Início » Colunas » Coluna do Verchai » San-São encerra rodada do Brasileirão

San-São encerra rodada do Brasileirão  

Voltando a contar com o apoio da torcida, o São Paulo recebe o Santos nesta quinta-feira (7), às 18h30, no Morumbi, para mais um clássico San-São. O clássico paulista, que terá transmissão exclusiva do Premiere, encerra a 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Estádio do Morumbi - Libertadores
Estádio do Morumbi (Imagem: reprodução SPFC)

Em busca da vitória para voltar à zona de classificação para a Copa Sul-Americana e, mais pra frente, entrar na briga por vaga na Libertadores, o Tricolor jogará num Morumbi liberado para ocupar 30% de sua capacidade.

A presença dos torcedores pode ser fundamental para o time comandado por Hernán Crespo, que precisa da vitória para entrar no G12 e, consequentemente, para abrir um pouco mais em relação à zona de rebaixamento.

Ao lado do Flamengo, São Paulo e Santos são os únicos clubes do Brasil que nunca caíram para a segunda divisão nacional, mas a situação atual é complicada para a dupla paulista. Principalmente, para o Peixe, que só não chega para o clássico ocupando um lugar no Z4 em razão da vitória do Corinthians sobre o Bahia, que é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

No entanto, com apenas um ponto a mais do que o Tricolor baiano, o Santos precisa dos 3 pontos para respirar mais tranquilo no campeonato.

Em situação um pouco menos desconfortável no que diz respeito à luta contra o rebaixamento, o São Paulo igualmente busca os três pontos no clássico.

O Tricolor ocupa a 13ª posição da tabela, com 28 pontos somados (5 a mais que o primeiro time dentro da zona do rebaixamento).

Levando-se em conta a boa campanha na última temporada e o título estadual, que acabou com uma seca de quase 10 anos sem levantar um único troféu, o desempenho do time decepciona até aqui.

Como chega o São Paulo para o San-São

A temporada 2021 do São Paulo começou com o título do Campeonato Paulista e deixou as expectativas dos torcedores em alta para o restante do ano. No entanto, mesmo tendo sido de certa forma responsável por acabar com uma longa seca de títulos do Tricolor Paulista, Hernán Crespo chega para o clássico com o Santos pressionado no comando da equipe.

O técnico argentino não só teve dificuldade para se manter competitivo no Campeonato Brasileiro como amargou duas eliminações em quartas de final.

Primeiro foi na Libertadores, com a derrota por 3 a 0 diante do Palmeiras na partida de volta e, logo na sequência, o São Paulo caiu para o Fortaleza na Copa do Brasil, perdendo a partida de volta, no Ceará, por 3 a 1 (depois do empate por 2 a 2 no Morumbi).

Em meio a tudo isso o Tricolor entrou em atrito com o seu camisa 10, Daniel Alves, que já não pertence mais ao clube. Crespo ainda teve diversos problemas para escalar a equipe por lesões de jogadores importantes para o bom desempenho da equipe, como Luciano, Éder, Pablo e Benítez, que foram desfalques constantes do São Paulo na temporada.

O atacante Pablo, que foi o que mais vezes esteve em campo destes nomes citados, participou de 35 dos 55 jogos disputados pelo Tricolor na temporada. Como resultado, o São Paulo aparece com o quarto ataque menos eficiente do Brasileirão, tendo marcado apenas 19 gols em 23 rodadas disputadas.

Não à toa o São Paulo vem de três empates consecutivos, tendo marcado apenas uma vez neste período, o que quase resultou na demissão de Crespo, que ainda está na berlinda e pode pagar caro em uma possível derrota no clássico.

Como está o o Santos

Se a situação do São Paulo é complicada, a do Santos é ainda mais difícil. Não é de agora que o time da Baixada tem encontrado dificuldade para equilibrar as contas. Por consequência disso, perdeu boa parte do elenco que na última temporada ficou com o vice da Libertadores.

Os únicos titulares remanescentes são os goleiros John e João Paulo (que disputaram vaga na última temporada), os laterais Pará e Felipe Jonatan, os meias Jean Mota e Carlos Sánchez, e os atacantes Marinho e Lucas Braga.

Entre as perdas, os zagueiros Luan Peres e Lucas Veríssimo, os volantes Alison e Diego Pituca, e os atacantes Soteldo e Kaio Jorge.

Fernando Diniz acabou não resistindo à pressão depois da derrota para o Cuiabá na última rodada do primeiro turno do Brasileirão, que deixou o Santos ainda mais próximo da zona de rebaixamento e que aconteceu logo após a eliminação na Copa Sul-Americana e a derrota para o Athletico na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Fabio Carille assumiu o comando do time praiano praticamente sem tempo para colocar em prática um novo trabalho e, em 4 partidas, computou 2 derrotas (incluindo na partida de volta das quartas da Copa do Brasil, que custou a eliminação do Santos) e 2 empates.

Neste período o Santos não balançou as redes uma única vez, tendo perdido por 3 a 0 para o Juventude na última rodada. Agora, há um ponto de entrar na zona de rebaixamento, o Santos precisa de um resultado positivo para voltar a respirar no Brasileirão e aliviar um pouco a pressão que já assola a equipe comandada por Fabio Carille. Ao todo, o Santos já acumula 10 partidas sem vitória, tendo marcado apenas 4 gols neste período.

Por tudo isso, a expectativa é de que o Peixe encontre muita dificuldade para alcançar sua primeira vitória com Fabio Carille neste clássico com o São Paulo, razão pela qual a aposta em vitória do Peixe tem odd de 4.33 na “Betmotion!”, contra 2.00 do Tricolor Paulista.

Deixe um comentário