Início » Colunas » Coluna do Verchai » Atlético-MG aposta em Coudet para voltar a conquistar títulos

Atlético-MG aposta em Coudet para voltar a conquistar títulos  

A temporada 2022 não foi feliz para o Atlético-MG, que está em busca de uma reestruturação para voltar a conquistar títulos importantes em 2023.

(Divulgação/Atlético)

O projeto milionário do Atlético Mineiro começou em 2020, quando um grupo de sócios, formado pelos chamados 4 R’s (Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador), se tornou investidor e injetou 400 milhões de reais nos cofres do clube. A família Menin, fundadora da MRV e dona do Banco Inter, foi a principal investidora do Atlético Mineiro, mas contou com um apoio generoso de Ricardo Guimarães, dono do banco BMG, e de Renato Salvador, proprietário do Hospital Mater Dei. Com o investimento, o Atlético Mineiro, que já era uma equipe competitiva, começou a se reforçar ainda mais e passou a ser dono de um dos melhores elencos do Brasil, se colocando entre Flamengo e Palmeiras. Além de algumas contratações importantes (o goleiro Éverson, o zagueiro paraguaio Júnior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, os meias Allan e Matías Zaracho e os atacantes Keno e Eduardo Vargas), o Atlético Mineiro contratou o badalado técnico argentino Jorge Sampaoli. Em meio a uma temporada conturbada, que só foi terminar em 2021 por conta da pandemia, o Atlético Mineiro conseguiu voltar a vencer o Campeonato Estadual (o que não acontecia desde 2017) e, apesar de não ter passado da 1ª fase da Copa Sul-Americana, ficou em 3º no Campeonato Brasileiro, de forma a conseguir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2021.

Em 2021, aí sim, o Atlético Mineiro teve muitas conquistas. Já com o técnico Cuca, que retornou ao Galo para sua segunda passagem, o Atlético Mineiro voltou a investir pesado no mercado de transferências. Sem se desfazer dos jogadores adquiridos em 2020, o Atlético Mineiro contratou jogadores ainda mais consagrados: o meia argentino Nacho Fernández e os atacantes Hulk e Diego Costa. Com um time que mais parecia um rolo-compressor, o Atlético Mineiro voltou a ser campeão estadual e ainda conquistou os dois títulos nacionais mais importantes: o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O único troféu que ficou faltando para o Galo naquele ano foi o da Copa Libertadores da América, na qual a equipe de Cuca acabou caindo para o Palmeiras nas oitavas de final por conta do gol sofrido em casa, uma vez que o placar agregado das partidas de ida e de volta terminou empatado.

Por conta do futebol de altíssimo nível apresentado em 2021 e das conquistas deste mesmo ano, a expectativa para 2022 era enorme. Ainda que tenha perdido o técnico Cuca, que optou por não continuar no comando da equipe por questões pessoais, o Atlético Mineiro não só manteve seus principais jogadores para a temporada 2022, como voltou a fazer contratações importantes, com destaque para o volante Otávio (que estava atuando no futebol francês) e para o meia-atacante Ademir (principal destaque do América Mineiro em 2021). No entanto, o time não fluiu. Sob o comando do técnico argentino Antônio Mohamed, o Galo venceu a Supercopa do Brasil conquistou o terceiro título consecutivo do Campeonato Mineiro, mas decepcionou nas demais competições. Mohamed acabou sendo demitido na segunda partida depois da eliminação para o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil, ao empatar com o Cuiabá fora de casa pela 18ª rodada do Brasileirão. Para substituir o Argentino e tentar recuperar o futebol do Atlético Mineiro, Cuca retornou para sua terceira passagem pelo clube mineiro, mas não obteve sucesso. Sua estreia foi pela 20ª rodada do Brasileirão, com derrota por 3 a 0 para o Internacional no Beira-Rio, antes da decisão contra o Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores. O Atlético Mineiro poderia ter sido eliminado pelos gols sofridos em casa, mas, como os gols marcados fora pararam de ser utilizados como critério de desempate pela CONMEBOL, a eliminação veio após disputa por pênaltis. Depois disso, mesmo podendo focar todas as suas forças no Brasileirão, o Atlético Mineiro terminou a competição nacional ocupando apenas a 7ª posição, de forma que vai ter que disputar as qualificatórias para a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2023.

Quem é Eduardo Coudet, novo técnico do Atlético Mineiro?

O argentino Eduardo Coudet foi apresentado oficialmente como treinador do Atlético Mineiro na manhã da última quinta-feira (15).

Na coletiva da apresentação, Coudet foi bastante questionado sobre a forma como pretende armar sua equipe, mas não fez muitas revelações. “A nossa ideia é tirar o melhor de cada jogador. O objetivo é que cada um deles fique nem que seja um pouquinho melhor”, declarou o treinador. Aí está um ponto fundamental para que o trabalho do técnico argentino dê certo: recuperar a melhor forma dos seus jogadores. Foi isso o que Cuca tentou fazer em seu retorno, em 2022, mas não conseguiu. Um dos principais jogadores do elenco, Nacho Fernández, não conseguiu voltar a desempenhar o futebol visto em 2021 e até mesmo Hulk ficou abaixo das expectativas.

Eduardo Germán Coudet iniciou sua carreira como jogador em 1994, defendendo o Platense, da Argentina, onde ficou a maior parte de sua carreira. Um meia de criação, Coudet costumava dar muitas assistências e marcava alguns gols (em sua temporada mais artilheira, pelo River Plate em 2001, marcou 11 gols em 43 partidas). Além de Platense e River Plate, Coudet teve passagens pelo San Lorenzo e pelo Celta de Vigo, da Espanha, mas o clube que mais defendeu, por 7 temporadas, foi o Rosario Central. Mais para o fim da carreira, Coudet foi para o futebol mexicano, e encerrou sua carreira de jogador nos Estados Unidos, em 2011.

Inevitavelmente, a carreira de Coudet como treinador iniciou no Rosario Central, da Argentina, em 2015. Em 2017 se transferiu para o Tijuana, do México, onde teve uma breve passagem, até retornar ao futebol argentino em 2018, desta vez sob o comando do Racing, onde ficou até 2020 e conquistou seus únicos 2 título como treinador, ambos em 2019: o Campeonato Argentino e o Troféu dos Campeões. Em 2020, interrompeu uma passagem interessante pelo Internacional, deixando o Colorado na vice-liderança do Brasileirão, classificado às oitavas de final da Libertadores e às quartas de final da Copa do Brasil, para se transferir ao Celta de Vigo, da Espanha, que lutava contra o rebaixamento. O técnico argentino conseguiu cumprir o objetivo de tirar o Celta da zona de rebaixamento, terminando o Campeonato Espanhol na 8ª colocação. No entanto, foi apenas o 11º colocado na temporada seguinte (2021/22) do Campeonato Espanhol, e acabou sendo demitido na 12ª rodada da atual edição, computando apenas 3 vitórias, além de 2 empates e 7 derrotas.

Deixe um comentário