Início » Colunas » Coluna do Verchai » Brasil pode se isolar na liderança das Eliminatórias

Brasil pode se isolar na liderança das Eliminatórias  

Sem Neymar, Seleção Brasileira tenta manter o 100% de aproveitamento para abrir vantagem no topo da tabela.

Um dia antes de a Seleção Brasileira entrar em campo pela 3ª rodada das Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo de 2022, um exame realizado em São Paulo (nesta quinta-feira) apontou que, além de não poder entrar em campo nesta sexta-feira (13) para enfrentar a Venezuela, Neymar não vai se recuperar de uma lesão no músculo adutor da perna esquerda a tempo de enfrentar o Uruguai, na próxima terça-feira (17). Com isso, o camisa 10 foi cortado da convocação feita pelo técnico Tite.

Por conta disso, e levando em consideração as ausências de Philippe Coutinho e Fabinho por lesão, além de Casemiro por Covid, o comandante já confirmou que o time que vai entrar em campo para enfrentar a Venezuela nesta sexta-feira, às 21h30, vai contar com: Éderson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan, Douglas Luiz e Éverton Ribeiro; Richarlison, Roberto Firmino e Gabriel Jesus. Embalada pelas vitórias das duas primeiras rodadas, a Seleção Brasileira busca manter o 100% de aproveitamento na competição para se isolar na liderança da tabela, uma vez que a Argentina ficou no empate com o Paraguai nesta quinta-feira (12) e, mesmo tendo assumido a liderança, chegou apenas aos 7 pontos (1 a mais que o Brasil). E mesmo com alguns desfalques, a expectativa é das melhores possíveis para a partida que vai ter transmissão da Rede Globo, em TV aberta, para todo o país.

Paraguai se segura em La Bombonera e arranca empate com a Argentina

(Reprodução: Twitter/Selección Paraguaya)

Buscando a liderança destas Eliminatórias para pressionar o Brasil na partida desta sexta-feira, a Seleção Argentina recebeu a Seleção Paraguaia em Buenos Aires, na Bombonera (estádio do Boca Juniors), em partida válida pela 3ª rodada da competição. Do outro lado, porém, os paraguaios estavam em busca da manutenção da invencibilidade das primeiras rodadas, para se manter firme na busca por um dos 4 lugares que garantem vaga na próxima Copa do Mundo. E como era esperado, a Seleção Paraguaia teve uma grande preocupação em manter suas linhas de defesa muito bem organizadas. Foi até interessante notar como a equipe se movimentava quando Lionel Messi estava com a bola: a marcação dobrava sobre o camisa 10, e pelo menos mais dois faziam a cobertura em uma curta distância. Como resultado, a Argentina teve muita dificuldade para criar boas chances de chegar às redes e sofreu com os contra-ataques rápidos dos paraguaios, principalmente pelo lado esquerdo, com o camisa 10 Miguel Almirón (atacante do Newcastle). Foi em jogada individual de Almirón que o zagueiro Martínez Quarta (do River Plate) cometeu a penalidade que Angel Romero cobrou e converteu para colocar o Paraguai na frente. Depois disso, apesar da falta de criatividade, só deu Argentina, que conseguiu o empate ainda no primeiro tempo: Lo Celso cobrou escanteio na primeira trave e Nicolas González subiu soberano para empatar para os Hermanos. A pressão da Seleção Argentina só cresceu depois do intervalo e, ainda nos primeiros minutos do segundo tempo, Messi recebeu bom passe de Lo Celso próximo à marca do pênalti e mandou pro fundo da rede, mas o árbitro foi chamado pelo VAR para rever uma entrada dura de Nico González sobre Romero lá no início da jogada, e o gol do camisa 10 do Barcelona acabou sendo anulado. Mesmo muito marcado, Messi fez de tudo: parou no travessão em cobrança de falta, abriu espaços com jogadas individuais, deu belos passes; mas, como de costume, ficou muito sobrecarregado e não foi capaz de dar a vitória para a Argentina. Com o empate em 1 a 1 permanecendo no placar até o apito final, os Hermanos perderam o 100% de aproveitamento que tinham na competição, mas seguem invictos (com 2 vitórias e 1 empate) e assumiram a liderança temporária da tabela de classificação, com 7 pontos. Também invicto (com 1 vitória e 2 empates), o Paraguai conseguiu se manter na 4ª colocação da tabela, mas ainda pode ser ultrapassado por Colômbia ou Uruguai. Na próxima rodada, que acontece já na próxima terça-feira (17), a Argentina enfrenta o Peru fora de casa e o Paraguai recebe a Bolívia em Assunção, no Estádio Defensores del Chaco.

No outro confronto de quinta-feira (12), o Equador conquistou uma vitória suada sobre a Bolívia

A Seleção Boliviana recebeu a Seleção Equatoriana em La Paz, no Estádio Hernando Siles, nesta quinta-feira, com a expectativa de poder somar seus primeiros pontos na competição, mas acabou sofrendo sua terceira derrota consecutiva. Em uma partida muito disputada, a Bolívia abriu o placar ainda no primeiro tempo com uma boa jogada que terminou em um belo gol de Juan Carlos Arce (atacante do Bolivar). A Seleção Boliviana conseguiu segurar a vantagem até o intervalo, mas tomou o empate logo no primeiro minuto do segundo tempo, quando, em vacilo na saída de bola boliviana, Beder Caicedo recebeu esticada de Moisés Caicedo, invadiu a área e soltou uma pancada para deixar tudo igual no placar. Ainda aos 10 minutos, através de outra chegada em velocidade, Moisés Caicedo apareceu mais uma vez como garçom, desta vez servindo Ángel Mena na ponta esquerda, que levou para dentro e soltou a canhota para colocar o Equador na frente: 2 a 1. Só que a Bolívia não se deu por vencida, seguiu tentando se impor na partida e apenas 5 minutos depois de sofrer a virada, Marcelo Moreno subiu mais que todo mundo em cobrança de escanteio e voltou a deixar tudo igual no placar com uma bela cabeçada. A partida se equilibrou depois do empate e já nos minutos finais, quando parecia que a igualdade prevaleceria, Adrián Jusino interceptou cruzamento com o braço e, com auxílio do VAR, o árbitro apontou a penalidade, que foi cobrada e convertida por Carlos Gruezo: Bolívia 2 x 3 Equador, placar final. Com a vitória, a Seleção equatoriana alcançou os 6 pontos e chegou à 3ª colocação, se firmando entre os 4 melhores até esta 3ª rodada. Já a Seleção Boliviana chegou à sua terceira derrota consecutiva e, sem somar pontos até aqui, ocupa a última (10ª) posição na tabela de classificação.

Deixe um comentário