Início » Colunas » Coluna do Verchai » Como a Supercopa do Brasil afeta Palmeiras e Flamengo?

Como a Supercopa do Brasil afeta Palmeiras e Flamengo?  

trofeu supercopa do brasil 2023 no campo do mane garrincha em brasilia
Divulgação: Twitter CBF_Futebol)

No último sábado as duas maiores forças nacionais da atualidade se enfrentaram pela Supercopa do Brasil 2023, que envolve os atuais campeões do Campeonato Brasileiro 2022, Palmeiras, e da Copa do Brasil 2022, Flamengo. Trata-se de uma disputa de início de temporada que não envolve um título de grande relevância, mas que é de suma importância para as equipes que se enfrentam, principalmente quando estas equipes estão constantemente, nos últimos anos, disputando os títulos mais relevantes para os clubes brasileiros. Prova disso é o fato de Palmeiras e Flamengo terem vencido 4 das últimas 5 edições do Campeonato Brasileiro (2 títulos para cada lado) e terem vencido as últimas 4 edições da Copa Libertadores da América (2 títulos para cada). E o Flamengo, como último campeão da Libertadores, chegou para a Supercopa do Brasil 2023 ainda mais motivado para vencer o Palmeiras em razão da disputa do Mundial de Clubes no início de fevereiro. Vencer o maior rival local significava chegar na disputa mais importante do mundo motivado a conseguir competir em alto nível com o atual campeão da UEFA Champions League, o Real Madrid, em uma possível final. No entanto, o que o Flamengo talvez não esperasse, era que a motivação valesse praticamente da mesma forma para o Palmeiras, no sentido de que, se vencesse o rival, poderia restabelecer a confiança para as próximas partidas, tendo em vista que tinha iniciado o Campeonato Paulista em marcha lenta (empatando com São Bento e São Paulo em casa sem gols, e vencendo o Botafogo-SP fora por 1 a 0, no sufoco). Os resultados fizeram dobrar a pressão da torcida palmeirense, que não ficou nada feliz com as saídas recentes de Gustavo Scarpa e Danilo, dois titulares de Abel Ferreira. No entanto, dois jogadores das categorias de base (Endrick e Gabriel Menino) fizeram a pressão por novas contratações desaparecer, pelo menos por enquanto.

Análise da partida: coadjuvante, Gabriel Menino brilha com ator principal, Raphael Veiga.

Assim como em 2021, quando o Flamengo venceu o Palmeiras nos pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo normal, Raphael Veiga brilhou com 2 gols. Desta vez, porém, com a ajuda de Gabriel Menino, o Palmeiras conseguiu vencer o Flamengo no tempo normal para conquistar seu primeiro título da Supercopa do Brasil. Mas é injusto creditar todo o crédito a apenas dois jogadores, apesar de eles terem sido os grandes destaques. Isso porque é o trabalho coletivo que faz com que o individual seja destaque, e o grande responsável pela qualidade coletiva do Palmeiras continua sendo o técnico Abel Ferreira. Confiando no seu elenco, o treinador português apostou em uma marcação alta contra o Flamengo, de forma a pressionar a equipe rubro-negra desde a saída de bola no campo de defesa, o que dificultou que os jogadores de maior qualidade técnica, como Éverton Ribeiro e De Arrascaeta, participassem da partida.

Tudo funcionou bem para o Palmeiras nos primeiros minutos, até que Zé Rafael se enrolou na defesa, perdeu para Arrascaeta e acabou derrubando o uruguaio dentro da área alviverde. Na cobrança da penalidade, Gabi colocou o Flamengo na frente do placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Neste momento a mentalidade foi fundamental para o Palmeiras não deixar que o Flamengo tomasse conta do jogo. A equipe de Abel Ferreira se manteve concentrada e pressionando a equipe comandada por Vítor Pereira, e a postura agressiva deu resultado. Depois de uma roubada de bola no campo de ataque, Dudu recebeu de Endrick na entrada da área, fez jogada individual e finalizou: David Luiz bloqueou, mas a bola sobrou para Raphael Veiga mandar para o fundo da rede. O Palmeiras cresceu na partida depois do empate e conseguiu a virada em um chute de Gabriel Menino que acertou o ângulo já nos acréscimos do primeiro tempo.

Depois de um primeiro tempo eletrizante, era difícil imaginar que o segundo tempo seria ainda melhor, mas foi. Logo aos 5 minutos, Gabi recebeu de Éverton Ribeiro em profundidade, ganhou da defesa na corrida e chegou antes de Weverton para encobrir o goleiro e marcar um golaço. Só que a resposta palmeirense veio logo aos 10 minutos, quando Endrick recebeu cruzamento na área, matou no peito e ia dar um chapéu em Éverton Ribeiro, que acabou bloqueando a bola com o braço. O pênalti foi marcado e, na cobrança, Raphael Veiga marcou o segundo dele e colocou o Palmeiras de volta em vantagem. Mas não parou por aí. Aos 15 minutos o Flamengo armou uma ótima jogada e Ayrton Lucas cruzou rasteiro para Pedro, com a parte posterior do pé, tocar no canto e marcar mais um golaço, sem chances de defesa para Weverton.

A partida ficou totalmente aberta depois do empate ter retornado ao placar pela terceira vez. Palmeiras e Flamengo travaram uma disputa intensa pelo gol da vitória, que acabou sendo marcado por Gabriel Menino, a estrela desta Supercopa do Brasil 2023. O volante de 22 anos, que está no clube desde as categorias de base (mais especificamente o Sub-27), aproveitou sobra depois de cruzamento de Raphael Veiga para marcar o gol da vitória do Palmeiras sobre o Flamengo, por 4 a 3. Depois da venda de Danilo, os palmeirenses queriam um volante de grande valor para substituí-lo, e Abel Ferreira conseguiu encontrar a solução dentro do próprio elenco, com (mais) um jogador das categorias de base.

Mau presságio para o Flamengo?

A pouco mais de uma semana do Mundial de Clubes, o Flamengo é derrotado pelo Palmeiras em seu principal teste nesta temporada. Ainda em início de trabalho sob o comando da equipe, Vítor Pereira tem pouco tempo para encontrar as soluções que precisa para conseguir chegar na final e competir com o Real Madrid, o provável adversário da decisão. A perda do título da Supercopa não é exatamente um mau presságio do que pode acontecer no Mundial de Clubes, mas certamente serve como um grande sinal de alerta para o Flamengo e seus torcedores. Pensando em um curto prazo ou, mais especificamente, no Mundial, a mudança de técnico pode não ter sido um bom negócio para o Flamengo. Apesar de ser um grande treinador, Vítor Pereira teve pouquíssimo tempo para definir sua equipe ideal, a melhor estratégia e as melhores opções de mudanças para uma partida em que seu sistema não esteja funcionando. No único teste de Vítor Pereira, o Flamengo ficou devendo. Agora, com esta única partida de parâmetro, tudo precisa estar em ordem para o Mundial.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

 

Deixe um comentário