Início » Colunas » Coluna do Verchai » Vinícius Júnior brilha em centésimo jogo pelo Real Madrid

Vinícius Júnior brilha em centésimo jogo pelo Real Madrid  

Atacante brasileiro voltou a salvar os merengues do pior no Campeonato Espanhol (La Liga)

gol de vinicius junior em seu jogo 100 pelo real madrid
Vini Jr marcou em seu 100º jogo com a camisa do Real Madrid (Divulgação)

Na última segunda-feira (01) o Real Madrid encerrou a 25ª rodada de La Liga precisando somar pontos para retomar a vice-liderança do campeonato.

A 2ª posição da tabela foi assumida pelo Barcelona, que entrou em campo pela 25ª rodada no sábado (27) e venceu o Sevilla por 2 a 0, com direito a show e, claro, gol de Lionel Messi, que se isolou ainda mais na artilharia da liga, agora com 19 gols marcados (três a mais que o agora vice-artilheiro, Luis Suárez). O Real Madrid ficou um ponto atrás do rival da Catalunha, na terceira posição da tabela. Por conta disso, e também para tentar se manter próximo do líder Atlético de Madrid, o Real buscava uma vitória jogando em seu estádio, o Santiago Bernabéu. Para tanto, entre outros desafios, o técnico Zinédine Zidane precisava superar a ausência Karim Benzema (machucado), que é o principal atacante e artilheiro da equipe desde a saída de Cristiano Ronaldo. O substituto imediato do atacante francês, Mariano Díaz, é sempre uma boa opção ofensiva e até ficou muito próximo de balançar as redes na última partida, mas parou no travessão depois que Lucas Vázquez fez boa jogada com Modric na ponta direita e cruzou na segunda trave para a chegada do dominicano. E o Real Madrid teve um grande desafio diante do Real Sociedad, que já apareceu no topo da tabela, no início do campeonato, e agora, na 5ª posição, luta para voltar à zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões (G4). Mesmo assim, Zidane conseguiu controlar o primeiro tempo apostando na trinca ‘Casemiro-Kroos-Modric’ no meio de campo e, sem sofrer sustos, ficou muito próximo do gol no primeiro tempo. No entanto, o Real Sociedad voltou para o segundo tempo com uma postura mais agressiva e não demorou para abrir o placar, em uma bela cabeçada de Cristián Portu após cruzamento de Nacho Monreal. Zidane logo trocou todo o trio de ataque (Isco, Marco Asensio e Marioano Díaz por Rodrygo, Vinícius Júnior e Hugo Duro) e o Real Madrid triplicou a pressão do primeiro tempo, mas o Real Sociedad conseguiu se defender muito bem. Isso até Federico Valverde dar um belo passe de calcanhar para a corrida de Lucas Vázquez na linha de fundo: o lateral espanhol cruzou pra trás e a bola passou por todo mundo até chegar em Vinícius Júnior, que bateu firme pro gol e contou com um desvio na zaga para deixar tudo igual no placar. A partida terminou empatada em 1 a 1 e o ponto conquistado pelo Real Madrid levou a equipe aos mesmos 53 pontos do Barcelona no campeonato, mas os merengues permaneceram na 3ª posição da tabela pelo critério de desempate (saldo de gols). No entanto, só a vitória deixaria o Real Madrid a uma vitória de alcançar o líder, Atlético de Madrid, contra o qual vai jogar na próxima rodada. Com o empate, nem mesmo a vitória no clássico com o Atlético é capaz de colocar o Real na liderança do campeonato.

A relação de altos e baixos entre Vinícius Júnior e o Real Madrid

A última partida contra o Real Sociedad foi apenas mais uma em que os a imprensa e os torcedores de Madrid tiveram de se render a Vinícius Júnior por um gol decisivo. O atacante brasileiro já marcou gol em vitória sobre o Barcelona, em Liga dos Campeões e, na 4ª rodada da atual edição do Campeonato Espanhol, fez o gol da vitória simples e suada sobre o Real Valladolid. Na última segunda-feira (01) o gol foi relevante para a campanha do Real Madrid em La Liga, mas seria especial para Vinícius Júnior de qualquer forma, pois aconteceu exatamente na partida de número cem pelo Real Madrid. Vale destacar que, aos vinte anos, sete meses e 17 dias de idade, o brasileiro se tornou o terceiro mais jovem a completar cem jogos pela equipe merengue, ficando atrás apenas dos ídolos Iker Casillas (20 anos, 4 meses e 3 dias) e Raúl González, que ainda é o mais jovem a ter alcançado a marca (19 anos, 5 meses e 24 dias). No entanto, diferentemente do atacante espanhol, que foi ídolo do Real Madrid e completou os cem primeiros jogos com mais de quarenta gols marcados, Vinícius Júnior costuma receber duras críticas por não a mesma facilidade para ir às redes. Ainda assim, o brasileiro tem sido importante na equipe de Zidane, aparecendo muitas vezes como a única válvula de escape do ataque merengue. Apesar de ter marcado apenas treze gols nas cem partidas disputadas, entrou como titular em pouco mais da metade delas e, além das participações em gols, também serviu de garçom em 14 oportunidades. Dessa forma, e tendo em vista que Eden Hazard ainda não está totalmente recuperado de lesão, Vinícius Júnior deve voltar a ser titular na próxima partida do Real Madrid, no clássico contra o Atlético, fora de casa, marcado para o próximo domingo (07). O confronto não pode levar o Real para a liderança e nem garante a 2ª posição, mas é fundamental para que o clube continue firme na busca pelo título nacional. Neste momento, o Atlético de Madrid tem uma partida a menos e lidera com vantagem de cinco pontos para Real e Barça. Por conta disso, a responsabilidade está toda do lado do time comandado por Zidane, que, além de não passar por um grande momento, sofre com desfalques importantes: Benzema, Hazard, Carvajal, Éder Militão e Sergio Ramos seguem fora por lesão.

Deixe um comentário