Em jogo realizado no Estádio Bloomfield, em Tel-Aviv, Israel, no último domingo (31), o Paris Saint-Germain venceu o Nantes pela Supercopa da França com dois gols de Neymar, encerrando assim seu jejum de gols de falta pelo clube, Messi também deixou o dele e Sergio Ramos marcou um golaço de calcanhar.
Superioridade Parisiense
O PSG se impôs desde os primeiros momentos do jogo, alcançando bons ataques e logo aos quatro minutos veio a primeira chance com boa jogada de Neymar e Messi que terminou com a finalização de Hakimi e a defesa do goleiro Lafont, o clube francês voltou a levar perigo aos 13 minutos após cabeçada de Marquinhos que acertou o travessão, Nantes por sua vez chegou com perigo aos 18 minutos realizando pressão na saída de bola, levando os parisienses ao erro que terminou na ótima finalização de Blas, camisa 10 do time, mas parando na grande defesa de Donnarumma.
Messi abriu o placar após receber boa bola de Neymar que contou com desvio do adversário, com um drible que lembrou os bons tempos do argentino no Barcelona, passou pelo goleiro e marcou o gol de perna direita. Ao final do primeiro tempo Neymar fez de falta, colocando fim ao jejum de dois anos e 47 cobranças, Sergio Ramos fez seu golaço na noite de calcanhar aproveitando a chance após boa jogada da equipe. Para fechar a noite já com o Nantes sem forças para reação, Neymar recebeu de frente para o goleiro e foi puxado dentro da área, fato esse que levou a expulsão do zagueiro Jean-Charles Castelletto, Neymar bateu com maestria coroando a noite de glória do PSG por 4 a 0.
Neymar brilhou
Com dois gols marcados e uma assistência, Neymar foi destaque na partida e criou boas impressões para a atual temporada. Com muita movimentação e criação de jogadas, o atacante da seleção brasileira mostrou seu protagonismo e foi decisivo na partida, o jogo foi importante para o brasileiro após os rumores da sua possível saída do clube, algo que parece estar a cada dia mais longe de acontecer.
Com os dois gols na final, Neymar chega a 21 gols em decisões, deixa para trás Cristiano Ronaldo que possui 20 e só é menos decisivo que Messi nesse quesito, dado esse que expressa seu valor após diversas críticas ao atleta.
Em entrevista após a partida, o craque fez questão de amenizar os rumores sobre supostos desentendimentos internos no clube e após ser perguntado sobre o motivo pelo qual o PSG não foi bem na última temporada, falou.
“As pessoas falam demais. Nós sabemos o que passamos lá dentro. Leo é Leo, é sempre um jogador que faz a diferença. Às vezes as coisas não encaixam. Esperamos que possam encaixar nesta temporada para que tudo possa acontecer da melhor forma possível. Para Leo, para mim e para Kylian (Mbappé). Se nós três formos bem, o time irá bem.”
Lionel Messi
Messi teve uma primeira temporada decepcionante com o PSG após sua saída do Barcelona, marcando 11 gols em 34 jogos, abaixo dos 38 marcados com o Barça no ano anterior, sua dificuldade de adaptação ao time dirigido por Pochettino era clara, mas começa bem o ano com ares de leveza.
Quando perguntado se aquela exibição é sinal de um novo Messi no PSG, Neymar saiu em defesa do colega.
“Leo, é o Leo. Ainda é o Leo, não vai mudar. Ele vai continuar fazendo a diferença. Ele se adapta.”
O jogador de 35 anos impressionou em sua primeira partida oficial da temporada 2022-23 ao abrir o placar com um gol que faz jus à sua característica e história, além disso fazendo um ótimo jogo e o cercando de expectativas para a próxima temporada.
Galtier animado para a temporada
O técnico revelou uma grande semelhança entre os atacantes Lionel Messi e Neymar. Galtier disse que a dupla tem uma ligação técnica real.
“Leo e Neymar, são jogadores que se conhecem há algumas temporadas, jogaram juntos em outros lugares e se redescobriram no ano passado, eles têm um vínculo técnico real e um desejo de fazer coisas juntos.” declarou e continuou. “Com toda a modéstia, não estou surpreso com o que os atacantes fizeram com o apoio das alas e do meio campo.”
O treinador de 55 anos conquistou o seu primeiro troféu com o clube da capital no domingo e ficou impressionado com o rendimento da sua equipe como um todo, destacando o desempenho dos seus atletas na pressão para recuperar a bola e expressando o que deve ser feito para conquistar seus objetivos na temporada com o clube.
“Gostei da forma como a equipa se expressou, sempre com aquela vontade de atacar, de controlar o jogo e de recuperar a bola o mais rápido possível. Sofremos duas oportunidades, tivemos muitas oportunidades. Ainda há coisas para ajustar, mas estou muito feliz por termos marcado quatro gols. É uma vitória importante para começar a temporada, não devemos banalizar vitórias.” declarou.
Mbappé fora da decisão
O clube venceu uma longa batalha com o Real Madrid em maio para convencer Kylian Mbappé a ficar, mas Galtier estava sem o craque francês em sua primeira partida oficial devido a suspensão.
Pablo Sarabia, emprestado ao Sporting na temporada passada, assumiu o lugar de Mbappé no ataque ao lado de Messi e Neymar, enquanto o meia português Vitinha estreou após a sua chegada do Porto.
Com Mbappé de fora, Galtier não pôde ver todo o potencial do seu elenco em ação, mesmo com as ótimas atuações de Neymar e Messi, gera dúvida sobre como o PSG vai se comportar quando todas essas estrelas estiverem juntas em campo.
O início da resposta para esse questionamento vai ser nesse próximo sábado (6), onde o Paris Saint-Germain estreia pelo Campeonato Francês visitando o Clermont.