Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo do fim da Série B 2021

Tudo do fim da Série B 2021  

Botafogo comemora título ao lado da torcida e inicia planejamento para 2022 na Série A.

em destaque os atletas do botafogo posando com troféu de campeão da série b 2021
(Divulgação/Botafogo F. R.)

No último domingo (28) o Botafogo recebeu o Guarani no Engenhão, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com a taça de campeão garantida em razão dos 5 pontos de vantagem que tinha para o vice-líder. Os jogadores foram recebidos com festa desde a chegada do ônibus ao estádio Nilton Santos, mas não deixou a concentração de lado quando a bola começou a rolar dentro das quatro linhas. Do outro lado do campo, o Guarani ainda sonhava com um lugar entre os quatro que terminariam a última rodada da Série B na zona de acesso para a elite do futebol brasileiro e começou pressionando pela vitória, mas tudo se tornou mais difícil depois que Índio foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo ainda aos 37 minutos do primeiro tempo. Ainda assim, o Bugre conseguiu abrir o placar com Ronaldo Alves nos primeiros minutos do segundo tempo, subindo mais que todo mundo na área para completar cruzamento de Andrigo em cobrança de falta próxima à linha lateral do campo. Mas o Botafogo não teve medo de se lançar ao ataque depois de sofrer o gol e, mesmo sem precisar do resultado, conseguiu o empate com Marco Antônio e a virada com Rafael Navarro. Na reta final, Lucão “do Break” ainda empatou para o Guarani, resultado insuficiente para o time do interior de São Paulo conseguir voltar para a primeira divisão nacional. O Botafogo, porém, com 70 pontos somados nas 38 rodadas disputadas, não deixou de comemorar o título junto aos torcedores após o apito final do empate por 2 a 2 com o Guarani. Agora o Estrela Solitária precisa se preparar para a temporada do ano que vem, na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, de onde o clube nunca mais vai querer sair. No entanto, o Botafogo vai ter muito trabalho pela frente, até porque precisa manter as contas equilibradas e vê jogadores importantes na campanha da Série B deste ano, como Luís Oyama, Marco Antônio, Barreto e Pedro Castro, que são emprestados, tendo de retornar aos seus respectivos clubes. 

Avaí confirma última vaga na Série A e completa lista dos quatro que vão subir para a elite

O Coritiba liderou a Série B deste ano durante uma grande parte do campeonato, mas acabou perdendo o fôlego na reta final. O time comandado pelo paraguaio Gustavo Morínigo visitou a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli na última rodada já garantido na Série A no ano que vem, e sem chances de conquistar o título. Mesmo assim o Coxa abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas viu a Ponte Preta contar com o apoio da torcida para buscar a virada no segundo tempo, confirmando de vez a permanência da Macaca, que lutou contra o rebaixamento durante grande parte da temporada, na Série B. O Alviverde do Paraná acabou na 3ª posição em razão do empate do Goiás com o Brusque na Arena Pantanal. O Alviverde Goiano somava os mesmos 64 pontos do Coritiba e também já tinha vaga garantida na Série A de 2022, razão pela qual pisou no freio no primeiro tempo da partida com o Brusque e saiu perdendo por 2 a 0. Mas o Goiás voltou com tudo no segundo tempo e buscou o empate que garantiu o vice-campeonato. A última vaga para a Série B estava sendo disputada por Avaí, com 61 pontos, CRB, com 60 pontos, e Guarani e CSA, ambos com 59 pontos. Assim como o Guarani, o CRB não conseguiu cumprir o objetivo de vencer o seu confronto para ter chances de ultrapassar o Avaí na tabela de classificação. O único que conseguiu somar os três pontos necessários para o acesso foi o CSA, que goleou o lanterna Brasil de Pelotas por 4 a 0 ao lado da torcida. O Azulão de Alagoas proporcionou um espetáculo aos torcedores que lotaram o Estádio Rei Pelé, mas não foi o suficiente para o clube voltar à elite do futebol brasileiro. Isso porque o Avaí, que dependia apenas de si para ficar com a quarta e última vaga na Série A do ano que vem, também venceu na última rodada. O time catarinense não teve nenhuma facilidade diante do Sampaio Corrêa mesmo jogando com o apoio da torcida na Ressacada. O time maranhense abriu o placar com Ciel no primeiro tempo e manteve o resultado até os minutos finais do segundo tempo, quando o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti em desvio do zagueiro do Sampaio Corrêa com o braço dentro da área. Edílson até desperdiçou a cobrança, mas, por invasão, o árbitro mandou voltar. Então Valdívia foi para a bola e fez o gol de empate, que ainda não era suficiente para o Avaí garantir o acesso. Foi só aos 44 minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio de Valdívia, que Renato apareceu na área para decretar a virada e o acesso do Avaí para a Série A do Campeonato Brasileiro. Subiram, assim, Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí.

Na parte mais baixa da tabela de classificação, dois times chegaram para a última rodada já rebaixados: o lanterna, Brasil de Pelotas, e o penúltimo colocado, o Confiança. Vitória (18º com 40 pontos), Londrina (17º com 41 pontos) e Remo (16º com 42 pontos) ainda lutavam contra as outras duas vagas para a Série C do Brasileirão. O Vitória acabou perdendo em casa para o Vila Nova e ficou fora da disputa pela permanência na Série B. O Remo empatou em casa com o Confiança, já rebaixado, e acabou sendo ultrapassado pelo Londrina na última rodada. O Tubarão do Paraná venceu o Vasco por 3 a 0 ao lado da torcida e escapou da zona de rebaixamento na última rodada, ficando a um ponto do Remo, que acabou caindo para a Série C junto com Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas.

Deixe um comentário