Início » Colunas » Coluna do Verchai » A volta do Grêmio para a Série A em 2023

A volta do Grêmio para a Série A em 2023  

A vitória do Grêmio em cima do Náutico no domingo (23/10), garantiu a volta do time para a série A do Brasileirão após praticamente 1 ano do seu rebaixamento. Após várias dificuldades para voltar à série A o time alcançou o seu objetivo com sucesso.

O rebaixamento do Grêmio no ano passado, já vinha “dando as caras” desde a primeira rodada. A equipe mal saiu do Z-4 ao longo do campeonato. Então não dá dizer que foi algo inimaginável. Agora, por outro lado se considerarmos o que esperar do início do torneio, talvez este seja o rebaixamento mais surpreendente do Brasileiro.

Considerando apenas pontos consecutivos, o time mais forte para o rebaixamento era o Cruzeiro em 2019. Mas houveram vários problemas internos aí. Uma boa equipa, bons jogadores e um alto investimento. Trouxe Rafinha, Douglas Costa… nenhum outro jogo poderia chamar a atenção do brasileiro. Ainda assim, mesmo após Renato Gaúcho ter anos de “casa” ainda não conseguiu formar uma equipe.

Renato Gaúcho é duro na queda e disse “Falei para eles que não adiantava nada os adversários tropeçarem e a gente não fazer a nossa parte. Não fizemos nada mais que a obrigação, prometi que subiríamos. Estava engasgado. Mas é colocar as pessoas certas nos lugares certos para o torcedor não sofrer mais. Um clube desta grandeza tem que voltar a disputar títulos. Tem que fazer um time de jogadores bons, com alguns que estão aqui, para brigar títulos” – prosseguiu o técnico que comemorou mais contido.

Agora de volta à série A do Brasileirão, a dignidade do gigante volta junto após muito aperto financeiro. Agora em 2023 o time tem uma verba de aproximadamente R$100 milhões no orçamento para a campanha de 2023.

 

Rebaixamentos

  • Em 1991 foi o primeiro rebaixamento do time após perder de 3 x 1 para o Botafogo
  • A segunda vez aconteceu em 2004
  • O terceiro rebaixamento foi em 2021

 

História do time

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (conhecido como Grêmio, na sigla FBPA) é um time da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, fundado em 15 de setembro de 1903 por Cândido Dias da Silva. É considerado um dos maiores clubes do Brasil e tem as cores são azul, preto e branco. O clube tem vários apelidos, como Tricolor Imortal, Tricolor dos Pampas, Tricolor Gaúcho, Rei de Copas e Clube de Todos.

Entre suas conquistas estão a Libertadores três vezes, tornando-se o clube brasileiro mais bem-sucedido na competição, empatado com Palmeiras, São Paulo e Santos. Foi o primeiro clube fora do Sudeste a conquistar títulos de campeonatos continentais e mundiais, tornando-se campeões americanos e mundiais em 1983. Também é bicampeão da Recopa Sul-Americana e sempre venceu este evento.

O time ainda tem as categorias de base masculinas no sub-8 ao sub-20 e uma equipe feminina se formando.

O Grêmio é um dos times mais populares do Brasil, já que sua torcida tem aproximadamente 8 milhões de pessoas em todo no país. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, 4% dos brasileiros torcem pelo Grêmio, que tem a quinta maior torcida do país, empatada com Vasco e Cruzeiro. A pesquisa ainda diz que em 2021 havia 85.000 sócios do clube que estavam inadimplentes.

Seu estádio é o Arena, foi inaugurado em dezembro de 2012 localizado no bairro de Farrapos na grande Porto Alegre. Sua capacidade é de 55.662 lugares, estando em 7º lugar entre os maiores estádios do Brasil.

Anteriormente, o clube era dono do Estádio da Baixada (de 1904 a 1954) e do Estádio Olímpico, inaugurado em 1954 e rebatizado de Monumento Olímpico em 1980.

O Grêmio possui dois centros de treinamento: o CT Hélio Dourado, localizado em Eldorado do Sul, para a equipe juvenil, e o CT Luiz Carvalho, onde treina a equipe profissional masculina.

Sua primeira competição foi na Taça Wanderpreiss, também em sua primeira edição no dia 6 de março de 1904. O Sport Club Internacional, seu rival, jogou contra o Grêmio pela primeira vez em 18 de julho de 1909, porém nessa época ainda não eram rivais como hoje. Somente após esse jogo e de um tempo isso acabou acontecendo.

Entre os anos de 1981 e 1990 foi chamada de Década de Ouro, pois foi no ano de 1981 que conquistou o Brasileirão, porém este não foi o melhor ano do clube. O ano de 1983 foi o melhor para eles, já que ascendiam vencendo a Taça Libertadores e a Copa Intercontinental, títulos estes inéditos para o Rio Grande do Sul até o momento.

Após a vitória na Libertadores, o Grêmio conseguiu a classificação para disputar a Copa Intercontinental em Tóquio. Com a prioridade na competição mundial, o time acabou conquistando o terceiro lugar do Gauchão no mesmo ano. Esse dia tão importante foi o dia 11 de dezembro e entrou para a história do time. O jogo aconteceu no Estádio Olímpico de Tóquio.

 

Bandeira

O clube exibiu sua primeira bandeira pela primeira vez na inauguração da Baixada. Era um estandarte listrado horizontal azul, preto e branco com um crachá no canto superior esquerdo. Em 1918, um torcedor prestou homenagem ao clube com uma bandeira como a brasileira, que entrou em uso. No entanto, é uma cor diferente do país, substituindo o fundo verde pelo azul, o amarelo dos diamantes pelo branco e o círculo azul pelo escudo do clube. O modelo foi usado até 1947 devido a uma lei contra a imitação de símbolos nacionais.

De 1944 a 1963, a bandeira se assemelhava à do Reino Unido, mas com o escudo do clube à esquerda. A bandeira tradicional, também semelhante à bandeira britânica, mas com cores diferentes, surgiu em 1963 e ainda está em uso hoje.

 

Mascote

Já a mascote do Tricolor, “nasceu” oficialmente em 1946, após uma publicação interna, na qual o “Mosqueteiro” estava com o título. Ele foi criado no ano de 2001, vestindo as cores do clube. O desenho do mosqueteiro foi criado a partir de um concurso realizado para a escolha de um novo desenho de mascote, partindo do desenho já existente.

 

Hino

O primeiro hino foi criado em 1924, depois houve uma mudança no ano de 1946 após um concurso e o hino atual foi criado em 1953 por um gremista.

 

Enfim, o Grêmio volta com força total em 2023.

 

Deixe um comentário