Chelsea vence Tottenham por 2 a 0 em casa e larga na frente na busca por uma vaga na final da Carabao Cup.
Nesta quarta-feira (5) o Chelsea recebeu o Tottenham no Stamford Bridge em partida válida pela ida da semifinal da Carabao Cup, a Copa da Liga Inglesa. Com estádio lotado e apoio impetuoso da torcida durante os 90 minutos do clássico londrino, o Chelsea de Thomas Tuchel, com Romelu Lukaku de volta depois de ter pedido desculpas publicamente pela declaração polêmica (afirmando que estava infeliz e poderia deixar o clube) que o deixou fora do último clássico com o Liverpool, se lançou para o ataque e abriu o placar diante do Tottenham logo aos 5 minutos do primeiro tempo, após um erro da equipe de Antonio Conte na saída de bola. Japhet Tanganga se desentendeu com Emerson Royal na saída de bola e acabou entregando para Marcos Alonso, que se antecipou bem e deu belo passe para Kai Havertz: na cara do gol, o atacante alemão não vacilou. Mesmo depois de sofrer o gol, a defesa do Tottenham demorou para se entender e o Chelsea tomou conta do jogo, criando suas melhores oportunidades através da mobilidade e habilidade de Kai Havertz, que parou em Hugo Lloris em uma outra chance que teve de marcar e fez a jogada que terminou com chute perigoso de Hakim Ziyech da entrada da área. Acuado, o Tottenham não conseguiu ser intenso no campo de ataque e acabou levando o 2 a 0 em outra lambança da zaga, com mais uma participação ilustre do jovem zagueiro inglês Japhet Tanganga, que acertou Ben Davies tentando cortar cruzamento e viu a bola terminar no fundo da rede do Tottenham. E a situação dos Spurs poderia ter ficado pior ainda no primeiro tempo se Lukaku tivesse acertado a cabeçada em cruzamento de Ziyech, mas pegou de raspão na bola, que passou rente à trave, pela linha de fundo.
Definição da partida de ida e próximos passos de Chelsea e Tottenham:
O Tottenham voltou mais ofensivo para o segundo tempo do clássico válido pela semifinal da Copa da Liga Inglesa: Antonio Conte voltou do intervalo com Tanguy Ndombélé no lugar de Matt Doherty, saindo do 5-4-1 para voltar ao 4-3-3 habitual. A mudança até surtiu algum efeito e Harry Kane teve a boa primeira chance do Tottenham em toda a partida, mas Kepa Arrizabalaga foi bem para fazer a defesa. No entanto, a mudança de Thomas Tuchel, colocando Timo Werner no lugar de Kai Havertz no intervalo, também surtiu efeito, e o Chelsea voltou a ser superior no confronto depois dos cinco primeiros minutos do segundo tempo. Aos 20 minutos da etapa final, Werner recebeu de Ziyech na cara do gol, mas dominou mal e viu Hugo Lloris crescer na sua frente para fazer a defesa. Na reta final do jogo, Bryan Gil, atacante espanhol de apenas 20 anos contratado nesta temporada junto ao Sevilla, mostrou toda a sua habilidade em jogada individual pela ponta esquerda e ajeitou para Lo Celso finalizar de dentro da área, mas Kepa apareceu muito bem mais uma vez para garantir que o Tottenham não balançasse as redes. Com o resultado, o Chelsea pode até perder por 1 a 0 a partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira (12) no Hotspur Stadium, para se classificar à final da Copa da Liga Inglesa. O Tottenham, por outro lado, precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por três para garantir a sua vaga na final da competição. Antes disso, as equipes vão entrar em campo, possivelmente com os reservas, pela terceira rodada da FA Cup, a Copa da Inglaterra. O Tottenham joga a partida única desta terceira rodada no próximo domingo (9), em casa, contra o Morecambe, que ocupa a 19ª posição da Terceira Divisão Inglesa. O Chelsea entra em campo no sábado (8), recebendo o Chesterfield, líder da Quinta Divisão Inglesa, em Stamford Bridge.
Jogo da outra semifinal da Carabao Cup é adiado em razão da Covid
Quem se classificar, entre Chelsea e Tottenham, enfrenta o vencedor da outra semifinal da Copa da Liga Inglesa, envolvendo Liverpool e Arsenal, que deveriam se enfrentar pela partida de ida nesta quinta-feira (6), no Emirates Stadium. No entanto, por um pedido do Liverpool, que sofre com um surto de Covid no elenco que afasta Alisson, Firmino e até o técnico Jürgen Klopp, a Liga de Futebol Inglesa, que organiza a competição, entendeu que os Reds não contavam com “número suficiente de jogadores e funcionários para participar do jogo”, como declarou o clube em nota oficial. Dessa forma, a partida teve de ser adiada para o dia 20, o que faz, porém, que a partida de ida aconteça em Anfield Road na próxima quinta-feira (13), e a volta (no dia 20) em Londres, no Emirates Stadium, diferentemente do previsto inicialmente. Além disso, por conta da disputa da Copa Africana de Nações, o Liverpool não vai poder contar com nomes fundamentais de seu elenco, como Mohamed Salah e Sadio Mané, entre outros. Sendo assim, a expectativa dos Gunners, que ocupam a 4ª posição da Premier League e vivem um grande momento sob o comando de Mikel Arteta, é grande pela classificação à final da Carabao Cup. No entanto, mesmo tendo apostado em um time alternativo nas fases anteriores da competição, o Liverpool conseguiu chegar à fase atual superando o Norwich City, que disputa a Premier League, e o Leicester City nas quartas de final.