Início » Colunas » Coluna do Verchai » Real Madrid: o gigante é o maior time de futebol do mundo?

Real Madrid: o gigante é o maior time de futebol do mundo?  

Real Madrid

Fundado em 1902, por um grupo de jovens que praticavam esse esporte recém-chegado da Inglaterra, esse clube teve seu uniforme inspirado em um clube amador de Londres, o Corinthian FC, e que viria a inspirar também o time brasileiro Corinthians, 8 anos mais tarde.

O apelido “merengues” veio através dos cronistas esportivos, que associavam a cor da camisa do Real Madrid, à sobremesa muito famosa da região chamada também de Merengue.

A superioridade do Real Madrid demorou um pouco para se materializar, e só aconteceu após o primeiro ídolo da sua história chegar em Madrid. Seu primeiro ídolo, foi um argentino, Alfredo Di Stéfano, que vinha de ótimas passagens por Millonarios da Colômbia e River Plate da Argentina, até chegar a Madrid e desandar a fazer gols. Com ele, em 1953, primeiro ano do jogador no clube, o time madrilenho conquistou o título espanhol, depois de 20 anos de jejum, sendo que Di Stéfano foi o artilheiro da competição com 29 gols.

Porém, nem tudo são flores, existiu uma grande polêmica na época, pois fontes afirmavam que o Real Madrid tinha fortes relações com a ditadura do general Francisco Franco, e foi ele quem interveio na contratação do Craque Di Stéfano, que já estava acertado com o rival Barcelona, inclusive existem fontes que sustentam que inclusive essa aliança ditatorial teria até mesmo interferido em arbitragens a favor do time merengue. Esse fato fez com que eclodisse a rivalidade entre Real e Barça, afinal, Barcelona estava localizado na Catalunha, região que era a maior oposição do regime Ditatorial. Mas esse foi apenas o estopim, pois a rivalidade já vinha de antes, em 1943, o Real Madrid venceu o Barcelona por 11×1, após representantes do ditador Franco invadirem o vestiário do Barcelona para fazerem uma “visita”.

Seu belo estádio, que passa por reformas e vai se tornar o estádio mais moderno do mundo, foi inaugurado em 1947, e tinha capacidade para 75 mil pessoas. Antes dele, o time merengue jogava no modesto estádio de Chamartín, com capacidade para 25 mil pessoas. O novo estádio, custará aos cofres do Real, 575 milhões de euros, o equivalente a 3,6 bilhões de reais, valor estratosférico se comparado com outras obras em estádios. O novo estádio terá capacidade para 81.844 pessoas.

Um dos fatos que mais impactaram no domínio do clube espanhol, foi a conquista das cinco primeiras taças da Champios League, de 1956 a 1960. Porém, entre 1966 e 1998, o Real Madrid não conquistou nenhum título da Champions League, tendo ficado em jejum desta taça por 32 anos, apesar de ter disputado essa competição em todos os anos, e ter chegado à final no ano de 1981, contra o Liverpool, mas não sagrando-se campeão. A volta por cima veio no ano de 1998, na final contra a Juventus de Zidane, quando finalmente o clube conseguiu voltar a ser campeão desta competição.

Nos anos 2000, o Real Madrid teve um dos momentos mais memoráveis da sua história, a construção do time Galáctico, com a contratação das maiores estrelas do futebol mundial, o clube passou a ter no elenco nomes como Ronaldo Fenômeno, Luís Figo, David Beckham, Roberto Carlos, Raúl, assim como Zidane, que 3 anos atrás havia perdido a final da Champions League para o próprio Real Madrid. Era incrível ver esse time jogar, talvez nunca na história houve outro time com tantas estrelas mundiais juntas, de fato, marcou uma geração.

Apesar de ter tantas estrelas no time, o Real Madrid não conquistou tantos títulos quanto gostaria nessa época, tendo conquistado apenas 1 Champions League em 2001/02.

Foi na era Cristiano Ronaldo que as coisas melhoraram, apresentado no ano de 2009, Ronaldo viveu quase uma década de glórias com o Real, tendo ajudado o time merengue a conquistar nada mais, nada menos, que 4 Champions League, sendo 3 delas seguidas (2015/16, 2016/17 e 2017/18), e tendo marcado incríveis 451 gols em 435 jogos (mais de 1 gol por jogo), se tornando um dos maiores atletas que esse clube já teve.

Analisando os números, e falando da maior competição de clubes do mundo, a Champions League, o segundo lugar em títulos, o Milan, tem 7 títulos conquistados, em contrapartida, o Real Madrid, tem nada mais, nada menos, que o dobro de títulos, ou seja, o Real Madrid já levantou a taça em 14 oportunidades, número extraordinário e que supera e muito os seus adversários. A título de comparação, o Barcelona, seu maior rival e um dos maiores times do mundo, tem “apenas” 5 títulos, e está em 4º lugar entre os maiores ganhadores desta competição. Fecham o Top 5 ganhadores, o Bayern e o Liverpool, em 3º lugar com 6 títulos, e o Ajax, com 4 títulos em 5º.

Em se falando se campeonato nacional, o clube merengue já conquistou o caneco da La Liga em 35 oportunidades, nove a mais que seu maior rival Barcelona, que tem 26 conquistas. O campeonato mundial, torneio disputado entre os campeões de todos os continentes, o Real Madrid conquistou 4 vezes, contra 3 do seu rival Barcelona.

Mas afinal, qual o motivo deste clube ser tão vencedor e tão gigante? É uma pergunta complexa de responder, pois reúne um conjunto de fatores, mas pensar grande é a primeira virtude, o time pra ser competitivo precisa de elenco forte, e estádio imponente, o estádio imponente o Real Madrid já tem, e inclusive terá o maior deles. Com relação ao elenco, em uma das falas do presidente Florentino Pérez, no meio de uma crise financeira que assolava grandes corporações, e que super empresas refutavam patrocínios, ele disse “A única saída é contratar estrelas como Cristiano” que serviria como atração para ganhar patrocínios. Resumindo, o presidente tem táticas arrojadas, corajosas e poder de persuasão para comandar a equipe e fazer contratações, obtendo muito lucro com vendas de jogadores. Dessa forma, consegue se destacar, e com essa mentalidade vencedora e comando com políticas de investimentos agressivas, vai se mantendo entre os maiores clubes da história do futebol, e para muitos, o maior.

Deixe um comentário