Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo volta a vencer e ganha confiança para Libertadores

Flamengo volta a vencer e ganha confiança para Libertadores  

Flamengo volta a vencer no campeonato Brasileiro e ganha confiança para o próximo jogo da Libertadores. 

troféu da copa libertadores da américa no estádio
Após vencer América pelo Brasileiro, Flamengo inicia mata-mata da Libertadores contra o colombiano Tolima (Divulgação/Conmebol Libertadores)

O clube carioca que não vinha jogando bem a principal competição nacional, o campeonato Brasileiro, conseguiu vencer a equipe do América-MG no último sábado (25) jogando em casa com o apoio da sua torcida. O Flamengo que é uma das principais equipes do país estava muito próximo da zona de rebaixamento até o último jogo e precisava vencer essa partida para dar tranquilidade ao clube e ao trabalho do treinador Dorival JR que chegou recentemente a equipe. Desde que chegou ao comando do Flamengo o técnico tem um rendimento irregular somando 3 derrotas e 2 vitórias, sendo que uma dessas derrotas foi para a equipe do Atlético-MG jogando pela Copa do Brasil e até aqui sob o comando do treinador foram 7 gols marcados e 7 gols sofridos. É certo que ainda não se pode falar muito sobre o trabalho do treinador somando apenas 5 jogos, mas certamente Dorival ainda tem muito trabalho para montar uma equipe ideal e vencedora com o elenco que tem em mãos. 

Na partida contra o América-MG onde o Flamengo venceu por 3×0 o primeiro gol veio do principal jogador da equipe rubro-negra e capitão na partida Gabriel Barbosa, tudo isso após um belo lançamento do goleiro Santos que encontrou Pedro e tocou para Gabi abrir o placar. Após o primeiro gol várias outras chances foram desperdiçadas por Gabi e o jogador ainda perdeu um pênalti na partida algo que não é muito normal do jogador. No quesito, seu aproveitamento é muito bom. No total, em 35 cobranças, perdeu apenas três: uma para fora e duas na trave (contra Botafogo e Santos). O erro fez com que recebesse vaias de parte dos torcedores, apesar de ter feito o primeiro gol do time.

Eu treino bastante, vai acontecer de eu errar. Eu tento fazer o goleiro não ir na bola. Bati mascado, campo não estava em perfeitas condições ali, a bola sai mascada. Quando erro, sei que preciso melhorar. Segunda vou treinar e bater mais 500 pênaltis, espero não errar mais, mas vai acontecer, sinto informar – disse o jogador.

Se o Flamengo do primeiro tempo teve enorme dificuldade quando precisou construir desde a defesa, o time da segunda etapa agravou um problema recente: quando marca a partir de um 4-3-3, oferece muito espaço pelos lados. Primeiro, pela dificuldade de os três meias cobrirem toda a largura do campo. Além disso, se no primeiro tempo Arrascaeta por vezes recompunha pela esquerda, na segunda etapa era comum ver o uruguaio, Gabigol e Pedro desconectados do jogo após a perda da bola. O Flamengo defendia com sete homens, chegou a flertar com o risco de sofrer o empate e viu um gol do América-MG ser anulado corretamente. Os mineiros finalizaram dez vezes apenas na etapa final.

Mas como o América-MG não defendia bem, a qualidade técnica da equipe do Flamengo terminou por se impor. Arrascaeta fez o segundo gol e Marinho, numa jogada tipicamente dele, fechou o placar. O Flamengo se colocou numa posição menos desconfortável na tabela, mas tem longo caminho em busca da consistência. 

O próximo desafio do Flamengo é contra o Tolima da Colômbia pela Copa Libertadores da América. Será o primeiro confronto entre as equipes nesta fase de oitavas de finais pela competição, a partida será realizada as 21h30 no próximo dia 29/06/22 no estádio Manuel Murillo toro. A equipe do Tolima venceu 3 dos últimos 5 jogos pela sua competição nacional. E seu último jogo pela Copa Libertadores foi contra o Atlético-MG, onde venceu a equipe mineira por 1×2 ganhando ainda mais visibilidade ao vencer uma equipe que até então não costuma perder em seus domínios. E por falar em Atlético-MG a equipe vem sendo uma “pedra no sapato” do rubro-negro carioca. Nos dois últimos jogos contra equipe o Flamengo perdeu para o galo de minas. Pelo campeonato brasileiro na perdeu por 2×0, e já pela Copa do Brasil foi derrotado por 2×1, conseguiu um gol próximo ao fim da partida, gol do jovem Lázaro que deu “ar de alivio” diminuindo assim a vantagem de gols do Atlético para o próximo jogo entre as equipes que será no Maracanã.

Gabigol é um dos principais nomes da equipe, e mesmo que não viva seu melhor inicio de temporada no Flamengo, o jogador sempre foi decisivo nos jogos classificatórios. Um dos principais desfalque para o resto da temporada é o atacante Bruno Henrique que está lesionado o jogador tem um dos melhores desempenhos quando se trata de Libertadores. 

Everton Cebolinha que chegou recentemente ao clube só poderá fazer sua estreia pela equipe rubro-negra após o dia 18/07, neste caso o jogador só poderia ajudar a equipe do Flamengo em caso de passar para a próxima fase da competição internacional. 

Já pela Copa do Brasil o Flamengo tem o jogo de volta no próximo dia 13/07/22, onde joga em seus domínios e com o apoio da maior torcida do Brasil. Gabi prometeu ser um jogo difícil para o time mineiro, já que com o apoio da torcida o Flamengo possui um rendimento muito maior. 

O treinador Dorival-JR mesmo com algumas derrotas sofrida na equipe, aos poucos tem mostrado que pode contar com todos os seus jogadores fazendo um rodízio entre os atletas e vem tendo além de ter melhorado a questão do meio campo da equipe e o setor ofensivo em modo geral. 

Deixe um comentário