Início » Colunas » Coluna do Verchai » 14ª rodada deve movimentar tabela do Brasileirão

14ª rodada deve movimentar tabela do Brasileirão  

Palmeiras defende liderança e série de vitórias em clássico com o São Paulo no Morumbi

abel ferreira técnico do palmeiras e hernán crespo treinador do são paulo na final paulista no allianz parque
São Paulo, de Hernán Crespo, e Palmeiras, de Abel Ferreira, voltam a se enfrentar no Morumbi após final do Paulista (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Mesmo enfrentando um dos calendários mais exaustivos da temporada, o Palmeiras chega para esta 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sequência incrível de 9 vitórias (das quais 7 foram pelo Brasileirão e 2 pelas oitavas da Libertadores). A equipe comandada por Abel Ferreira venceu 11 das últimas 12 partidas que disputou, tendo disputado uma média de cerca de 1 partida a cada 3 dias. O que mais impressiona é que, além do resultado, o Palmeiras está conseguindo manter o alto nível de competitividade mesmo com lesões de jogadores importantes, convocações para seleção e, consequentemente, mudanças rotineiras no time titular. Acontece que o técnico português está fazendo valer o farto elenco que tem em mãos, o que era muito cobrado pelo torcedor palmeirense anos atrás. Em meio a todos os problemas, alguns nomes se destacam como fundamentais para o bom rendimento, e o grande nome do time de Abel certamente é Raphael Veiga. O meia canhoto de 26 anos está certamente em seu melhor momento na carreira: foram 18 gols marcados no ano passado (o mais goleador de sua carreira) e, neste ano, já foram 9 (igualando a segunda melhor marca, que foi em 2018, quando defendeu o Athletico Paranaense por empréstimo). O Palmeiras foi o último time, antes do Flamengo, a conquistar o título do Brasileirão, e o ambicioso Abel Ferreira está caminhando a passos largos para colocar mais um grande troféu em seu currículo, que parece estar apenas começando. Neste momento, o Verdão tem 3 pontos de vantagem para o vice-líder, Atlético Mineiro, e, teoricamente, precisa somar apenas um ponto para seguir no topo da tabela de classificação. No entanto, o Palmeiras deve mesmo estar em busca dos três pontos, para seguir se isolando na liderança do Brasileirão e aumentar para 10 a sequência de vitórias. O problema é que, para isso, o alviverde vai precisar superar o São Paulo no Morumbi, o exato local onde o Palmeiras perdeu o título estadual no início da temporada. Acontece, por outro lado, que o Tricolor Paulista teve apenas 2 dias para se preparar para o clássico (desde a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco pela Copa do Brasil), enquanto o Palmeiras ganhou uma rara semana livre para se preparar. Ainda assim, a expectativa é de clássico quente às 19 horas (de Brasília) deste sábado (31), até porque o São Paulo precisa somar pontos para deixar a zona de rebaixamento (para a qual voltou com a derrota por goleada diante do Flamengo na última rodada).

Sem Cuca, Atlético Mineiro busca sétima vitória consecutiva no Brasileirão para colar na liderança.

Às 16 horas (de Brasília) do próximo domingo (01/08), acontecem duas partidas que serão transmitidas pela Globo para localidades diferentes do país. São Paulo, Rio de Janeiro e a maior parte do Brasil acompanham a partida entre Corinthians e Flamengo que acontece na Neo Química Arena. O Timão chega de derrota para o Atlético Mineiro e quer somar os 3 pontos para se aproximar do G-6 do Brasileirão, mas o Rubro-Negro Carioca busca a vitória mesmo jogando fora de casa para manter a invencibilidade de Renato Portaluppi e, é claro, ficar muito próximo de uma vaga no G-4. Na outra partida das 16 horas, o Atlético Mineiro recebe o Athletico Paranaense no Mineirão em ótima fase e buscando colar no Palmeiras, na liderança do campeonato. O Galo está invicto há 9 partidas e venceu as últimas 6 que disputou pelo Brasileirão (além da última vitória, sobre o Bahia, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e de outros dois empates com o Boca pelas oitavas da Libertadores, na qual a equipe mineira se classificou nos pênaltis). No entanto, o resultado não virá fácil para o Atlético Mineiro, que ainda não vai contar com Cuca no banco de reservas (suspenso pelo STJD na última quarta-feira em 4 jogos por ofensas proferidas ao árbitro na derrota diante do Ceará pela 6ª rodada). Além disso, do outro lado estará o Furacão, que vem de 3 vitórias consecutivas e quer continuar somando pontos para seguir no G-6. Ainda assim, o Galo dificilmente vai deixar de somar pontos em casa.

Clássico cearense também é destaque da rodada:

A 14ª rodada do Brasileirão encerra (parcialmente, tendo em vista o adiamento da partida entre Fluminense e Juventude) às 20:30 (no horário de Brasília) do próximo domingo (01/08), com o clássico entre as duas maiores forças do Ceará: o Ceará SC e o Fortaleza EC. A partida vai ser transmitida pelo TNT Sports através do serviço de streaming e pela TNT na TV fechada (exceto para o estado do Ceará), além da transmissão do Premire para os assinantes do pay-per-view, que podem acompanhar a todas as partidas do Brasileirão. O Vozão recebe o Leão na Arena Castelão como mandante e quer somar os três pontos para ter chances de terminar a rodada no G-6. Do outro lado, porém, o Fortaleza está em sequência de 5 vitórias e espera voltar a somar 3 pontos no Brasileirão para, pelo menos, se manter na 3ª posição da tabela. Só que o Ceará não perde há 9 rodadas e teve a semana livre para se preparar para o clássico, que deve atingir um alto nível de competitividade, com muita disputa e expectativa de gols para os dois lados. Não vai ser uma grande surpresa se tivermos algum cartão vermelho no jogo, mas a esperança é de concentração na bola e espetáculo para os fãs de futebol. O Fortaleza chega mais badalado sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, mas o Ceará é muito bem comandado por Guto Ferreira há mais de um ano (técnico que até passou a ser chamado de “Gordiola”, em alusão ao técnico do Manchester City, graças ao trabalho feito a frente do Vozão).

Deixe um comentário