Início » Colunas » Coluna do Verchai » Análise dos confrontos das quartas de final da Europa League

Análise dos confrontos das quartas de final da Europa League  

O sorteio dos confrontos das quartas de final da UEFA Europa League, que também definiu os mandos de campo e o chaveamento do mata-mata até a final, aconteceu na manhã da última sexta-feira (17) na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. O vencedor do 1º confronto sorteado enfrenta o vencedor do 2º confronto sorteado nas semifinais, de forma que os vencedores dos 3º e 4º confrontos se enfrentam no outro duelo das semifinais, sempre com os primeiros sendo mandantes em relação aos subsequentes. As partidas das quartas de final acontecem nos dias 13 (ida) e 20 (volta) de abril, as semifinais nos dias 11 e 18 de maio e a grande decisão será no último dia do mesmo mês (uma quarta-feira), na Puskás Arena, em Budapest, na Hungria.

Nesse artigo, vamos analisar o momento das equipes até essa parada do futebol europeu para a data FIFA de amistosos de seleções, que vai até o dia 28 deste mês.

1º confronto: Manchester United x Sevilla.

Maior campeão da UEFA Europa League com o dobro de título das outras equipes com mais troféus na competição (Liverpool, Juventus e Atlético de Madrid, todos com 3 conquistas), o Sevilla vai ter a vantagem de fazer o confronto de volta destas quartas de final em casa, com o apoio da torcida no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán. A primeira partida vai ser com mando do Manchester United, em Old Trafford, na Inglaterra. A equipe espanhola ainda vai fazer duas partidas por La Liga antes do primeiro confronto com os ingleses pelas quartas de final da Europa League, mas chega em um momento de maior fragilidade. Isso porque o Sevilla decidiu encerrar o vínculo com o técnico argentino Jorge Sampaoli depois da derrota para o Getafe pela 26ª rodada de La Liga, na qual ocupa 14ª posição com apenas 2 pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. Dessa forma, apesar da velocidade com que anunciou a contratação de um novo comandante (o espanhol José Luis Mendilibar), a equipe vai ter pouco tempo para reparar os erros e se readaptar. Portanto, apesar da força natural que o Sevilla tem na UEFA Europa League, é possível afirmar que o Manchester United ostenta o favoritismo neste confronto. Os Red Devils vivem grande fase sob o comando do holandês Erik ten Hag: está em 3º na Premier League, foi campeão da Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup) e está, também, nas semifinais da Copa da Inglaterra (The FA Cup).

2º confronto: Juventus x Sporting.

Segunda maior campeã da UEFA Europa League ao lado de Liverpool e Atlético de Madrid, com 3 troféus, a Juventus conquistou a “Segunda Divisão das Ligas Europeias” pela última vez há 30 anos (na temporada 1992/93). Atualmente, a equipe que é comandada pelo italiano Massimiliano Allegri está apenas na 7ª posição da Série A do Campeonato Italiano, mas, além de ter alcançado estas quartas de final, também está classificado às semifinais da Copa da Itália. No entanto, é difícil afirmar que a Juve tem algum favoritismo sobre o Sporting nas quartas de final da Europa League. Apesar de não estar muito bem na Liga Portuguesa, sendo apenas o 4º colocado, o Sporting vem de uma classificação heroica sobre o Arsenal nas oitavas de final da Europa League e está com a confiança em alta. Como vai ter a vantagem de definir a classificação em casa, o Sporting pode acabar surpreendendo a Juventus, que é considerada mais cascuda por ter as decisões em competições europeias como rotina.

3º confronto: Feyenoord x Roma.

O Feyenoord meio que caiu de paraquedas nas oitavas de final da Europa League por ter liderado o Grupo F pelo critério de desempate, mas somando os mesmos 8 pontos de todas as outras 3 equipes do grupo. Apesar disso, o Feyenoord chega motivado para estas quartas de final, pois lidera a Eredivise com folga de 6 pontos para o vice-líder e atual campeão, Ajax, e, além disso, passou pelo Shakhtar Donetsk nas oitavas de final com goleada por 7 a 1 na partida de volta, em casa. Portanto, é possível afirmar que, se houver algum favoritismo neste confronto, está do lado da equipe holandesa, que vive grande momento. Já a Roma, apesar de possuir uma boa equipe e um técnico badalado (José Mourinho), com o qual venceu a UEFA Conference League na última temporada, vem apresentando dificuldade para se manter na zona de classificação à UEFA Champions League na Série A do Campeonato Italiano. Por outro lado, a Roma vem de uma classificação sobre a ótima equipe da Real Sociedad, que liderou o Grupo E da Europa League (deixando o Manchester United na vice-liderança), e é uma equipe muito dura de ser batida em mata-mata.

 4º confronto: Bayer Leverkusen x Union Saint-Gilloise.

Grande surpresa destas quartas de final, o Union Saint-Gilloise quer continuar fazendo história na UEFA Europa League com uma classificação sobre o Bayer Leverkusen. Para tanto, a equipe belga se apega ao fato de ter eliminado uma equipe alemã na fase anterior: o Union Berlin, 3º colocado da Bundesliga. Portanto, enfrentando, agora, o atual 8º colocado da Bundesliga, o USG teoricamente tem totais condições de avançar às semifinais, ainda mais tendo a vantagem de fazer a partida de volta em casa. No entanto, mais do que vencer a equipe do Bayer Leverkusen, o Union Saint-Gilloise vai precisar superar o peso que a camisa da equipe alemã tem. Diferentemente do Union Berlin, o Leverkusen já foi campeão da Bundesliga e, também, da UEFA Europa League, na qual o Union Saint-Gilloise está chegando nas quartas de final pela primeira vez. Além disso, o Leverkusen está em ascensão na temporada, tendo completado uma sequência de 5 vitórias ao triunfar sobre o Bayern de Munique em casa na última (25ª) rodada da Bundesliga antes da parada para a data FIFA.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário