Início » Colunas » Coluna do Verchai » Bayern x Dortmund pode definir título da Bundesliga

Bayern x Dortmund pode definir título da Bundesliga  

Clássico alemão pode definir Bayern de Munique como Decacampeão da Bundesliga, mas Borussia Dortmund tenta adiar o feito histórico.

Confronto do Signal Park terá duelo de goleadores: Haaland, pelo mandante Borussia Dortmund, e Lewandowski, vestindo a camisa do líder Bayern de Munique (Reprodução: Instagram)

Apesar da decepção na Copa da Alemanha, na qual foi eliminado logo na 2ª fase, e da queda inesperada, diante do Villarreal, nas quartas de final da Uefa Champions League, o Bayern de Munique está prestes a fazer história nesta temporada, sob o comando do jovem treinador Julian Nagelsmann. Vencedor de 30 das 50 edições da atual Bundesliga (a divisão de elite do futebol alemão), o Bayern de Munique está em uma sequência de 9 títulos e está prestes a se tornar o gigante europeu com o maior número de conquistas consecutivas. É verdade que o Lincoln, de Gibraltar, e o Skonto, da Letônia, já foram tetradecacampeões (ou seja, conquistaram suas respectivas ligas nacionais 14 vezes consecutivas), estabelecendo um recorde mundial. No entanto, levando em consideração apenas as principais ligas da Europa, o Bayern de Munique já ostenta o recorde de títulos consecutivos, empatado com a Juventus (que também conquistou o Campeonato Italiano 9 vezes consecutivas, entre a temporada 2011/12 e 2019/20). Agora, se conseguir o título pela 10ª vez consecutiva, vai se tornar o primeiro entre os grandes europeus a alcançar tal feito (se unindo ao Sheriff, da Moldávia; o Pyunik, da Arménia; o MTK Budapeste, da Hungria; e o Dínamo Tbilisi, da Geórgia – e ficando atrás do Dínamo Zagreb, da Croácia, com 11 conquistas; do Rosenborg, da Noruega, e do BATE Borisov, da Bielorrússia, ambas com 13 conquistas; e, evidentemente, dos únicos tetradecacampeões, Skonto e Lincoln). Neste momento, faltando 4 rodadas para o fim da atual edição da Bundesliga, o Bayern de Munique aparece no topo da tabela de classificação com 9 pontos de vantagem para o Borussia Dortmund, que é o único que ainda pode tirar o título do Gigante da Bavária. No entanto, a missão é muito dura e, na partida da próxima rodada, o time de Dortmund espera pelo menos adiar a conquista do Bayern de Munique, para que ela não aconteça exatamente no clássico que envolve as duas maiores torcidas da Alemanha.

Prévia do Clássico:

A Bundesliga 2021/22 chega à 31ª rodada no próximo fim de semana e a partida mais aguardada envolve os atuais líder e vice-líder da competição. Buscando um título histórico, o líder, Bayern de Munique, recebe o Borussia Dortmund ao lado da torcida, na Allianz Arena, em Munique, às 13:30 (no horário de Brasília) do próximo sábado (23), com transmissão da Band na TV aberta para todo o Brasil. O Bayern se recuperou rapidamente da decepção na Uefa Champions League, na qual caiu nas quartas de final para o Villarreal na terça-feira da semana passada (12), e venceu o Arminia Bielefeld fora de casa na última rodada da Bundesliga. Com o resultado, o Gigante da Bavária não permitiu que o Borussia Dortmund diminuísse a distância na tabela de classificação e deixasse a pressão sobre os comandados de Julian Nagelsmann ainda maior. Isso porque o Dortmund goleou o Wolfsburg em casa na última rodada, com dois gols e uma assistência do artilheiro Erling Haaland (3º na artilharia da Bundesliga). O “Cometa”, como é chamado o atacante norueguês, passou parte da temporada fora por lesão e não pôde ajudar o Borussia Dortmund o suficiente para que a equipe chegasse nesta reta final com maiores chances de título, mas está 100% para o enfrentamento direto com o Bayern de Munique neste fim de semana. Mais do que o sonho de acabar com a hegemonia do rival nesta temporada, o Borussia Dortmund tem como desejo, no clássico desta rodada, não permitir que o rival conquiste o título de forma antecipada. Para tanto, só a vitória interessa ao Borussia Dortmund. O empate não confirmaria o 10º título da Bundesliga ao Bayern de Munique, matematicamente falando, mas, teoricamente, sim. Isso porque, em caso de empate nesta partida, o Dortmund precisaria vencer as três últimas rodadas, além de torcer para o Bayern perder as três, tendo, ainda, que tirar uma diferença de saldo que neste momento é de quase 30 gols. No entanto, além de ter um elenco muito forte, que conta com o atual melhor jogador do mundo (eleito pela Fifa) e artilheiro isolado desta Bundesliga, com 32 gols, Robert Lewandowski, o Bayern de Munique está em uma série invicta diante do Borussia Dortmund, tendo vencido os últimos 7 clássicos de forma consecutiva (a última derrota foi no início da temporada 2019/20, pela Supercopa da Alemanha).

Outros jogos da 31ª rodada da Bundesliga:

O título da Bundesliga já está muito bem encaminhado, apesar de o Borussia Dortmund ainda ter chances remotas de surpreender nesta reta final, mas ainda há outras coisas em disputa na principal competição de clubes da Alemanha. Na parte de cima da tabela de classificação, três clubes estão em uma luta intensa por duas vagas na próxima Uefa Champions League (levando em conta que Bayern e Dortmund já estão garantidos) e outros três ainda tem chances remotas de buscar uma vaga na principal competição europeia, mas ainda lutam por vaga nas outras duas competições continentais (Uefa Europa League e Uefa Conference League). Atualmente na 3ª posição da tabela, o Leipzig tem 3 pontos de vantagem para o 5º colocado (Freiburg) e pode deixar a classificação para a Champions encaminhada caso vença o Union Berlin jogando em casa nesta rodada (a partida é na Red Bull Arena, às 10:30 do próximo sábado). Na 4ª e última posição que garante vaga na próxima Champions, o Bayer Leverkusen joga fora de casa contra o lanterna da Bundesliga, o Greuther Fürth, que já não tem chances de escapar do rebaixamento (também às 10:30 de sábado). Atualmente na 5ª posição, estando apenas 1 ponto atrás do 4º colocado, o Freiburg ainda tem boas chances de buscar uma vaga na próxima Champions League, mas vai encarar um grande desafio nesta rodada, pois (também às 10:30 do próximo sábado) enfrenta o Borussia M’Gladbach em casa. Na parte mais baixa da tabela de classificação, o Arminia Bielefeld, que está a três pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, enfrenta o Colônia (7º colocado) fora de casa (às 10:30 de sábado) e vai precisar de uma grande superação para conseguir se livrar da queda para a segunda divisão nacional. Na 16ª posição (que leva para uma disputa com o 3º colocado da Bundesliga 2 pela permanência na elite alemã), o Stuttgart luta ponto a ponto com o 15º colocado, o Hertha Berlim. No próximo domingo (24), às 12:30 (no horário de Brasília), as equipes se enfrentam em Berlim para uma partida que deve ser decisiva na luta contra o rebaixamento.

Deixe um comentário