Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clubes da capital dominam o Campeonato Espanhol

Clubes da capital dominam o Campeonato Espanhol  

Casemiro volta a ser decisivo e Real Madrid segue na cola do Atlético.

(Reprodução: LaLiga)

Nesta quarta-feira (23), o Real Madrid entrou em campo pelo Campeonato Espanhol (La Liga) precisando de uma vitória para terminar mais uma rodada no topo da tabela de classificação. Enfrentando o Granada, que chegou a liderar o campeonato nas primeiras rodadas, o Real Madrid teve muita dificuldade para conquistar os três pontos mesmo jogando em seu estádio (Santiago Bernabéu). Era de se imaginar que o Granada fosse fazer jogo duro diante do maior campeão espanhol, e assim foi. A partida foi intensa desde os primeiros minutos e o time visitante ficou muito próximo de abrir o placar depois de um vacilo da defesa do Real, mas, cara a cara com Courtois, Antonio Puertas desperdiçou a chance mandando por cima do gol. A equipe merengue respondeu em jogada de Benzema, que encontrou Rodrygo com um belo passe, mas o brasileiro parou em grande defesa do goleiro Rui Silva. E parecia que tudo daria errado para o Real Madrid quando, ainda no primeiro tempo, Rodrygo sentiu dores na parte posterior da coxa direita após deixar o adversário para trás em arrancada e receber chegada dura. Só que Marco Asensio, que foi eleito por Zinédine Zidane para substituir o ex-jogador do Santos, acabou sendo fundamental para a vitória do Real Madrid. Aos 12’ do segundo tempo, foi dele o cruzamento na medida para Casemiro subir no segundo andar na grande área e testar pro fundo da rede, abrindo o placar para os merengues. No entanto, o Granada pareceu não ter se abalado com o gol e seguiu intenso em sua estratégia: pressionando o Real e acelerando nas jogadas de ataque para tentar arrancar um empate. Mas o Real Madrid conseguiu se segurar bem e, já nos acréscimos do segundo tempo, em contra-ataque, Karim Benzema fez grande jogada e bateu colocado da entrada da área para decretar a vitória do time da capital: Real Madrid 2 x 0 Granada, placar final. Com o resultado, o time de Zidane alcançou os mesmos 32 pontos do Atlético de Madrid, mas segue na 2ª posição da tabela por conta do saldo de gols.

Atlético de Madrid segue forte na busca pelo título espanhol e Barcelona tenta se aproximar dos líderes.

Ainda no sábado, o Barcelona visitou o Real Valladolid no estádio Nuevo José Zorrilla e conseguiu a vitória que almejava para não permitir que Real e Atlético disparassem no topo da tabela de La Liga. Recebendo cruzamento de Lionel Messi, Lenglet abriu o placar de cabeça, e Braithwaite aumentou ainda no primeiro tempo, completando cruzamento de Sergiño Dest. Na etapa complementar, como não poderia deixar de ser, foi a vez de Lionel Messi marcar, recebendo passe de letra de Pedri González e decretando a vitória por 3 a 0 sobre o Valladolid. Com o resultado, o Barcelona alcançou a 5ª colocação da tabela, com 24 pontos, e como ainda tem uma partida atrasada para fazer (contra o Elche, válida pela 1ª rodada), pode chegar à 3ª posição. Uma vitória na partida atrasada também diminuiria, de 8 para 5 pontos, a distância para Real e Atlético de Madrid. No entanto, o atual líder (Atlético de Madrid) tem duas partidas atrasadas para fazer (contra Sevilla e Levante, válidas pela 1ª e 2ª rodadas, respectivamente). Portanto, a distância para o Barcelona, ao invés de diminuir, pode só aumentar, e o Atlético também sonha em abrir 6 de vantagem para o Real Madrid (com quem, atualmente, divide a liderança do campeonato). Na última rodada, a equipe comandada por Diego Simeone venceu confronto direto com o Real Sociedad (3º colocado) e se firmou na busca pelo título espanhol. Em uma partida aberta e muito complicada, o Atlético conseguiu se defender da forma que todos conhecem e teve a eficiência ofensiva necessária para conquistar a vitória. Mario Hermoso e Marcos Llorente foram os autores dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Real Sociedad, que se manteve estacionado nos 26 pontos e viu o Atlético abrir 6 de vantagem, na liderança.

PSG goleia, mas segue “apenas” na 3ª posição do Campeonato Francês.

Ainda sem Neymar, que se recupera de lesão sofrida no último dia 13, em clássico com o Lyon pela 14ª rodada da Ligue One (primeira divisão francesa), o Paris Saint-Germain está conseguindo se manter forte na busca pela liderança da tabela. Na última quarta-feira (23), o artilheiro do campeonato Kylian Mbappé marcou um dos gols da goleada por 4 a 0 sobre o Strasbourg. O resultado, porém, não foi suficiente para que a equipe até então comandada por Thomas Tuchel assumisse a ponta da tabela, pois Lyon (líder) e Lille (vice-líder) também venceram na rodada e seguem 1 ponto à frente do time da capital. Mesmo depois da goleada, o técnico alemão acabou sendo desligado do cargo de técnico do PSG, por conta de atritos com alguns dos principais atletas da equipe (como Mbappé e Di Maria), de acordo com informações do jornal parisiense “L’Equipe”. O jornal também já deu o pretendente do PSG: o argentino Mauricio Pochettino, ex-comandante do Tottenham. Se a informação for verdadeira, o técnico vai ter duas semanas para conhecer, treinar e preparar o elenco para o próximo confronto, contra o Saint-Étienne, pela 18ª rodada da Ligue One.

Atual líder do Campeonato Francês, o Lyon atropelou o Nantes na última quarta-feira e segue irredutível na busca pelo título. Um dos gols da vitória por 3 a 0 foi do recém-contratado Lucas Paquetá, que marcou seu primeiro gol pelo clube francês após 11 partidas disputadas. O ex-jogador do Flamengo não conseguiu se firmar no Milan depois de sua saída do Brasil, mas vem sendo importante para o Lyon.

Deixe um comentário