Após nove temporadas no inglês Manchester City, Fernandinho chegou nesta segunda (27) para ser apresentado oficialmente pelo Athletico-PR. O atleta assinou contrato até o fim da temporada 2024. Volante brasileiro de 37 anos diz que quer encerrar a carreira no Brasil.
Na apresentação, Fernandinho ganhou a camisa 5 e deixou claro que pretende encerrar a carreira pelo clube: “Sem dúvida estou realizando um desejo pessoal, um sonho de voltar a vestir a camisa do Athletico. Estabelecer uma marca que encerrarei minha carreira jogando por apenas três clubes: dois na Europa e um no Brasil”, explica.
Por conta da idade, o atleta foi questionado sobre a necessária adaptação ao calendário do futebol brasileiro e seu elevado número de partidas, apontando:
“Todos nós sabemos o quão difícil é o calendário brasileiro, mas eu acredito que o mais difícil não é o calendário em si, mas sim o país continental que nós temos onde os deslocamentos são bem difíceis. Uma viagem pra um jogo no Nordeste onde você vai e volta e as viagens são cansativas, ficar nessa pegada é mais complicado. Mas eu estou muito motivado porque, nos últimos quatro anos de Inglaterra, em que eu ainda servia a Seleção Brasileira, cheguei a fazer uma média de 65, quase 70 jogos por ano, com deslocamentos cansativos. Mas, sem dúvida nenhuma, são dificuldades que você precisa superar porque você sabe das dificuldades que vai enfrentar. Não é fácil. O Athletico-PR tem condição de fornecer voos fretados, algo que permite não ficar esperando em aeroportos e poder retornar logo depois dos jogos. Sem dúvida nenhuma, é algo que favorece o time.”
Mesmo já tendo sido apresentado, Fernandinho estará à disposição para jogar pelo Furacão apenas no dia 18 de julho, quando reabre a janela de transferência. O último jogo do atleta foi no dia 22 de junho pelo Manchester City.
Fernandinho estava no Manchester City desde 2013. Ele se despediu no clube com mais um título da Premier League – foi o quinto com o time, além de outras nove conquistas.
Revelado na base do PSTC, em Londrina, o meia jogou no Furacão entre 2002 e 2005 e depois seguiu para o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, onde atuou por oito temporadas até ir para o Manchester City. Ele disputou ainda duas Copas do Mundo, em 2014 e 2018, e foi campeão da Copa América, em 2019.
O Athletico-PR tem interesse em seguir o trabalho com Fernandinho para o futuro, quando ele sentir ser o momento de encerrar a carreira, seguir no clube em alguma função extra campo.
Mesmo que a trajetória de Fernandinho no Manchester City chegou ao fim na última temporada, depois de nove anos, com títulos na bagagem e uma história construída como capitão da equipe. E o clube inglês lançará um documentário sobre a despedida do brasileiro, que se tornou um dos grandes ídolos dos Citizens nos últimos anos.
O documentário será chamado “Fernandinho, o último jogo”, ainda será lançado na TV oficial do Manchester City. Mas a prévia já mostra diversas cenas interessantes, como conversas do meia com seus familiares, depoimentos do próprio jogador e também de outros colegas de time, que elogiam Fernandinho – incluindo os brasileiros Ederson e Gabriel Jesus.
Fernandinho fechou sua carreira no futebol inglês com chave de ouro. No último domingo (22), com a incrível virada do City sobre o Aston Villa, o meio-campista conquistou seu quinto título da Premier League, justamente em sua última partida com a camisa do Manchester City, feito que o eleva ao posto isolado de brasileiros com mais títulos da história do Campeonato Inglês.
Com o pentacampeonato nacional, Fernandinho deixou para trás Anderson, revelado pelo Grêmio e que atuou pelo Manchester United entre os anos de 2007 e 2015. O meio-campista conquistou quatro vezes a Premier League com os Diabos Vermelhos (2007/08, 2008/09, 2010/11 e 2012/13).
Fernandinho desembarcou na Inglaterra em 2013, contratado junto ao Shakhtar Donetsk por cerca de 30 milhões de libras (R$ 100 milhões na cotação da época). Sob o comando do chileno Manuel Pellegrini, o volante já logo conquistou uma vaga na equipe titular, somando 46 jogos naquela temporada, além de faturar sua primeira liga nacional.
O bicampeonato, no entanto, viria apenas após quatro anos. Em 2017/18, já sob o comando de Pep Guardiola, o City conquistou o título com cinco rodadas de antecedência, somando inéditos 100 pontos, contra apenas 81 do Manchester United, vice-campeão, uma diferença nunca antes atingida.
Além disso, os Citizens ainda quebraram outros seis recordes naquela edição da Premier League: de mais vitórias (32), mais vitórias fora de casa (16), mais gols (106), mais vitórias seguidas na liga (18), maior saldo de gol (79) e menos minutos atrás do placar nos jogos (153). Fernandinho esteve em campo em 34 dos 38 jogos, sendo peça fundamental para o título.
Os outros dois títulos vieram nas temporadas de 2018/19 e 2020/21, deixando para trás Liverpool e Manchester United, respectivamente. No primeiro, Fernandinho ainda era titular absoluto da equipe, enquanto no segundo, seu tetra pessoal, ele já alternava entre a equipe titular e reserva, mas ainda assim atuando em mais da metade das partidas da competição.
Rei das Copas
Além dos cinco títulos da liga, Fernandinho ainda somou outros nove títulos nacionais pelo Manchester City. Além da Copa da Inglaterra de 2018/19 e das Supercopas de 2018 e 2019, o meio-campista conquistou seis títulos da Copa da Liga Inglesa, sendo o primeiro em sua primeira temporada pelo clube, e o último em 2020/21.
Sem Champions
A única frustração de Fernandinho é ir embora sem ter conquistado o tão sonhado título da Liga dos Campeões pelo Manchester City.
Em nove participações, Fernandinho somou três eliminações nas oitavas de final, três nas quartas, duas na semi, inclusive a desta temporada, para o Real Madrid, e uma derrota na grande decisão, quando perdeu para o Chelsea em 2020/21, no Estádio do Dragão, em Porto, Portugal.