Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre a reta final da Série B

Tudo sobre a reta final da Série B  

Faltando duas rodadas para o fim do campeonato da Série B, restam duas vagas para o acesso à elite do futebol nacional em 2022.

em destaque jogadores do botafogo cumprimentam torcedores após jogo com sampaio correa no engenhão
(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Depois de 36 rodadas, o Botafogo abriu vantagem no topo da tabela de classificação da Série B e, além de já ter confirmado seu lugar na Série A do ano que vem, pode confirmar o título da divisão de acesso já na próxima rodada. A vitória da última rodada, diante do Operário Ferroviário de Ponta Grossa (Paraná), no estádio Nilton Santos (o Engenhão), que garantiu o Alvinegro Carioca na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2022, foi uma clara amostra daquilo que o Botafogo fez durante toda a temporada para chegar a esta altura da Série B nas condições em que está. O Botafogo não fez uma grande partida. Na verdade, foi uma partida até ruim da equipe comandada por Enderson Moreira. No entanto, assim como foi desde a chegada do técnico, lá na 13ª rodada da Série B, quando o Botafogo era apenas o 11º colocado (7 pontos atrás do G-4), a equipe fez o que era preciso para alcançar o objetivo da vitória: mesmo tendo saído atrás do Operário no placar, batalhou até conseguir o empate e a virada na reta final do jogo, muito em razão do apoio da torcida, mas também pela determinação dos jogadores, evidentemente comprometidos com o projeto do clube. Alguns nomes se destacam neste projeto, como o dos atacantes Rafael Navarro (de apenas 21 anos, que foi artilheiro da equipe com 14 gols) e Chayene (que computou 8 gols e 8 assistências nesta Série B, em 30 jogos), e da dupla de zaga formada por Kanu e pelo argentino Joel Carli, a qual foi estabelecida por outro destaque deste Botafogo: Enderson Moreira. O técnico claramente compreendeu o que era preciso para somar pontos suficientes para retornar à Série A e conseguiu até mais do que isso, estando muito próximo de levantar o título da Série B. Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o lanterna, Brasil de Pelotas (Rio Grande do Sul), podendo já se sagrar o campeão, desde que vença e de que o vice-líder, Coritiba, não some os 3 pontos.

Maior ameaça ao título do Botafogo, Coritiba também tem o acesso garantido, enquanto outros cinco clubes lutam pelas últimas duas vagas no G-4

leo gamalho atacante coritiba série b 2021
(Divulgação/Coritiba Foot Ball Club)

O Coxa quase se complicou na última rodada, enfrentando o lanterna (Brasil de Pelotas) no estádio Couto Pereira, em Curitiba (Paraná), mas o artilheiro do campeonato, Léo Gamalho, mais uma vez apareceu para salvar o dia. O Coritiba até saiu na frente do placar com gol de Waguininho em cobrança de escanteio, já no segundo tempo, mas cedeu o empate na reta final do jogo, depois que Natanael interceptou cruzamento com o braço e Erison converteu a penalidade assinalada pelo árbitro. No entanto, nos acréscimos, quando partiu para o “abafa”, o Coritiba alcançou a vitória com Léo Gamalho aproveitando sobra de bola na área para marcar seu 16º gol na competição (artilheiro ao lado de Edu, do Brusque).

O resultado serviu para a manutenção da vice-liderança e para garantir o Coxa na Série A no ano que vem, tendo em vista o confronto direto entre os atuais 3º e 4º colocados da Série B. Teoricamente, o Avaí (5º com 58 pontos) poderia alcançar os mesmos 64 pontos que o Coritiba soma neste momento, mas ainda teria de descontar uma diferença de 9 gols de saldo. No entanto, como Goiás (3º com 61 pontos) e Guarani (4º com 59 pontos) também precisariam de dois resultados positivos nas duas últimas rodadas, mas não vão conseguir porque se enfrentam já na próxima rodada, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (interior de São Paulo).

torcida do guarani no brinco de ouro no jogo contra o avaí pela série b 2021
Torcida do Guarani, na vitória sobre o Avaí, na última rodada (Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Quem vencer vai dar um passo muito importante na busca pelo acesso. O Goiás, inclusive, se torna o terceiro a garantir seu lugar na Série A em 2022 em caso de vitória, mas ainda pode se complicar caso não consiga somar os 3 pontos. Isso porque Avaí (5º com 58 pontos), CRB (6º com 57 pontos) e CSA (7º com 56 pontos) ainda têm chances de ultrapassar os atuais 61 pontos do Goiás. Destes, teoricamente, o CRB é quem tem um caminho mais fácil por enfrentar dois times da metade de baixo da tabela: Vitória, 18º, e Operário, 12º. O Avaí, apesar de estar a apenas 1 ponto de entrar no G-4, vai enfrentar o Náutico (8º) fora de casa e depois joga contra o Sampaio Corrêa (10º) em casa, dois jogos complicados. O CSA, por fim, é quem menos tem chances, pois precisaria vencer as duas últimas rodadas para ter alguma chance de acesso e um de seus adversários vai ser o Coritiba fora de casa. Os gigantes Vasco (9º) e Cruzeiro (11º) já não tem chances de acesso, e a Raposa ainda tem uma chance remota de queda.

Luta contra a queda para a Série C:

Na parte mais baixa da tabela de classificação da Série B, o lanterna, Brasil de Pelotas, é o único que já não tem chances de permanência. O Confiança (19º com 36 pontos), ainda tem chances de escapar do rebaixamento, mas precisaria vencer as duas últimas rodadas, contra Ponte Preta (14ª com 43 pontos) e Remo (16º com 41 pontos), e ainda dependeria de uma combinação de resultados. Já o 18º colocado, o Vitória (com 40 pontos), ainda tem boas chances de escapar do rebaixamento, exatamente porque o Londrina (17º e último no Z-4), o Remo (16º e primeiro fora do Z-4) e o Brusque (15º) somam os mesmos 41 pontos e correm um grande risco de queda. Na 14ª posição, somando 43 pontos, a Ponte Preta corre um pequeno risco de queda, que pode se acabar já na próxima rodada, quando enfrenta o Confiança fora de casa. Mais a frente, somando 45 pontos, Vila Nova (13º) e Operário Ferroviário dificilmente vão ser rebaixados, e Cruzeiro (11º) e Sampaio Corrêa (10º), com os mesmos 46 pontos, correm um risco mínimo de caírem para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Deixe um comentário