Palmeiras e Santos acabou com sonho argentino de segunda final entre River e Boca
Neste sábado (30), às 17h (de Brasília), Palmeiras e Santos definem, no Maracanã, quem vai se tornar o campeão da América na temporada de 2020 (que se estendeu para 2021 por conta da pandemia).
SBT transmite ao vivo na TV aberta, enquanto o FOX Sports exibe a grande final em TV fechada.
Lá em março de 2020, quando começava a principal competição sul-americana de futebol, poucos acreditavam que Santos e Palmeiras estariam entre os finalistas. O atual campeão, Flamengo, era tido como favorito para conquistar o bicampeonato, e equipes como River Plate e Boca Juniors apareciam como principais concorrentes ao rubro-negro carioca. E mesmo quando os paulistas terminaram a fase de grupos com a melhor campanha (foram os únicos a terminar sem derrota, computando cinco vitórias e um empate), poucos acreditavam que eles realmente estavam na luta pelo título. No entanto, quando o Santos passou pela LDU e o Palmeiras enfiou cinco no Delfín nas oitavas de final, alguns olhares começaram a se atrair para os paulistas. O time de Abel Ferreira passou a ser constantemente elogiado e, no Santos, Marinho começou a se tornar uma atração à parte. Então vieram as quartas de final, o Santos passou pelo Grêmio com vitória por 4 a 1 na Vila Belmiro e o Palmeiras deixou o Libertad pelo caminho depois de vencer por 3 a 0 no Allianz Parque. Mesmo assim, muitas dúvidas ainda cercavam os clubes paulistas, que, nas semifinais, teriam de se provar diante de dois gigantes da Argentina: River Plate e Boca Juniors. O alviverde teve a missão de passar pelo River Plate, que, no ano passado disputou a final com o Flamengo, e logo de cara mostrou que não estava na semifinal para fazer feio: 3 a 0 sobre os argentinos, jogando lá em Buenos Aires. Enquanto isso, o Santos ficava em um empate sem gols amargo com o Boca Juniors, em La Bombonera, depois de ter dominado a partida. Na volta, porém, as situações se inverteram. No Allianz Parque, o Palmeiras perdeu por 2 a 0 e se classificou testando o cardíaco dos seus torcedores (3 a 2 no placar agregado). Já o Santos, atropelou o Boca Juniors na Vila Belmiro, venceu por 3 a 0 e avançou para a final sobrando diante do segundo maior vencedor da Libertadores.
Como chega o Palmeiras para a decisão?
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o gramado do Maracanã está perfeito para receber a final da Libertadores, mas a dúvida que fica é de como chegam os times para a decisão. Ambos estão com o elenco completo à disposição para a partida, mas quem será o favorito para sair com o título?
O Verdão chega para a decisão com o Santos com a expectativa mais alta do que nunca. Desde que o português Abel Ferreira assumiu o comando da equipe, o Palmeiras evoluiu de forma impressionante sua maneira de atuar e, consequentemente, cresceu dentro das competições que disputa. Neste momento, além de estar na final da Libertadores, o Palmeiras também está garantido na decisão da Copa do Brasil e, na Série A do Campeonato Brasileiro, ocupa a 5ª posição. O alviverde perdeu o embalo nas últimas rodadas do Brasileirão, mas não preocupa tanto os seus torcedores, pois entrou com uma equipe alternativa nas últimas duas rodadas. O único resultado que liga um sinal de alerta foi a derrota por 2 a 0 para o Flamengo na 31ª rodada, na última partida em que Abel Ferreira foi à campo com aquilo que tinha de melhor à sua disposição. Ainda assim, o técnico teve dois desfalques importantes: Gustavo Gómez, que já se recuperou de lesão e certamente estará entre os titulares, e Rony, que não joga desde o dia 18, quando entrou nos minutos finais da partida contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Por conta disso, o atacante é tratado como dúvida para o confronto com o Santos, pois William vem ocupando o seu lugar e tem cumprido muito bem a função de apoio ao centroavante Luiz Adriano. Além dele, Felipe Melo pode ser surpresa entre os titulares, mas deve começar no banco de reserva, pois, se mantiver a base que costuma usar em seus principais jogos, Abel Ferreira deve ir à campo com: Weverton; Marcos Rocha, Luan (ou Kusevic), Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga (ou Gustavo Scarpa); William (ou Rony) e Luiz Adriano.
Como chega o Santos para a final?
Do outro lado, o Peixe chega para o confronto com o Palmeiras passando por um momento semelhante ao do seu adversário: uma queda de rendimento nas últimas partidas, que anteciparam a final da Libertadores. No entanto, os últimos resultados são tidos como naturais para este momento de ansiedade e preparação, principalmente nos jogos em que o treinador opta por não colocar em campo todos os seus principais jogadores. E, diferentemente do que acontece no Palmeiras, onde Abel Ferreira costuma rodar bastante o time titular, o Santos tem seus onze muito bem definidos. É verdade que o técnico Cuca optou por fazer mistério em sua entrevista coletiva pré-jogo, afirmando que até mesmo Soteldo pode começar no banco de reservas, mas a verdade é que deve ser mantido o mesmo time que venceu o Boca Juniors na Vila Belmiro, com: John (ou João Paulo); Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo (ou Sandry); e Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga. As principais dúvidas estão no gol, onde John, recuperado da Covid, pode retornar para a titularidade, ou João Paulo pode ser mantido, e no meio de campo, onde Alison pode ficar no banco por ainda não estar totalmente recuperado da Covid. De qualquer forma, a expectativa é de que o Santos imprima ritmo intenso sobre o Palmeiras, principalmente quando estiver com a posse de bola, para buscar o gol o mais rápido possível. Do outro lado, o Palmeiras deve buscar controlar mais a posse de bola e esperar um erro de marcação do Santos para dar o bote certeiro. De um jeito ou de outro, a expectativa é de uma grande partida, que deve ter muita bola na rede pela capacidade de ambas as equipes de chegar à meta adversária e criar chances de gol.