Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 29ª rodada da Premier League

Prévia da 29ª rodada da Premier League  

Manchester United e Tottenham se enfrentam pela 29ª rodada da Premier League de olho na zona de classificação à próxima Uefa Champions League.

Old Trafford será palco de duelo importante entre Manchester United e Tottenham (Reprodução: Instagram/Manchester United)

O Manchester United recebe o Tottenham no Old Trafford, em Manchester, neste sábado (12), às 14:30 (no horário de Brasília), com transmissão da ESPN no streaming do “Star+”. O clássico entre dois times do chamado “Big Six” da Inglaterra é válido pela 29ª rodada da Premier League e, como não poderia deixar de ser, envolve um embate direto na busca por vaga em competições europeias. O Manchester United ocupa a 5ª posição da Premier League neste momento, estando um ponto atrás do Arsenal (4º colocado e último na zona de classificação para a próxima Uefa Champions League) e tendo dois pontos de vantagem para o Tottenham, que ocupa a 7ª posição da tabela com duas partidas a menos.

Apesar de chegar para o confronto em situação mais confortável na tabela de classificação e de ter a vantagem de fazer o clássico em casa, o Manchester United vai precisar lidar com alguns problemas que antecedem este confronto importantíssimo contra o Tottenham. Primeiramente vale ressaltar o embate vivido pelo principal nome do atual elenco do Manchester United, o craque português Cristiano Ronaldo, e o técnico alemão Ralf Rangnick. De acordo com jornais espanhóis, a “divisão entre os dois é total”, e a relação teria ficado ainda mais abalada depois que Rangnick afirmou que o camisa 7 “deveria marcar mais gols”. E, assim como Cristiano Ronaldo, outros jogadores também não se sentem satisfeitos com o trabalho que vem sendo feito pelo técnico alemão. O jornal “Mirror”, da Inglaterra, chegou a afirmar que 11 jogadores estariam infelizes e gostariam de deixar o clube, e a situação vem se agravando cada vez mais. No último fim de semana, Cristiano Ronaldo não foi sequer relacionado para o clássico de Manchester (por ter sentido dores no quadril, de acordo com o técnico Ralf Rangnick), válido pela 28ª rodada da Premier League, que foi vencido pelos Citizens pelo placar de 4 a 1. Mais do que pela goleada, o clássico de Manchester foi marcado pela visível diferença existente entre a equipe comandada por Pep Guardiola e a comandada por Rangnick, apesar da semelhança de investimento dos clubes nos últimos anos. E quem ganha com todo esse imbróglio que rodeia os bastidores do Manchester United é o Tottenham. Os Spurs vêm de duas vitórias consecutivas na Premier League (uma pelo placar de 4 a 0, sobre o Leeds United, e a última por 5 a 0, diante do Everton) e, como tem duas partidas a menos em relação aos Red Devils, podem abrir uma grande vantagem em caso de vitória neste clássico, e nem mesmo um empate poderá ser considerado um resultado ruim, até porque joga fora de casa. Tomando um caminho oposto ao dos rivais, o Tottenham vem em evolução sob o comando de Antonio Conte mesmo depois da saída de jogadores importantes, como Giovani Lo Celso e Dele Alli, até porque os recém-contratados (o volante Rodrigo Bentancur e o atacante Dejan Kulusevski) já chegaram atuando em alto nível. Em caso de vitória, o Tottenham salta na frente do Manchester United na tabela de classificação, alcançando os mesmos 48 pontos do atual 4º colocado, Arsenal.

Outros destaques da 29ª rodada da Premier League:

A rodada deste fim de semana do Campeonato Inglês começa às 9:30 (no horário de Brasília) deste sábado (12), com a partida entre Brighton e Liverpool no Falmer Stadium, que vai ser transmitida pela ESPN na TV fechada. Os Reds chegam para a partida motivados pela recente classificação às quartas de final da Champions League, apesar da derrota para a Inter de Milão na partida de volta das oitavas de final, em Anfield Road. Especificamente na Premier League, os comandados de Jürgen Klopp não perdem há oito rodadas, tendo vencido as últimas sete de forma consecutiva, e a expectativa é de vitória na partida de abertura da atual rodada para que a distância em relação ao líder, Manchester City, volte a ficar em apenas 3 pontos. Vale destacar que o Liverpool tem os três principais artilheiros do Campeonato (Mohamed Salah, com 19 gols, e Diogo Jota e Sadio Mané, cada um com 12 gols marcados), de forma que conta com o ataque mais poderoso, com média de quase 3 gols marcados por partida. Além disso, apesar do bom início do Brighton na Premier League, a equipe comandada por Graham Potter vive um péssimo momento: venceu apenas uma das últimas 9 partidas que disputou e vem de 4 derrotas consecutivas.

Às 11 horas da manhã (de Brasília) do domingo (13) acontecem cinco partidas simultâneas, das quais duas se destacam. A ESPN transmite na TV fechada a partida do Chelsea, em Stamford Bridge, contra o Newcastle United. Vindo de vitória sobre o Norwich City, o Chelsea ocupa a 3ª posição da Premier League, tendo oito pontos de vantagem para o Arsenal, 4º colocado, e estando a 7 pontos de distância do vice-líder, Liverpool. No mesmo dia e horário, com transmissão exclusiva da ESPN pelo “Star+”, o West Ham recebe o Aston Villa no Estádio Olímpico de Londres para um duelo bastante interessante. O West Ham ocupa a 5ª posição da tabela, estando a 3 pontos da zona de classificação para a Champions, mas venceu apenas uma das últimas seis partidas que disputou e perdeu as últimas três de forma consecutiva. Do outro lado, o Aston Villa segue um caminho oposto: é apenas 9º colocado, estando a 12 pontos de distância da zona de classificação para a Liga dos Campeões, mas chega embalado por três vitórias consecutivas e pelo brilho de Philippe Coutinho, que tem 4 gols e 3 assistências nas 8 partidas disputadas sob o comando de Steven Gerrard.

Encerrando os jogos do fim de semana, às 13:30 (no horário de Brasília) do domingo (13), o Arsenal faz um embate interessante com o Leicester City no Emirates Stadium, em Londres. Atualmente na 4ª posição da Premier League com um ponto de vantagem para o 5º colocado, Manchester United, mesmo tendo três partidas a menos, os Gunners sonham em voltar a disputar a Champions League, o que não acontece desde a temporada 2016/17. Os comandados de Mikel Arteta chegam para esta rodada motivados por não perderem há 5 rodadas, tendo vencido as últimas 4 de forma consecutiva. Do outro lado, porém, o Leicester City também vem de quatro vitórias consecutivas e esperam voltar a somar pontos diante de um gigante da Inglaterra para seguir subindo na tabela de classificação da Premier League e ganhar mais confiança.

A 29ª rodada da Premier League encerra na segunda-feira (14), com a partida do líder, às 17 horas (de Brasília): o Manchester City visita o Crystal Palace no Selhurst Park, com transmissão da ESPN na TV fechada.

Deixe um comentário