Início » Colunas » Coluna do Verchai » Argentina tenta pressionar o Brasil nas Eliminatórias

Argentina tenta pressionar o Brasil nas Eliminatórias  

Hermanos têm confronto difícil com o Paraguai

As Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2022 retornam nesta quinta-feira (12) para os jogos da 3ª rodada, que se estende até a sexta-feira. E já nesta quinta, às 21 horas, o SporTV transmite, em canal fechado, a partida entre Argentina e Paraguai, em La Bombonera, Buenos Aires.

(Reprodução: Instagram/AFA)

O confronto vale a liderança (ainda que temporária, pois a Seleção Brasileira entra em campo na sexta-feira) da tabela de classificação. Jogando em casa, a Seleção Argentina chega para a partida com 100% de aproveitamento, tendo vencido o Equador em casa (por 1 a 0) e a Bolívia fora (por 2 a 1), mas ocupa a 2ª colocação por conta do elástico saldo de gols da Seleção Brasileira, que também venceu nas duas primeiras rodadas. Do outro lado, o Paraguai vem na 4ª colocação, computando 4 pontos com um empate em casa diante do Peru, na primeira rodada (por 2 a 2), e uma vitória simples (por 1 a 0) sobre a Venezuela, fora de casa. Dessa forma, uma vitória da Seleção Paraguaia leva a equipe à liderança da competição, com 7 pontos, ainda que o Brasil possa retomar a ponta com vitória na sexta-feira. No entanto, a equipe paraguaia é tida como zebra para esta partida fora de casa, mas certamente vai dar trabalho para os argentinos. A probabilidade é de que o técnico Eduardo Berizzo aposte em uma estratégia mais defensiva, explorando os contra-ataques e as bolas paradas, o que pode ser um grande problema para os mandantes. É evidente que a Seleção Argentina carrega o favoritismo e possui total capacidade para sair de campo com uma vitória, até porque conta com um elenco farto, que conta com Lionel Messi (à princípio disponível para a partida), Lautaro Martínez e companhia. Isso porque o técnico Lionel Scaloni não conta com Paulo Dybala (cortado por lesão) e opta por manter nomes como Ángel Di Maria (do PSG), Papu Gómez (da Atalanta) e Giovani Lo Celso (do Tottenham) no banco de reservas. Por outro lado, é importante lembrar que a Argentina teve enorme dificuldade para furar o bloqueio preparado pela Bolívia em sua última partida, e abriu espaços para contra-ataques e bolas aéreas do adversário, que chegou a abrir o placar com gol de Marcelo Moreno de cabeça. Sendo assim, como o Paraguai possui um elenco mais qualificado no papel, a probabilidade é de que a Seleção Argentina encontre ainda mais dificuldade para alcançar um resultado positivo.

Equador busca um lugar entre os 4 primeiros

Também nesta quinta-feira, às 17 horas, a Seleção Boliviana recebe a Seleção Equatoriana no Estádio Hernando Siles, em La Paz. Jogando em casa, os comandados de César Farías buscam a primeira vitória na competição para deixar a última posição da tabela. Até aqui, os bolivianos computam duas derrotas, uma delas por 5 a 0 (diante da Seleção Brasileira), mas ambas diante dos adversários mais indesejados da competição (Brasil e Argentina). Dessa forma, como joga em casa diante de um adversário um pouco menos qualificado, a Seleção Boliviana deve voltar a apostar em um sistema mais defensivo, apostando nos contra-ataques e bolas aéreas, como fez muito bem contra a Argentina. Para isso, aposta no craque e capitão Marcelo Moreno, que foi o autor do único gol da Bolívia até aqui e desfalca o Cruzeiro na Série B para ajudar sua seleção nestas Eliminatórias. No entanto, do outro lado o Equador vem embalado por uma bela vitória sobre o Uruguai e espera manter o alto nível para alcançar um lugar entre os 4 primeiros colocados (posições que garantem vaga na próxima Copa do Mundo). A Seleção Equatoriana perdeu para a Argentina na estreia pelo placar magro de 1 a 0 (conquistado com gol de pênalti de Messi) e, na rodada seguinte, não tomou conhecimento da Seleção Uruguaia, chegando a abrir 4 a 0 sobre a celeste, que só conseguiu diminuir para 4 a 2. Dessa forma, uma vitória sobre a Bolívia nesta partida fora de casa leva o Equador aos 6 pontos e tem grandes chances de manter a seleção, que ocupa a 5ª posição neste momento, ao menos na 4ª colocação da tabela de classificação.

Jogos de sexta-feira (13)

Outras 3 partidas, que acontecem nesta sexta-feira, encerram a 3ª rodada das Eliminatórias Conmebol. Às 17h30, a Colômbia recebe o Uruguai no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, na cidade de Barranquilla. A partida envolve o 3º (Colômbia) e o 6º colocado (Uruguai) e, portanto, vale muito para as duas equipes na tabela de classificação. Tida como favorita para esta partida, a Seleção Colombiana venceu a Venezuela por 3 a 0, jogando em casa, na primeira rodada, e arrancou um empate duro com o Chile na rodada seguinte. Do outro lado, a Seleção Uruguaia venceu o Chile em casa com gol quase ao acaso de Máxi Gómez aos 48 minutos do segundo tempo, e foi atropelada pelo Equador na rodada seguinte. A celeste se mostrou muito instável nestas primeiras rodadas, apesar de toda a qualidade que possui no elenco, e isso pode ser um fator relevante para a partida decisiva que tem contra o Equador. Além disso, os uruguaios se veem pressionados à conquistar um resultado positivo, até porque enfrentam a Seleção Brasileira na próxima rodada. E por falar na nossa seleção, o Brasil entra em campo às 21h30 desta sexta-feira, com transmissão de Rede Globo em TV aberta para todo o Brasil. Ainda que não possa contar com Neymar, que tenta se recuperar de lesão a tempo de enfrentar o Uruguai no dia 17 (próxima terça-feira), o Brasil tem tudo para vencer e com tranquilidade a Seleção Venezuelana jogando em casa, no Morumbi, em São Paulo. A expectativa é de que a Seleção Brasileira conquiste mais uma goleada para seguir 100% na competição e no topo da tabela. O outro jogo desta sexta-feira (13), às 20 horas, é entre Chile e Peru. Nenhuma destas seleções somou pontos até aqui e buscam a primeira vitória para começar a subir na tabela de classificação. Como joga em casa e possui um elenco com mais opções, a Seleção Chilena é tida como favorita para o confronto, mas tem boas chances de acabar sendo surpreendida pela boa Seleção Peruana, comandada por Ricardo Gareca.

Deixe um comentário