busca do gol que praticamente garantia a classificação. Ainda antes dos 10 minutos, Danilo Barcelos acabou desviando cruzamento de Mariano com o braço aberto e o árbitro Raphael Claus contou com o auxílio do VAR para marcar a penalidade, que foi batida e convertida por Hulk. Obrigado a sair para o jogo, o Fluminense sofreu com os contra-ataques do Atlético Mineiro e poderia ter tomado mais gols, mas o placar terminou em vitória do Galo pelo placar simples de 1 a 0 (3 a 1 no agregado).

Como jogou mais cedo, o Atlético Mineiro pôde acompanhar a decisão do duelo entre São Paulo e Fortaleza, que também aconteceu na quarta-feira. A decisão foi para a Arena Castelão totalmente aberta depois do empate por 2 a 2 no Morumbi, que ficou bastante marcada por uma falha de Tiago Volpi ao sair do gol para tentar cortar cruzamento e ficou no vácuo, o que permitiu que o Fortaleza conseguisse a igualdade no placar depois de ter ficado 2 gols atrás. Por esta razão, a expectativa era de que o Tricolor Paulista se impusesse em campo mesmo jogando no Ceará, mas não foi o que aconteceu. Muito pelo contrário. Quem conseguiu se impor desde os primeiros minutos foi o Tricolor do Pici, que teve pelo menos duas grandes chances de marcar antes de abrir o placar, ainda no primeiro tempo. Mais uma vez Volpi apareceu como protagonista, aceitando um chute de fora da área praticamente no meio do gol, mas o lance também ficou marcado pela falta de fair-play do São Paulo, que tentou sair jogando mesmo com Éderson caído no gramado: Lizieiro tocou fraco, Benítez esperou a bola no pé e, no meio disso, Ronald recuperou e abriu o placar para o Fortaleza, enquanto Éderson tentava se levantar. Sem poder de reação, o Tricolor Paulista teve que se expor cada vez mais e acabou sofrendo outros dois gols no segundo tempo (Ángelo Henríquez e David marcaram para o Leão). Só então o São Paulo conseguiu marcar, com Gabriel Sara, já no “apagar das luzes”, em um golpe que praticamente recebeu o alvará antecipado do Fortaleza, que já comemorava a inédita classificação para as semifinais da Copa do Brasil.

Deixe um comentário