Início » Colunas » Coluna do Verchai » Destaques do fim de semana europeu

Destaques do fim de semana europeu  

Paris Saint-Germain faz clássico com o Lyon e defende 100% de aproveitamento na Ligue 1 após decepção na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões

neymar no parque dos príncipes em psg x bayern pelas quartas da champions
PSG de Neymar joga pela Ligue 1 (Divulgação: Champions)

No meio de semana, o PSG foi até a Bélgica para enfrentar a zebra do grupo A da Liga dos Campeões, o Club Brugge, e praticamente teve que comemorar o empate por 1 a 1. Isso porque a equipe belga conseguiu controlar consideravelmente as ações do trio “MMN” e, ainda por cima, levou muito perigo a meta de Keylor Navas com as ótimas jogadas de um outro trio, bem menos conhecido pelo público em geral: Charles De Ketelaere, Noa Lang e Hans Vanaken. Na Liga dos Campeões, porém, ainda há muita coisa para acontecer e o foco do PSG, agora, volta a estar na Ligue 1, onde a equipe comandada por Mauricio Pochettino lidera com folga, ostentando 5 vitórias em 5 rodadas disputadas. Este fim de semana pode ser perfeito para o Paris Saint-Germain, que deve contar com o trio Messi, Mbappé e Neymar jogando juntos pela primeira vez no Campeonato Francês, mas também pode ser um desastre, pois a partida é contra o rival, Lyon, e uma derrota logo após o tropeço na Liga dos Campeões deixaria os ânimos ainda mais exaltados na capital francesa. Por outro lado, se o trio mais badalado da Europa no momento brilhar e o time de Paris fizer valer o favoritismo, conseguindo manter o 100% de aproveitamento no clássico e aumentando ainda mais a vantagem na liderança do campeonato, a confiança pode ajudar o técnico Pochettino a levar o PSG até onde os torcedores esperam: o topo da França e da Europa. O duelo entre Paris Saint-Germain e Olympique Lyonnais é no domingo (19), às 15:45 (do horário de Brasília), no Parque dos Príncipes, com transmissão exclusiva do Star+ em streaming. Vale destacar que o Lyon chega para o confronto após 3 vitórias consecutivas e, apesar não estar bem na Ligue 1, espera seguir se aproximando da parte mais alta da tabela.

Clássico londrino que pode valer a liderança é destaque da 5ª rodada da Premier League

O clássico entre Tottenham e Chelsea, no Hotspur Stadium, encerra a rodada da Premier League às 12:30 (horário de Brasília) de domingo (19), com transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada. Neste momento, o Tottenham ocupa a 7ª posição da tabela, mas tem apenas 1 ponto a menos que o Chelsea, atual vice-líder, que soma os mesmos 10 pontos do líder, Manchester United. No entanto, enquanto os Spurs sofreram uma derrota dura na última rodada, por 3 a 0 diante do Crystal Palace, e apenas empataram com o Rennes na estreia da fase de grupos da Conference League, os Blues chegam invictos na temporada, tendo vencido o Zenit na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões em sua última partida. Portanto, mesmo que jogando longe de seus domínios e tendo de voltar a lidar com a pressão da torcida adversária em um clássico de tal magnitude, o Chelsea tem um favoritismo considerável para somar os 3 pontos e seguir na busca pela parte mais alta da tabela de classificação. O Tottenham ainda tenta se reencontrar sob o comando de Nuno Espírito Santo, contratado nesta temporada, e deve ter dificuldade para conseguir segurar o atual campeão da Liga dos Campeões, mesmo jogando ao lado de sua torcida.

O atual líder, Manchester United, vai entrar em campo às 10 horas (de Brasília) do domingo, também com transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada, enfrentando o invicto West Ham em Stratford. A equipe londrina, que vai jogar em casa, está invicta na temporada e vem motivada por uma vitória em sua estreia na fase de grupos da Conference League, e vai tentar se aproveitar da fragilidade dos Red Devils pela derrota na última partida, pela Liga dos Campeões, para arrancar alguns pontos. Também com 10 pontos e, também, com transmissão da ESPN Brasil, o Liverpool (3º colocado) enfrenta o Crystal Palace (11º) em Anfield Road às 11 horas da manhã de sábado, e o Everton (4º colocado) enfrenta o Aston Villa (12º) no Villa Park às 13:30 do mesmo dia. 

Em grande fase, Real Madrid joga fora de casa contra o Valência em disputa direta pela liderança de La Liga

Passando para o Campeonato Espanhol, temos 3 times somando os mesmos 10 pontos em 4 rodadas disputadas e, dois deles, vão travar uma batalha direta neste fim de semana pela liderança da competição. O Valência (2º colocado) recebe o Real Madrid (líder) no Mestalla às 16 horas (de Brasília) do domingo, com transmissão da ESPN Brasil. Liderado por Karim Benzema e contando com uma fase espetacular de Vinícius Júnior, o Real Madrid, que tem média de mais de 3 gols marcados por partida (nas 4 rodadas disputadas), vai tentar furar a muralha do Valência de José Bordalás, que foi vazado apenas duas vezes até aqui. Apesar de ser, disparado, o time que mais balança as redes nesta La Liga, tendo Karim Benzema como artilheiro e Vinícius Júnior vice-artilheiro da competição, o time comandado por Carlo Ancelotti está entre os que mais é vazado. O Valência, por sua vez, além de ostentar um sistema defensivo sólido, está entre os que mais balança as redes, com média de pouco mais de 2 gols marcados por partida, até aqui. A única certeza para o confronto é de jogão e com expectativa de muitos gols, e quem mais vai se beneficiar com tudo isso vai ser o Atlético de Madrid. A equipe de Diego Simeone soma os mesmos 10 pontos dos líderes neste momento e pode aproveitar para assumir a liderança do Campeonato Espanhol com o duelo entre o 1º e o 2º colocado. A missão, porém, não será tão fácil. Apesar de jogar ao lado da torcida, no Wanda Metropolitano, o confronto vai ser contra o Athletic Bilbao, que está invicto na competição e foi vazado apenas uma vez nas 4 rodadas disputadas. A partida será transmitida com exclusividade pelo Star+ à partida das 11 horas (de Brasília) deste sábado (18).

Deixe um comentário