Início » Colunas » Coluna do Verchai » Atlético MG avança classificação à fase de grupos da Libertadores

Atlético MG avança classificação à fase de grupos da Libertadores  

trofeu conmebol libertadores 2022 divulgacao
Troféu CONMEBOL libertadores divulgação

Nesta quarta-feira (8) o Atlético Mineiro enfrentou o Millonarios na Colômbia pela partida de ida da terceira e última fase da chamada Pré-Libertadores. Assim como o Fortaleza e equipes de outros países específicos, como o Millonarios, da Colômbia, o Atlético Mineiro entrou logo na segunda fase eliminatória da Libertadores e deu o primeiro passo jogando fora de casa, assim como na terceira fase. Enfrentando o Carabobo, uma equipe mais modesta da Venezuela, o Atlético Mineiro teve problemas jogando fora de casa, mas o empate sem gols deu tranquilidade para a decisão no Mineirão, diante da torcida, onde o Galo garantiu a classificação com vitória por 3 a 1 sobre a equipe venezuelana. Desta vez, porém, enfrentando uma equipe mais competitiva da Colômbia, o técnico Eduardo Coudet sabia que precisava fazer sua equipe jogar melhor do que na fase anterior se quisesse, mais uma vez, conquistar um bom resultado fora de casa para decidir a classificação à fase de grupos da Libertadores em casa. E foi exatamente isso que aconteceu. Em entrevista coletiva concedida logo após o empate por 1 a 1 com o Millonarios desta quarta-feira, por partida válida pela ida da terceira e última fase eliminatória da Libertadores, Eduardo Coudet afirmou que sua única frustração foi não ter conseguido a vitória, tendo em vista as chances que o Atlético conseguiu criar. Portanto, não é exagero considerar que a classificação do Galo à fase de grupos da Libertadores está bem encaminhada após o empate fora de casa na partida de ida da última fase qualificatória. Se em território hostil, na altitude de mais de 2.500 metros de Bogotá, o Atlético Mineiro conseguiu um empate que ficou barato para o Millonarios, é muito provável que consiga a vitória e a classificação no Mineirão na próxima quarta-feira (15).

Atlético Mineiro mais uma vez aposta em fator casa para confirmar favoritismo e confirmar sua classificação à fase de grupos da Libertadores:

A estreia do Atlético Mineiro na Libertadores 2023 passou longe do esperado e o empate sem gols acabou sendo um ótimo resultado para a equipe comandada por Eduardo Coudet, que vinha fazendo campanha sólida no Campeonato Mineiro. No entanto, a equipe não contou com Hulk naquela partida em razão de o atacante ter testado positivo para a Covid. Por outro lado, com o camisa 7 em campo e o apoio da torcida na partida de volta, o Atlético Mineiro oscilou em alguns momentos, mas conseguiu uma vitória tranquila por 3 a 1. É verdade que se tratava de um adversário mais modesto, mas o Atlético Mineiro está aos poucos alcançando o patamar que os torcedores esperam, e ainda não decepcionou sob o comando de Eduardo Coudet.

Além de ter conquistado a classificação à última fase qualificatória para a fase de grupos da Libertadores, o Galo liderou a classificação geral da fase de grupos do Campeonato Mineiro com 6 vitórias e 2 empates em 8 rodadas. As únicas equipes que conseguiram tirar pontos do Atlético Mineiro de Eduardo Coudet no Campeonato Mineiro foram Cruzeiro e América, sendo que o Coelho foi o único que o Galo não conseguiu vencer em casa nesta temporada. No entanto, nenhum resultado chegou a deixar os torcedores do Atlético decepcionados com a equipe ou com o treinador. O Galo está demonstrando competitividade, está invicto na temporada e deve conquistar a classificação à fase de grupos da Libertadores na próxima semana, desde que vença o Millonarios em casa. Antes disso, porém, o Atlético tem uma partida decisiva pelas semifinais do Campeonato Mineiro, enfrentando o Athletic (vice-líder do Grupo A) fora de casa neste fim de semana. O confronto de volta deve acontecer no próximo fim de semana. O Atlético Mineiro tem a vantagem da classificação em caso de empate no placar agregado.

Análise: com mudança no sistema de Eduardo Coudet, Atlético Mineiro leva susto, mas reage na Colômbia.

Antes apostando em uma escalação mais agressiva, o técnico argentino do Galo adotou um esquema mais cauteloso para enfrentar o Millonarios na altitude da capital da Colômbia. Para enfrentar os colombianos fora de casa, Coudet reforçou a marcação no meio de campo tirando Pedrinho, um jogador que se aproximava mais de Hulk e Paulinho para armar as jogadas, para colocar Otávio como primeiro volante e, assim, liberar mais Allan e Edenílson. Foi uma mudança importante em relação a equipe que enfrentou o Cruzeiro fora de casa pelo Campeonato Mineiro e que superou o Carabobo em casa na fase anterior da Pré-Libertadores.

Nos primeiros minutos da partida contra o Millonarios o esquema surtiu o efeito esperado por Eduardo Coudet: o Atlético não permitiu que a equipe colombiana chegasse com perigo e, ao mesmo tempo, conseguiu explorar os contra-ataques com a velocidade da dupla Paulinho e Hulk e a criatividade de Patrick e Allan. Não fosse por uma grande defesa do goleiro colombiano Alvaro Montero, Paulinho teria aberto o placar para o Galo ainda antes dos 15 minutos do primeiro tempo. Cerca de 10 minutos depois, em uma bela jogada, Dodô encontrou Hulk nas costas da defesa e o camisa 7 ficou cara a cara com o goleiro, mas o toque por cobertura saiu mais forte do que o esperado. “Fui muito confiante. O ‘Chcacho’ (Coudet) tinha me avisado que a bola pega mais velocidade na altitude” foi a justificativa de Hulk para um erro que ele não costuma cometer. Talvez esse excesso de confiança tenha feito com que o Atlético Mineiro acabasse saindo atrás no placar com o gol marcado por David Silva em cobrança de escanteio de Daniel Catano no fim do primeiro tempo.

O gol de David Silva aconteceu nas costas de Jemerson, e a bola bateu no zagueiro antes de entrar, o que acabou tirando o goleiro Éverson da jogada. No segundo tempo, porém, o Atlético Mineiro deixou qualquer excesso de confiança no vestiário e Jemerson alcançou sua redenção pelo erro na defesa. Foi em um belo lançamento do zagueiro que Paulinho ficou na cara do gol e, diferente de Hulk, acertou a força da cavadinha e marcou um golaço, encobrindo o goleiro Alvaro Montero. O Millonarios ainda buscou a vitória nos minutos finais, mas o Galo se defendeu bem e conseguiu segurar o empate, que deixa a equipe de Coudet em situação confortável na partida da volta, precisando de uma vitória simples diante da torcida, onde venceu 4 das 5 partidas que disputou até aqui. O único empate do Atlético em casa nesta temporada foi no clássico com o América pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro, quando Coudet poupou boa parte do time principal para a partida de volta com o Carabobo.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário