Início » Colunas » Coluna do Verchai » Jogaços do fim de semana pelas principais ligas da Europa

Jogaços do fim de semana pelas principais ligas da Europa  

Clássico entre Sevilla e Barcelona vale um passo importante na luta pelo título.

Entre muitos jogos interessantes neste fim de semana de rodada em todas as cinco principais ligas nacionais da Europa, o clássico da Espanha entre Sevilla e Barcelona se destaca pela necessidade de ambas as equipes de somar os três pontos. O confronto acontece às 12:15 (horário de Brasília) deste sábado (27), no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilla, com transmissão da ESPN Brasil em TV fechada. Atualmente na 3ª posição da tabela, o Barcelona está dois atrás do Real Madrid (vice-líder) e dois à frente do seu próximo adversário, Sevilla. Portanto, é tudo ou nada para a equipe blaugrana: ou vence, assume a vice-liderança de forma provisória e joga a pressão para o Real Madrid; ou perde, cai para a 4ª posição e deixa o título ficar ainda mais distante. E o título da liga espanhola pode ser o único pelo qual o Barcelona vai lutar até o fim da temporada, tendo em vista que as derrotas nas partidas de ida da semifinal da Copa do Rei (2 a 0 para o Sevilla) e das oitavas da Liga dos Campeões (4 a 1 para o PSG). Sendo assim, tudo o que a equipe comandada por Ronald Koeman precisa é esquecer dos resultados ruins nas competições de mata-mata e concentrar suas forças na recuperação em La Liga. No entanto, confiante pela vitória na última partida contra o Barça, a equipe comandada por Julen Lopetegui certamente vai estar em busca de aumentar a atual sequência de seis vitórias no campeonato e, consequentemente, saltar para a 3ª posição. Para isso, o Sevilla espera manter o rendimento do sistema defensivo, que é o menos vazada do campeonato, ao lado do líder Atlético de Madrid, com apenas 16 gols sofridos em 23 partidas disputadas. Do outro lado, porém, o Barcelona espera fazer funcionar o seu sistema ofensivo, que possui média de mais de dois gols marcados por partida e conta com o artilheiro do campeonato, Lionel Messi. Trata-se de um clássico, onde tudo pode acontecer, mas a expectativa é de partida aberta e com gols.

No domingo (28), às 17 horas, o Atlético de Madrid joga fora de casa contra o Villarreal (6º colocado) e precisa da vitória para manter a folga na liderança da tabela, pois, apesar de ainda ter uma partida a menos, a diferença para o 2º colocado é de apenas três pontos. 2º colocado, este, que encerra a 25ª rodada do Campeonato Espanhol (La Liga) na segunda-feira (01/03), jogando em casa (no Santiago Bernabéu) contra o Real Sociedad (5º colocado). Com a menor distância para o líder desde a 9ª rodada (quando ficou dois pontos atrás do Atlético), o Real Madrid precisa da vitória jogando em casa, até porque o Barcelona ameaça assumir a vice-liderança. O Real Sociedad vai chegar desmotivado pela recente queda de rendimento, que, além de tirar a equipe da luta pelo título de La Liga, culminou na eliminação da Europa League. Ainda assim, o Real Madrid não deve ter facilidade para sair de campo com os três pontos.

Bayern de Munique defende a liderança na Bundesliga.

Esta é a segunda temporada seguida na qual o Gigante da Bavária é incomodado pelo “jovem” RB Leipzig no topo da tabela de classificação do Campeonato Alemão (Bundesliga). Na próxima rodada, inclusive, a equipe da Red Bull poderia até assumir a liderança do campeonato. Para isso, no entanto, o Bayern de Munique teria que perder para o Colônia (14º colocado), o que não acontece há dez anos (a última vez foi na 21ª rodada da temporada 2010/11). Levando em consideração apenas os jogos na Allianz Arena (com o Bayern como mandante), como vai ser na partida deste sábado (27), às 11 horas, com transmissão do OneFootball por streaming, o Bayern não perde para o Colônia desde a temporada 2008/09. Portanto, e tendo em vista que o time de Munique é dono do ataque mais feroz da Europa, que ostenta média de quase três gols marcados por partida, a expectativa é de vitória tranquila do atual líder da Bundesliga. Grande parte destes gols, vale mencionar, saem dos pés do atual melhor jogador do mundo (pela FIFA), Robert Lewandowski, que computa 26 gols marcados nas 23 rodadas disputadas (oito a mais que o segundo melhor marcador). E como se a vitória do Bayern já não fosse algo quase impossível de evitar, o próprio vice-líder, RB Leipzig, vai ter muita dificuldade para fazer o seu dever de casa. Também neste sábado, às 14:30, o Leipzig recebe o Borussia Mönchengladbach na Red Bull Arena. Na 6ª posição da Bundesliga e já sem grandes expectativas nas demais competições que disputa, o Borussia busca a vitória para se aproximar do chamado “G4”.

Fora de competições europeias, Internazionale foca em quebrar hegemonia da Juventus no Campeonato Italiano (Série A).

Depois de nove títulos consecutivos e a quebra de um recorde que era do Lyon, entre as principais ligas da Europa, de sete conquistas seguidas no Campeonato Francês (entre 2002 e 2008), a Juventus está próxima de ter a sequência interrompida. Neste momento, a Internazionale de Antonio Conte (técnico que iniciou a atual hegemonia da Juve, comandando a Velha Senhora de 2011 a 2014) aparece no topo da tabela do Campeonato Italiano, com quatro pontos de vantagem para o vice-líder, Milan, e oito em relação à atual campeã Juventus. É verdade que ainda há muito pela frente e a equipe agora comandada por Andrea Pirlo tem uma partida a menos e ainda pode diminuir a distância da Inter, mas os comandados de Antonio Conte se prepararam desde a temporada passada para acabar com a hegemonia da Juve. Neste domingo (28), os comandados de Antonio Conte buscam mais três pontos jogando em casa, diante do Genoa (11º colocado), para, talvez, ficarem em situação ainda mais confortável na tabela, pois o Milan (vice-líder) pode não vencer o confronto complicado que tem, também no domingo, às 16:45, fora de casa contra a Roma (4ª colocada). A Juventus entra em campo já neste sábado (27), às 16:45, para enfrentar o Hellas Verona (9º colocado) fora de casa. Artilheiro isolado do campeonato com 18 gols marcados, Cristiano Ronaldo é uma aposta praticamente certa de bola na rede.

Deixe um comentário