Na noite desta quinta-feira (27), Palmeiras e Flamengo encerram as suas participações na fase de grupos da Libertadores 2021.
Tanto o atual campeão da América quanto o vencedor da edição anterior, de 2019, já estão classificados e lideram as suas respectivas chaves.
Leia também:
Libertadores, clássico feminino, NBA e final do NBB nesta quinta
Finais da Libertadores e Sul-Americana 2021 serão no Uruguai
Abel Ferreira desabafa sobre pandemia e ausência das filhas
Atual campeão tenta terminar na segunda colocação geral para ter vantagem no mata-mata
Às 19 horas (de Brasília), o Verdão recebe o lanterna do grupo A, Universitario, no Allianz Parque, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, que vai ser transmitida pelo Fox Sports na TV fechada.
O Verdão chega para este confronto após derrota sofrida para o São Paulo no último domingo (23), em partida que definiu o título do Paulistão.
Pelo terceira vez, o Alviverde saiu perdedor de uma decisão na temporada 2021. Dessa vez, isso aconteceu no tempo regulamentar. As duas primeiras aconteceram na mesma semana.
Quatro dias depois de vencer o Defensa y Justicia por 2 a 1 na Argentina, em partida de ida da final da Recopa Sul-Americana, o Palmeiras perdeu para o Flamengo, nos pênaltis (após empate por 2 a 2 no tempo normal), a partida única da final da Supercopa do Brasil.
Três dias depois de perder a primeira chance de conquistar um título na atual temporada, o alviverde recebeu o Defensa y Justicia no Allianz Parque para fazer a partida de volta da Recopa e, precisando apenas empatar para levantar o troféu, permitiu que a equipe argentina devolvesse o 2 a 1 que sofreu em casa. Então, o Verdão acabou perdendo outro título nas penalidades.
Depois disso, Abel Ferreira comprou a briga da diretoria do clube em relação ao Campeonato Paulista, falou em entrevista coletiva que levaria o Sub-17 a campo e deixou muita gente experiente, que conhece a importância da competição estadual, revoltada. De qualquer forma, o Palmeiras conseguiu avançar às quartas de final com uma ajuda do Corinthians, que já estava classificado e mesmo assim venceu o Grêmio Novorizontino (o qual ficaria com a vaga alviverde em caso de vitória naquele jogo), e foi para a final depois de passar pelo próprio Corinthians nas semifinais.
Na decisão, porém, o São Paulo conseguiu empatar sem gols no Allianz Parque e ficou com o título ao vencer a partida do último domingo, no Morumbi, por 2 a 0. Agora, sem título nenhum em três disputados neste início de temporada, o Palmeiras enfrenta o lanterna do grupo A da Libertadores, o Universitario, já confirmado na primeira posição, mas, possivelmente, se sentindo pressionado a vencer jogando em casa.
Os três pontos não garantem aos atuais campeões a melhor campanha desta fase de grupos, mas a segunda melhor (que dá a vantagem de jogar em casa as partidas de volta do mata-mata, até a final, caso o Palmeiras não enfrente o Atlético Mineiro até lá, o qual já garantiu a liderança da classificação geral, com 16 pontos). Somando 12 pontos neste momento, o Palmeiras ficaria com 15 (pontuação que não pode ser alcançada por outro clube).
No entanto, como também se preocupa com a estreia do Campeonato Brasileiro, que acontece neste fim de semana, Abel Ferreira pode optar por poupar alguns jogadores da equipe principal. No domingo (30) o Verdão estreia contra o Flamengo, no Maracanã, em partida que pode ser decisiva quando o campeonato chegar na reta final e cada ponto fizer a diferença.
Flamengo e Vélez definem a liderança do grupo G nesta última rodada
Às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira, o Flamengo recebe o Vélez Sarsfield no Maracanã para definir a liderança do grupo G da Libertadores. Ambas as equipes chegam para esta última rodada já garantidas nas oitavas de final, mas na luta pela primeira posição e, consequentemente, a vantagem de enfrentar um adversário teoricamente mais fraco (vice-líder de outro grupo) nas oitavas de final, além de poder fazer a partida de volta em casa. Neste momento, o Flamengo está na liderança, somando 11 pontos, e o Vélez Sarsfield é o vice, dois pontos atrás da equipe carioca. Portanto, um empate basta para que a equipe de Rogério Ceni confirme a 1ª posição do grupo, mas apenas uma vitória por dois gols de diferença é capaz de garantir o Flamengo com a terceira melhor campanha (que dá a vantagem de jogar em casa nas partidas de volta do mata-mata, caso não enfrente Palmeiras e Atlético Mineiro, pelo menos até a final). No entanto, como tem uma partida importante com o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro já no próximo domingo (30), Ceni pode optar por preservar parte da equipe considerada titular, assim como fez na última rodada. Isso porque o time principal do Flamengo disputou a final do Campeonato Carioca no último sábado (22) e venceu uma partida dura contra o Fluminense. Apesar de ter encontrado mais dificuldade em seu grupo da Libertadores, em relação ao Palmeiras, o Flamengo conseguiu faturar os dois títulos que disputou nesta temporada e está motivado. É provável que Rogério Ceni esteja correndo mais risco do que Abel Ferreira no cargo de comandante, mas tem conseguido fazer o que é preciso para manter o clima ameno e para a equipe seguir confiante. Ademais, levando em consideração a vitória por 3 a 2 sobre o Vélez, na Argentina, na primeira rodada desta fase de grupos, o Flamengo deve conseguir sair do Maracanã com pelo menos um ponto e, consequentemente, com a primeira posição da tabela. É certo que o Vélez Sarsfield vai dificultar bastante para os rubro-negros, até porque estão invictos há seis jogos e tiveram uma semana inteira para se preparar para esta última rodada. Ainda assim, pelo elenco que possui, o Flamengo depende apenas de si para vencer: se continuar fazendo o que precisa fazer, certamente vai aumentar a atual invencibilidade, que já dura 11 jogos.