Início » Colunas » Coluna do Verchai » Duelo de líderes é destaque da rodada do Brasileirão

Duelo de líderes é destaque da rodada do Brasileirão  

Destaque da 16ª rodada do Brasileirão, Atlético-MG e Palmeiras, dois dos clubes com maior investimento do Brasil, duelam neste sábado (14), às 19h. Líder, dois pontos à frente do Verdão, o Galo mineiro precisa só de um empate para manter a liderança. O jogo é no Mineirão.

A partida terá transmissão exclusiva do canal Premiere para os assinantes do serviço de pay-per-view da Globo.

estádio do Mineirão, em BH
Galo e Palmeiras se enfrentam no estádio do Mineirão (Reprodução: Twitter/Mineirão)

O Atlético soma 34 pontos, contra 32 do Palmeiras. Portanto, trata-se de confronto direto na luta pelo topo da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Galo chega para o confronto motivado pela atual sequência de 8 vitórias na competição, além de ter vencido o River Plate em sua última partida, disputada na Argentina e válida pela ida das quartas de final da Libertadores da América (além disso, a equipe mineira também está garantida nas quartas de final da Copa do Brasil).

Os comandados de Cuca também possuem outras duas vantagens para o confronto com o Palmeiras: joga em casa e depende de um simples empate para se manter no topo da tabela de classificação, com os mesmos 2 pontos de vantagem que tem neste momento.

Do outro lado, o Palmeiras passa por um momento bem mais delicado em relação ao rival. O Verdão foi eliminado da Copa do Brasil antes mesmo de chegar nas oitavas de final, “apenas” empatou com o São Paulo na partida de ida das quartas de final da Libertadores (o que significa que está tudo aberto para o confronto da volta, que acontece já na próxima terça-feira) e não vence no Brasileirão há duas rodadas (empatou com o São Paulo e perdeu para o Fortaleza).

No entanto, não há dúvidas de que o equilíbrio há de prevalecer quando a bola começar a rolar no Mineirão neste fim de semana. O Palmeiras tem o melhor ataque do campeonato e a segunda melhor defesa em partidas como visitante (tendo sofrido apenas 5 gols em 7 jogos fora de casa), enquanto o Atlético Mineiro, que ostenta a defesa menos vazada do Brasileirão, possui o ataque mais eficaz da competição quando atua em seu território (foram 14 gols marcados em 7 jogos como mandante).

Em razão de todo este equilíbrio, a expectativa é de que a partida seja definida nos detalhes, com poucos gols, tendo em vista o alto nível de concentração de ambos os lados.

Red Bull Bragantino busca reafirmação no G-4

Depois de fazer uma partida de alto nível com o Rosario Central na Argentina, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, o Red Bull Bragantino volta a concentrar suas forças no Campeonato Brasileiro, visando sua manutenção no G-4.

A equipe comandada por Mauricio Barbieri recebe, às 17 horas (de Brasília) deste sábado (14), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Juventude, em partida que marca a abertura da 16ª rodada do Brasileirão.

O Alviverde Gaúcho chega para o confronto com o Bragantino em um momento de instabilidade e sofre a perda recente de seu grande artilheiro, Matheus Peixoto (vendido ao futebol ucraniano). Por esta razão, apesar de ter tido tempo para se preparar para o confronto e estar com o elenco mais descansado, o técnico Marquinhos Santos vai ter dificuldade para conseguir voltar a somar pontos no campeonato e, assim, seguir razoavelmente distante da zona de rebaixamento.

Apesar de vir desgastado por um confronto de 7 gols disputado na Argentina no meio de semana, o Bragantino possui um elenco muito qualificado e, como carrega a vantagem para a partida de volta da Copa Sul-Americana, vai poder concentrar suas forças na partida do Brasileirão. Em caso de vitória, o time da Red Bull salta para a 3ª posição da tabela e pressiona os primeiros colocados (fica, temporariamente, 1 ponto atrás do Palmeiras e há 3 do líder, Atlético-MG).

Por fim, encerrando as partidas do sábado (14), o São Paulo (16º colocado com 15 pontos) recebe o Grêmio (19º colocado com 10 pontos e 2 partidas a menos) no Morumbi. O duelo de tricolores envolve a luta direta na parte mais baixa da tabela de classificação e deve ser uma verdadeira batalha dentro de campo.

Como o São Paulo deve priorizar a campanha na Copa Libertadores, a expectativa é de que o Grêmio deve arrancar pelo menos um ponto mesmo jogando fora de casa, pois teve a semana inteira para treinar e se preparar para o duelo. Do outro lado, Hernán Crespo tem problemas com jogadores lesionados e desgastados pelos jogos em sequência.

Destaques da rodada no domingo (15):

A rodada de domingo se inicia com duas partidas às 16 horas (de Brasília) com transmissão da Globo para diferentes regiões do Brasil. Em São Paulo, na Neo Química Arena, o Corinthians (12º colocado com 18 pontos) enfrenta o Ceará (7º colocado com 23 pontos) precisando dos 3 pontos para se estabelecer na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana e, consequentemente, se aproximar do G-6.

Para tanto, o técnico Sylvinho deve fazer uso do mais novo atleta inscrito pelo Corinthians do BID da CBF: o experiente meia Renato Augusto, campeão do mundo com o clube. Até mesmo por isso, o Vozão deve ter bastante dificuldade para furar as linhas de defesa do Corinthians para sair de Itaquera com pontos.

Mas o Ceará não vai ter uma missão tão árdua quanto à do Sport (15º colocado com 15 pontos), que no mesmo dia e hora vai enfrentar o Flamengo (5º colocado com 24 pontos) no Maracanã. Os comandados de Renato Portaluppi já estão praticamente garantidos nas semifinais da Libertadores depois de golear o Olimpia fora de casa e, por isso, devem entrar com foco total na rodada do Campeonato Brasileiro, para voltar a vencer e seguir na busca por um lugar no G-4.

O Rubro-Negro Carioca não vai ter chances de alcançar a 4ª posição por ter 4 pontos a menos que o Bragantino (4º colocado), mas, como tem 2 partidas a menos, vai estar praticamente garantido na zona de classificação direta para a fase de grupos da próxima Libertadores.

Deixe um comentário