O clássico Majestoso São Paulo x Corinthians encerra nesta segunda-feira (18), às 20h, a 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Morumbi e terá transmissão exclusiva do canal pay-per-view Premiere.
Jogando em casa, o atual campeão paulista busca uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Com 31 pontos, o Tricolor tem três a mais do que o Juventude, time que possui 28 e abre o Z-4, após os jogos do fim de semana.
Para tanto, a equipe são-paulina contará com o apoio da torcida (cerca de 30 mil pessoas, isto é, 50% da capacidade total do estádio).
Ceni de volta ao São Paulo
Com a missão de alavancar o nível de competitividade e melhorar a posição na tabela, para o Tricolor poder brigar por vaga na Sul-Americana, e até mesmo sonhar com Pré-Libertadores, Rogério Ceni voltou a comandar o São Paulo, após a saída de Hernán Crerspo. Inclusive, foi no time do Morumbi que Ceni iniciou a sua carreira como treinador, em 2017.
O argentino chegou ao São Paulo badalado pela conquista da Copa Sul-Americana de 2020 sob o comando do modesto Defensa y Justicia, da Argentina. Deixou as expectativas dos torcedores muito altas com o título estadual logo no começo da temporada 2021.
No entanto, nem tanto pelas eliminações na Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil (ambas nas quartas de final), mas principalmente pela campanha ruim no Campeonato Brasileiro, o técnico argentino acabou deixando o comando do São Paulo após um empate sem gols com o Cuiabá, pela 25ª rodada.
Rogério Ceni já esteve no banco na última rodada, em mais uma empate, por 1 a 1, com o Ceará, no Morumbi. Agora, pela 27ª rodada, mais uma vez jogando ao lado da torcida, tem o desafio de vencer o Corinthians com menos de uma semana de trabalho.
Times em momentos distintos
Diferentemente dos donos da casa nesta noite, que venceu apenas uma das últimas 11 partidas que disputou, o Corinthians perdeu apenas uma das últimas 12.
O desempenho rendeu a sexta posição da tabela ao time que é comandado por Sylvinho. Consequentemente, está na zona de vaga à fase de grupos da Libertadores.
Inegavelmente, o Timão chega para o clássico motivado após vencer o Fluminense em confronto direto na atual zona de classificação para a próxima Libertadores (G-6).
Uma vitória fora de casa no clássico levará os corinthianos aos mesmos 43 pontos que tem o quarto colocado, Palmeiras.
Em busca desse objetivo, Sylvinho não vai poder contar com Fagner, suspenso, e William, machucado. Apesar disso, terá à disposição atletas de peso, tais como Giuliano, Renato Augusto e Róger Guedes, entre outros.
Por outro lado, o São Paulo de Ceni também tem desfalques importantes, como, por exemplo, o capitão Miranda (suspenso), o volante Luan, o lateral-direito Igor Vinícius e o atacante Rigoni (todos lesionados).
Possíveis escalações para São Paulo x Corinthians:
São Paulo: Tiago Volp;, Orejuela, Arboleda, Léo e Reinaldo; Liziero, Igor Gomes, Gabriel Sara e Benítez; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Corinthians: Cássio; Du Queiroz, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo, Giuliano e Renato Augusto; Gabriel Pereira, Róger Guedes e Gustavo Mosquito (Jô). Técnico: Sylvinho.
Resumo dos jogos do fim de semana:
A 27ª rodada começou no sábado (16) com a vitória do Fortaleza, fora de casa, por 2 a 1, sobre a lanterna Chapecoense.
A equipe catarinense saiu atrás do placar com gol contra de Matheus Ribeiro logo nos primeiros minutos do jogo, buscou o empate ainda no primeiro tempo, com gol de Rodriguinho, aproveitando falha de Marcelo Benevenuto na saída de bola.
O Tricolor do Pici chegou à vitória nos minutos finais em um pênalti marcado com a ajuda do VAR e convertido por Yago Pikachu.
Com a vitória, o time do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda manteve-se em terceiro lugar, com 45 pontos, dois a mais do que o Palmeiras e três acima do Red Bull Bragantino, respectivamente quarto e quinto colocados, ambos com um jogo a menos.
Briga contra o rebaixamento
Também no sábado (16), América Mineiro e Bahia empataram sem gols no Independência. O Coelho é o 12º colocado, enquanto o Tricolor baiano deixou a zona de rebaixamento.
Como o Santos também empatou sem gols com o Sport na Ilha do Retiro, em partida que aconteceu neste domingo (17), o Juventude, que antes perdeu por 3 a 2 para o Grêmio, acabou caindo para a 17ª posição e entrando na zona de rebaixamento.
O Tricolor gaúcho segue em penúltimo, mas agora a apenas dois pontos do primeiro time fora do Z-4, que é o Bahia.
O Sport, por sua vez, é o 18º colocado, com um ponto a mais do que o Grêmio (19º) e um a menos do que o Bahia (16º). Já o Santos é o 15º colocado, um ponto à frente do Juventude (17º).
Tropeços de candidatos ao título e vitória do Palmeiras
Os jogos de domingo começaram com a reabilitação do Palmeiras ao vencer um confronto direto com o Internacional, no Allianz Parque, depois de sete partidas sem vitória (cinco delas pelo Brasileirão).
A partida foi definida em um pênalti cometido por desvio de Victor Cuesta, com o braço, em chute de Rony. Raphael Veiga converteu a cobrança e definiu a vitória do Verdão sobre o Inter (7º), que não teve forças para reagir com um jogador a menos (Edenílson foi expulso após o pênalti, por reclamação).
A grande surpresa da rodada, porém, foi derrota do Atlético Mineiro, de virada, fora de casa, diante do Atlético Goianiense, que voltou a aparecer na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana.
O resultado findou uma invencibilidade do Galo que já durava 18 rodadas, mas não diminuiu tanto a vantagem em relação ao vice-líder, Flamengo.
Isso porque o Rubro-Negro carioca não conseguiu sair do zero com o Cuiabá em pleno Maracanã, e agora, ainda com duas partidas a menos, está a 10 pontos do Atlético Mineiro. Ou seja, ainda que o Flamengo ganhe ambos e o confronto direto com o Galo, a equipe de Cuca ainda ficaria um ponto à frente. Enfim, a diferença segue confortável.