Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão para a primeira rodada da Série B de 2021

Previsão para a primeira rodada da Série B de 2021  

Pela primeira vez com cinco campeões de Série A, a Segunda Divisão deve ter luta acirrada pela volta à elite. Confira tudo da primeira rodada da Série B.

São Januário, estádio do Vasco, um dos grandes que lutarão pelo acesso na Série B de 2021 (Reprodução: Instagram)

Nesta sexta-feira (27) começa a temporada 2021 da Série B do Campeonato Brasileiro, quase quatro meses após o encerramento da última edição. Esta promete ser uma longa e acirrada disputa, tanto na parte de cima da tabela de classificação, pelo chamado G-4 (que garante o retorno à Série A), como na parte mais baixa. Isso porque, de forma inédita, cinco clubes (Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Guarani e Vasco) que já foram campeões da primeira divisão vão estar na disputa para terminar esta Série B entre os quatro mais bem classificados e, por outro lado, há muitas equipes que costumam dar seus pulos para a Série A e outras que estão surpreendendo bastante no passado recente. Dois destes campeões entram em campo já nesta sexta-feira (28): às 19 horas (de Brasília) o Guarani recebe o Vitória no Brinco de Ouro, no interior de São Paulo, com transmissão do SporTV 1 para a TV fechada; e às 21:30 (horário de Brasília) o Botafogo enfrenta o Vila Nova Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiás, com transmissão exclusiva do canal Premiere. O alvinegro carioca terminou a Taça Guanabara na 7ª posição e não se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca, mas conseguiu ir para a disputa da Taça Rio e perdeu na final, nos pênaltis, para o seu rival Vasco da Gama. Mais do que a perda do título, o Botafogo deixou os torcedores preocupados pela falta de repertório da equipe comandada por Marcelo Chamusca, que precisa se virar em meio a uma crise financeira e a perda de jogadores importantes (Pedro Raul, Marcelo Benevenuto e Matheus Babi). De qualquer forma, como conseguiu competir em igualdade com o Vasco e superou os outros adversários para ir à final, o Botafogo sem sombra de dúvidas é favorito para somar os primeiros três pontos na estreia, até porque enfrenta um Vila Nova desacreditado após o vice no Campeonato Goiano, após perder na final para o Grêmio Anápolis.

Outras partidas desta sexta-feira (28):

No mesmo horário da partida do Botafogo acontece o confronto entre Náutico e CSA, que viveram emoções opostas na última temporada: a equipe pernambucana terminou na 16ª posição, há cinco pontos da zona de rebaixamento, enquanto a equipe alagoana foi a 5ª colocada, ficando apenas três pontos atrás do Cuiabá (4º colocado e último na zona de classificação para a Série A). Desta vez, ambos chegam como campeões estaduais e se reforçaram bastante para a disputa da Série B deste ano, mas a expectativa é de que o Náutico faça uma campanha melhor que a do ano passado.

A primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2021 começa às 16 horas desta sexta-feira, com a partida entre Grêmio Esportivo (também conhecido como Brasil de Pelotas) e Londrina, que vai ser transmitida pelo SporTV 1. Jogando em casa, o GE Brasil chega desmotivado pela péssima campanha feita no Campeonato Gaúcho, no qual a equipe terminou há três pontos do rebaixamento. Já o Londrina, que subiu da Série C no ano passado, chega motivado por ter se classificado no Campeonato Paranaense e já estar nas semifinais, mas deve ter dificuldade para somar seus primeiros pontos nesta partida.

Em Campinas, no Brinco de Ouro, o Guarani recebe o Vitória com a expectativa de, pelo menos, ficar no meio da tabela nesta temporada. A equipe do interior paulista conseguiu se classificar para as quartas de final da competição estadual, deixando o Santos de fora, mas acabou sendo eliminado pelo Mirassol já na primeira fase do mata-mata, após disputa por pênaltis. Com a eliminação, o técnico Allan Aal foi demitido e Daniel Paulista anunciado como novo treinador do Guarani, que chega instável para esta estreia na Série B. Do outro lado, o Vitória chega com a expectativa de lutar pelo retorno à Séria A, depois de dois anos consecutivos disputando a segunda divisão. Apesar dos problemas financeiros e de não ter conseguido se classificar para as semifinais do Campeonato Baiano, o Vitória foi até as semifinais da Copa do Nordeste, quando acabou perdendo para o Ceará. Sendo assim, a equipe baiana tem boas chances de somar pelo menos um ponto nesta partida.

Outros jogos da primeira rodada da Série B:

A rodada continua no sábado (29), com a partida entre Vasco da Gama e Operário Ferroviário em São Januário. O campeão da Taça Rio enfrenta o atual semifinalista do Campeonato Paranaense, que liderou a primeira fase da competição estadual com larga folga para os adversários. A partida com o Operário vai ser um grande teste para o Vasco da Gama, que pretende lutar para voltar à Série A, quem sabe até com o título da Série B. Isso porque a equipe paranaense lutou por duas temporadas consecutivas na metade de cima da tabela de classificação e só não conseguiu um acesso inédito para a primeira divisão nacional por ter perdido o fôlego na reta final. No entanto, cada vez mais o Operário Ferroviário vai se solidificando como um adversário forte na Série B e se aproxima da elite nacional.

Às 16:30 de sábado é a vez do Cruzeiro estrear nesta Série B, diante do Confiança, no Estádio Batistão, em Aracaju. Em seu segundo ano na segunda divisão, a Raposa sabe os desafios que vai encarar e, provavelmente, vai fazer uma campanha melhor que a do ano passado, quando terminou apenas na 11ª posição da tabela. No entanto, o Cruzeiro também sabe que dificilmente vai conseguir terminar na zona de acesso à Série A e, exatamente por isso, deve ir com força total em busca de uma vitória sobre o Confiança na partida de estreia, até porque a equipe sergipana deve mais uma vez lutar contra o rebaixamento.

O último campeão de Série A que disputa a Série B neste ano é o Coritiba, que entra em campo às 18:15 do próximo sábado para enfrentar o Avaí no Couto Pereira. O alviverde paranaense foi rebaixado no ano passado e deve tentar iniciar esta Série B com vitória, mas certamente vai encontrar dificuldade diante do atual campeão catarinense.

Deixe um comentário