Início » Colunas » Coluna do Verchai » 12ª rodada do Brasileirão da Série A: jogos de sábado

12ª rodada do Brasileirão da Série A: jogos de sábado  

Tentando se manter no G-4, Fortaleza espera se aproveitar do desgaste para vencer o São Paulo no Morumbi

Estádio do Morumbi - Libertadores
Estádio do Morumbi, palco da disputa entre São Paulo e Fortaleza (Imagem: reprodução SPFC)

A 12ª rodada da Série A do Brasileirão tem início às 17h (de Brasília) deste sábado (17), com duas partidas que envolvem a parte de cima da tabela de classificação.

No Morumbi, o São Paulo, que agora até começa a sonhar com a zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana (da 7ª à 12ª posição), recebe o Fortaleza do técnico Juan Pablo Vojvoda, que é o último time na zona de classificação para a próxima Libertadores.

Vojvoda treinador argentino do fortaleza
Argentino Vojvoda vem fazendo sucesso no Fortaleza (Divulgação: Fortaleza EC)

Neste momento, ocupando a 14ª posição com 11 pontos somados em 11 rodadas disputadas, o Tricolor Paulista não tem chances de voltar para a zona de rebaixamento nesta rodada, pois está 4 pontos a frente do Sport (17º colocado e primeiro na zona de rebaixamento). No entanto, a equipe de Hernán Crepo precisa seguir somando pontos se quiser lutar por uma vaga na próxima Libertadores até o fim do campeonato, mas o técnico argentino não deve ir com força máxima para o confronto com o Fortaleza. Isso porque o São Paulo empatou com o Racing Club, jogando no Morumbi, na última terça-feira (13), pela partida de ida das oitavas de final da atual edição da Copa Libertadores da América. Dessa forma, como a partida de volta das oitavas, na Argentina, acontece já na próxima terça (20), Crespo deve mudar algumas peças utilizadas na última partida, até porque o São Paulo vem sofrendo bastante com contusão (neste momento, estão fora por lesão: Luciano, Miranda, William, Emiliano Rigoni e Eder). Além de tudo isso, há que se ressaltar a capacidade da equipe do Fortaleza, que é muito bem comandada pelo jovem argentino Vojvoda. Na última partida, contra o Corinthians, o Fortaleza conseguiu controlar bem o jogo e não teve grandes problemas para segurar o placar de 1 a 0 depois que Robson marcou um golaço em pancada de fora da área, ainda no primeiro tempo. Na verdade, o Tricolor do Pici ficou mais perto de aumentar a vantagem sobre o Corinthians do que de tomar o empate. E é exatamente por estar com suas forças concentradas no Brasileirão que o Fortaleza leva vantagem sobre o São Paulo nesta 12ª rodada. Enquanto Crespo está em uma maratona intensa de jogos e sofre com a perda de peças importantes e precisa poupar outras, Vojvoda teve uma semana livre para treinar. Os únicos desfalques do Leão do Pici são o goleiro, Felipe Alves, o volante Felipe e o atacante Wellington Paulista, que já não vinha sendo titular absoluto.

Athletico Paranaense tem dura missão na 12ª rodada para retornar ao G-4

O Campeonato Brasileiro sempre reserva confrontos equilibrados e muito bem disputados, e tudo se intensifica ainda mais neste período em que os jogos se tornaram uma verdadeira maratona para que a temporada se encerre ainda neste ano e o calendário futebolístico retorne à normalidade. Equipes como RB Bragantino (atual vice-líder), Fortaleza (4º colocado), Atlético Goianiense e até mesmo o Athletico Paranaense, que poderiam encontrar mais dificuldade em uma temporada na qual os times de maior investimento não perdessem seus principais jogadores por lesão ou desgaste, estão conseguindo crescer de maneira imediata. No entanto, este também é o caso do Ceará. Estes clubes, apesar de não possuírem o aporte financeiro de equipes como Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro ou até mesmo São Paulo e Grêmio, estão colhendo os frutos de um planejamento sério desde a administração financeira até a seleção ou preparação (pelas categorias de base) de cada peça do elenco. O Vozão, que por muito tempo vagou entre as Séries A e B, está em seu quarto ano consecutivo na elite do futebol nacional e não pretende voltar a disputar a segunda divisão. Neste momento o Ceará ocupa a 11ª posição da tabela, somando 15 pontos em 11 rodadas disputadas, e o técnico Guto Ferreira, sabe muito bem o que precisa fazer para seguir firme na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana, pois já fez isso no ano passado sob o comando deste mesmo clube. Vale destacar, ainda, que o Ceará não perde há sete rodadas e, tendo vencido 3 das 5 partidas que fez em casa neste Brasileirão, espera manter a sequência positiva neste sábado, mesmo enfrentando o forte Athletico Paranaense, na Arena da Baixada. Apesar de jogar em casa, o Furacão chega desgastado pela sequência de jogos (fez a partida de ida das oitavas da Sul-Americana na última terça e, já na próxima terça-feira, faz a partida de volta). O confronto vai ser transmitido pela TNT na TV fechada à partir das 17 horas (de Brasília).

Atlético Mineiro deve poupar contra o Corinthians, que espera se aproximar do G-6 com a vitória

O Galo enfrentou o Boca Juniors em La Bombonera pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores na última terça-feira (14) e não deve ir com força máxima até São Paulo, neste sábado (17), para enfrentar o Corinthains na Neo Química Arena às 19 horas (de Brasília). Os principais jogadores de Cuca, como Hulk e Nacho Fernández (entre outros), devem ser poupados para a partida de volta contra o Boca, na próxima terça-feira (20), no Mineirão. Com isso, o Corinthians espera poder voltar a vencer em casa (empatou com Inter e São Paulo nas últimas duas partidas como mandante) para se garantir na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana e, consequentemente, se aproximar um pouco mais do G-6 do Brasileirão. Para tanto, o técnico Sylvinho vai contar com elenco completo a sua disposição e teve a semana toda para se preparar para o confronto, mas certamente não vai ter facilidade diante da equipe alternativa de Cuca, que deve contar com nomes como Vargas, Sasha e Hyoran.

Às 21 horas (de Brasília) o duelo entre Fluminense e Grêmio, no Maracanã, com transmissão do SporTV para os assinantes da TV a cabo, encerra as partidas da 12ª rodada do Brasileirão que acontecem no sábado (17). O Tricolor Carioca ocupa a 7ª posição neste momento e espera vencer em casa para ter chances de terminar a rodada no G-6. Do outro lado, ainda em busca da primeira vitória, o Grêmio de Felipão deve apostar em uma estratégia mais defensiva neste confronto para somar pelo menos um ponto, até porque o Tricolor Gaúcho também se preocupa com competição sul-americana no meio da próxima semana. 

Deixe um comentário