Início » Colunas » Coluna do Verchai » Espanha começa a Copa do jeito que a gente gosta

Espanha começa a Copa do jeito que a gente gosta  

A Espanha é uma das favoritas ao título da Copa do Mundo. O técnico Luis Enrique pode preencher todas as posições com jogadores de padrão mundial.

camisa 1 e 2 espanha copa do mundo catar 2022
(Reprodução: site ge.globo.com)

Classificação da Copa do Mundo de 2022 – fase de grupos

Mas o sucesso da equipe desde a conquista do título europeu em 2012 tem sido administrável. O técnico Luis Enrique tem um estilo clássico de treinar o time, onde podem ir e vir. Também não seleciona só os melhores da equipe ou os que mais goleiam. Sua estratégia é colocar em campo aqueles que conseguem jogar melhor em equipe e executar os planos que fazem durante os treinos.   No entanto, no Euro 2021, isso bastou para chegar às meias-finais, onde os ibéricos não tiveram sorte na decisão por grandes penalidades frente à Itália. Mas a verdade é que eles precisavam de prorrogação contra a Croácia nas oitavas de final e pênaltis contra a Suíça nas quartas de final.

Portanto, é impossível avaliar realmente a força dos espanhóis. Mas obviamente, na Copa do Mundo de 2022 no Catar, eles têm apenas um objetivo: vencer o campeonato. No seu primeiro jogo contra a Costa Rica isso ficou bem claro, já que foram pra cima e não apenas jogou contra eles, como “atropelou” os adversários com um placar de 7×0 para a Espanha. Em entrevista, o técnico já havia avisado que iriam pra cima e tentariam ganhar desde o primeiro minuto de jogo e realmente nesse jogo pelo menos foi o que aconteceu, já que os espanhóis nem deixaram os jogadores da Costa Rica sequer chutar a gol. Dominaram o jogo do início ao fim focados no que haviam prometido fazer.

Três dos sete gols aconteceram no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Olmo marcou perto da pequena área. Asensio, de 20 anos, recebeu cruzamento de Jodi Albazuo e acertou de primeira no canto direito de Keylor Navas. Então, aos 30 minutos, o pênalti foi desviado ao lado do goleiro e Ferran Torres fez o primeiro gol.

O quarto gol da Espanha aconteceu aos 10 do segundo tempo, quando a defesa da Costa Rica se atrapalhou. Torres recebeu a bola dentro da área e tentou se livrar, mas foi bloqueado por Francisco Calvo. No entanto, ele conseguiu no jogo seguinte contra Brian Oviedo, virando-se para enfrentar Keylor Navas, que também agarrou a bola e chutou no canto direito do goleiro.

O quinto gol saiu dos pés de Garvey, aos 30 minutos. O meio-campista recebeu um passe de cabeça de Morata na entrada da área e chutou com três dedos. A bola ainda acertou na trave e marcou, e o espanhol marcou outro.

O sexto gol foi aos 44 minutos, com autoria de Soler e para finalizar a goleada, Morata fez o 7º gol nos acréscimos do 2º tempo.

Vamos ver como será no próximo jogo contra a Alemanha e aí poderemos dizer se foi sorte ou se vieram para a Copa do Catar para ganhar mesmo. No momento estão na liderança do Grupo E, mas se tratando de Copa do Mundo, tudo pode mudar rapidamente, já que não é a Seleção perfeita, pois, um de seus maiores problemas é a falta de uma linha de defesa alta, dando chances aos adversários.

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Luis Enrique foi jogador profissional de futebol e atuou em times como Real Madrid e Barcelona, mas iniciou no esporte profissional no Sporting Gijón no ano de 1989. Disputou 62 jogos pela Seleção Espanhola e no ano de 2002 encerrou sua carreira de jogador e após alguns anos, começou como treinador no Barcelona B em 2008.

Em 2018 entrou como técnico da Seleção Espanhola de Futebol, porém em junho de 2019 deixou o cargo por problemas familiares de saúde que na época não foram divulgados. Após dois meses, o próprio Luís Enrique comunicou a morte de sua filha por causa de um câncer. Ficou longe dos gramados por volta de mais cinco meses e voltou à seleção como treinador. 

A Copa do Mundo do Catar está sendo a sua estreia em copas como treinador. Já ganhou dois prêmios individuais como treinador. São eles: Prêmio LFP (são os primeiros prêmios oficiais na história das competições da Espanha) como melhor treinador de 2014 e 2015. Outro prêmio foi como treinador do Ano de 2015 pela FIFA.

A equipe espanhola vai enfrentar a Alemanha no próximo jogo que será no Estádio Al Bayt, a 35 km ao norte de Doha e este é um dos maiores estádios dessa Copa do Mundo, onde sua capacidade é de 68.8 mil torcedores. A Alemanha não foi muito bem na sua primeira rodada, onde acabou perdendo para o Japão de 2 x 1 de virada, deixando a maioria dos torcedores e espectadores pela TV boquiabertos, pois segundo pesquisas da internet, a grande maioria achava que a Alemanha massacraria o Japão, apesar de sua campanha nesse ano não ter sido das melhores. Eles estão no Grupo E, e daqui pra frente o placar vai fazer toda a diferença.

Em 2018 a Seleção Alemã acabou sendo eliminada ainda na fase de grupos. E disseram durante entrevistas antes da Copa do Catar, que queriam “virar” a página da vergonha da última Copa, mas não é bem isso que aconteceu em seu primeiro jogo. Durante a Liga das Nações, teve apenas uma vitória enquanto via a Itália e a Hungria disputando a liderança enquanto nem na Copa do Mundo estão.

Apesar da campanha não muito boa, a Seleção Alemã de Futebol é sim uma das favoritas ao título 2022.

Antes do jogo contra o Japão, os jogadores da seleção alemã colocaram as mãos na boca para simbolizar o silêncio da FIFA. A entidade proibiu o uso da braçadeira de capitão “One Love” em apoio às causas LGBTQIA+. “Com a nossa braçadeira de capitão, queremos dar o exemplo dos valores pelos quais vivemos na seleção: diversidade e respeito mútuo. Estar com outros países. Esta não é uma mensagem política: os direitos humanos não são negociáveis”, disse. a DFB disse em um comunicado. Mas essa foto na qual colocaram a mão na boca, acabou virando meme na internet depois de perderem o jogo. Disseram ainda que a derrota foi inevitável, mas que continuarão no caminho que acredita, e na qualidade do seu time. 

Veremos se vai ficar só na promessa.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário