Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo que você precisa saber sobre a Série C do Brasileiro

Tudo que você precisa saber sobre a Série C do Brasileiro  

Como funciona os critérios de acesso e rebaixamento da terceira divisão do futebol brasileiro?

trofeu série c de 2021
Troféu da Série C (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Série C do Campeonato Brasileiro, equivalente à terceira divisão do futebol nacional, está em sua 32ª edição oficial e, atualmente, é disputada por 20 clubes, divididos em dois grupos: A e B. Cada chave é formada por 10 equipes, que se enfrentam em partidas de ida e volta, totalizando 18 rodadas até o fim da primeira fase, na qual serão definidos os times classificados para a segunda fase e os 4 que serão rebaixados. Significa dizer que os dois últimos colocados de cada grupo (A e B), ao fim das 18 rodadas, vão ter de disputar a Série D no ano que vem. Por outro lado, os quatro primeiros colocados de cada grupo desta primeira fase vão disputar uma segunda fase, também dividida em dois grupos (cada um com 4 equipes): os dois melhores de cada grupo garantem vaga na Série B, sendo que os líderes vão disputar a final para definir o campeão e vice da Série C 2021. Neste momento, com 8 rodadas disputadas (faltando apenas uma rodada para o fim do primeiro turno de jogos da primeira fase), o Santa Cruz ocupa a lanterna do grupo A com 6 pontos de desvantagem para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, e o Oeste é o lanterna do grupo B, com iguais 6 pontos de distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento. São estes os únicos times que ainda não conseguiram vencer na Série C e que, tendo passado quase metade do campeonato, dificilmente vão conseguir evitar a queda para a última divisão do futebol nacional. Em se tratando, porém, da luta pela liderança de cada grupo ou pela permanência no Top 4, a disputa segue totalmente aberta para o segundo turno de jogos desta primeira fase. Vale destacar que no Betmotion.com você encontra tudo sobre a Série C nacional, cujos jogos são transmitidos em sua grande maioria pela plataforma de streaming do DAZN.

Tudo sobre o Grupo A da Série C: classificação, expectativa de cada clube e seus próximos jogos

ilustração da série d do brasileiro 2021
(Divulgação/CBF)

Como dito, o Santa Cruz é o lanterninha deste Grupo A da Série C do Brasileirão, sem ter conseguido vencer uma única partida nas oito rodadas disputadas até aqui: foram 5 derrotas e 3 empates. Por esta razão, o clube pernambucano anunciou a saída dos diretores de futebol, Jaime Cordeiro e Oberdan Rabelo, para a chegada de um colegiado para a função, o qual vai ser formado pelos ex-diretores Alexandre Mirinda (como “diretor” do colegiado), Zé Neves e Romerito Jatobá, que terão, ainda, três conselheiros para a administração das funções do diretório de futebol do clube. Com a mudança no alto escalão, muito passou a ser feito internamente para evitar a queda do Santa Cruz para a Série C: entre elas, a contratação de jogadores importantes, como o caso dos últimos dois anunciados nesta quinta-feira (22), os atacantes Lelê e Elias Carioca (ambos já defenderam o clube anteriormente). O próximo compromisso do Santa é no sábado (24), às 19 horas (de Brasília), contra o Botafogo-PB, fora de casa. A expectativa é de que já seja possível notar uma mudança de comportamento da equipe pernambucana. Nesta 9ª rodada, mesmo jogando fora de casa, o Santa Cruz deve tentar se aproveitar do momento instável do adversário para, quem sabe, alcançar a primeira vitória no campeonato (o que ainda não vai servir para deixar a lanterna do grupo A). O Belo da Paraíba (Botafogo-PB) quer somar os três pontos em casa para terminar o primeiro turno no G-4 do grupo A, mas sofre com problemas de lesões de jogadores importantes e pode ter dificuldade para somar pontos nesta partida em casa. O Botafogo é o 4º colocado do grupo A, com os mesmos 12 pontos do Paysandu (5º colocado), e está 1 ponto atrás de Volta Redonda (3º) e Tombense (2º), e 2 pontos atrás do líder, Ferroviário.

O líder do grupo A faz a partida da 9ª rodada fora de casa, às 17 horas (de Brasília) do próximo sábado (24), enfrentando o Floresta (clube cearense que ocupa a 8ª posição da tabela e está apenas 1 ponto a frente do primeiro time na zona de rebaixamento). Apesar da distância entre um e outro na tabela de classificação, apenas 5 pontos os separam e, por isso, a expectativa é de que o Ferroviário tenha dificuldade para conquistar os três pontos jogando fora de casa. No mesmo dia, um pouco mais cedo (às 11 horas da manhã no horário de Brasília), o Tombense recebe o Volta Redonda em Minas Gerais em partida que pode valer a liderança do grupo A para um e custar um lugar no G-4 para o outro. No domingo (25) acontecem os últimos dois jogos do primeiro turno do grupo A da Série C: às 16 horas o Altos (6º colocado) joga em casa contra o Jacuipense com a expectativa de somar pelo menos um ponto para seguir fora da parte mais baixa da tabela e; às 17 horas, o Paysandu (5º) enfrenta o Manaus (7º) no Amazonas pensando em somar pontos para terminar o primeiro turno no G-4.

Tudo sobre o Grupo B da Série C: classificação, expectativa de cada clube e seus próximos jogos

Deste lado da chave o Oeste é o lanterna absoluto, e o clube do interior paulista não tem grandes expectativas de evitar a queda para a última divisão nacional, somando apenas 2 pontos em 8 rodadas disputadas. A última esperança do Oeste (10º) está na partida desta última rodada do primeiro turno, em casa, que acontece nesta sexta-feira (23), às 20 horas (de Brasília), contra o Paraná (9º), mas o Tricolor de Curitiba está há uma vitória de deixar a zona de rebaixamento e deve ir com força total em busca dos três pontos mesmo jogando longe de seus domínios. Se o Paraná vencer, o São José-RS (8º) é quem corre o risco de cair para a zona de rebaixamento, até porque fará clássico contra o Ypiranga-RS às 15 horas (de Brasília) do próximo sábado (24), em partida válida pela 9ª rodada da Série C. O Ypiranga lidera o grupo B com os mesmos 16 pontos de Grêmio Novorizontino (2º) e Ituano (3º), e espera vencer o clássico para ter chances de terminar o primeiro turno isolado na liderança. O Novorizontino enfrenta o Mirassol (6º) em casa às 17 horas do próximo sábado; e o Ituano tem jogo duro, fora de casa, contra o Botafogo-SP (5º) às 11 horas da manhã do próximo domingo (25). Enquanto o Ituano sonha com a possibilidade de alcançar a liderança com a vitória, o Botafogo quer somar os três pontos para terminar o primeiro turno entre os quatro mais bem classificados e, consequentemente, mais próximo da liderança do grupo B. Por fim, vale mencionar que o Criciúma (4º colocado com 1 ponto a mais que o Botafogo-SP) vai fazer clássico catarinense contra o Figueirense às 16 horas desta sexta-feira (23). Na 7ª posição neste momento, o alvinegro de Santa Catarina quer somar pontos para seguir distante da zona de rebaixamento.

Deixe um comentário