Início » Colunas » Coluna do Verchai » Análise das oitavas de final da Copa do Brasil 2021

Análise das oitavas de final da Copa do Brasil 2021  

Athletico-PR e Atlético-MG ficaram com a bucha: encaram, respectivamente, Atlético-GO e Bahia nas oitavas da Copa do Brasil 2021

Taça que será entregue no Allianz Parque ao campeão da Copa do Brasil 2020
Palmeiras e Grêmio fizeram a final da Copa do Brasil da temporada 2020 (Foto: divulgação)

O sorteio dos duelos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil aconteceu na última terça-feira (22) e foi pouco agradável para os times tidos como azarões. Consequentemente, boa parte dos torcedores dos gigantes brasileiros ficaram satisfeitos, até porque tivemos muitas surpresas durante as fases preliminares. Equipes como o maior campeão da competição, Cruzeiro, além de RB Bragantino, Ceará, Internacional, Corinthians e até o atual campeão, Palmeiras, ficaram pelo caminho e, por outro lado, o Juazeirense e o ABC (equipes que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro) conseguiram lugar nestas oitavas de final. E quem mais sorriu com o sorteio da última terça-feira certamente foram exatamente os torcedores santista e flamenguistas. O alvinegro praiano vai enfrentar o Juazeirense e o rubro-negro carioca tem pela frente o ABC. Apesar de terem conseguido superar times de boa tradição nacional (Cruzeiro e Chapecoense), Juazeirense e ABC (respectivamente) dificilmente vão conseguir surpreender Santos e Flamengo. Da mesma forma acontece com o Fluminense, que vai enfrentar o Criciúma (equipe que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro). Portanto, vamos logo passar aos times da Série A do Campeonato Brasileiro, que fazem seus duelos contra equipes que disputam a Série B. É o caso de São Paulo, Grêmio e Fortaleza. O São Paulo, atual campeão paulista, deve ser um dos que mais vai ter dificuldade, pois enfrenta o Vasco da Gama, que, apesar de não passar por um bom momento, pode fazer valer o peso da camisa unido a um dia iluminado para surpreender. O atual campeão gaúcho, Grêmio, também vai ter dificuldade, pois enfrenta o Vitória, que está em boa fase na Série B e eliminou o Internacional na fase anterior. Além disso, vale lembrar que a equipe agora comandada por Tiago Nunes se preocupa com a campanha no Campeonato Brasileiro, pois perdeu as três partidas que disputou e é o lanterna. Por fim, o Fortaleza, que vai fazer a partida de volta em casa, tem boas chances de confirmar uma classificação segura. Mesmo enfrentando o CRB, que surpreendeu o Palmeiras na fase anterior da Copa do Brasil, o atual campeão nordestino está em grande fase e deve confirmar a superioridade.

Os outros dois jogos destas oitavas de final, que envolvem clubes da Série A, vão receber uma análise especial na sequência. Antes disso, vale destacar que os jogos ainda não tem data definida, mas estão previstos para acontecer entre o fim de julho (com os jogos de ida previstos para os dias 28, 29) e o início de agosto (jogos de volta previstos para os dias 4, 5 e 6). O chaveamento só vai acontecer nas quartas de final, junto com um novo sorteio de duelos entre os classificados, que vão garantir mais de três milhões de reais como premiação.

Athletico-PR x Alético-GO:

Esta poderia não ser uma partida interessante uma década atrás, mas certamente é um dos confrontos mais aguardados das oitavas de final da Copa do Brasil 2021. O Athletico Paranaense, que joga em casa na primeira partida, é o único time com 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, se classificou com folga para a fase de mata-mata da Copa Sul-Americana e está nas semifinais do Campeonato Paranaense, no qual é amplo favorito para ficar com o título. Do outro lado, o Atlético Goianiense, que fez campanha sólida para garantir vaga na fase de grupos desta Copa Sul-Americana (na qual perdeu vaga nas oitavas para o Libertad, equipe paraguaia com tradição em competições continentais), mais uma vez começou o Campeonato Brasileiro surpreendendo. O técnico Eduardo Barroca assumiu o comando do Dragão pouco antes da estreia no Brasileirão e conseguiu vencer as duas primeiras rodadas mesmo encarando duas pedreiras: Corinthians e São Paulo. No entanto, depois de conseguir arrancar um empate sem gols com o Fortaleza, que até então liderava o campeonato com 100% de aproveitamento, o Atlético Goianiense perdeu exatamente para o Athletico Paranaense na quinta rodada do Campeonato Brasileiro (que foi a quarta partida da equipe de Barroca, uma vez que o jogo da 3ª rodada, contra o Cuiabá, foi adiado). Mesmo tendo saído atrás no placar, o Furacão mostrou força para acuar o Dragão no campo de defesa e arrancar a virada, que aconteceu em duas jogadas de linha de fundo, com os laterais (primeiro o direito, Marcinho, e depois o esquerdo, Abner Vinícius) cruzando para Matheus Babi e, depois, Christian definirem o placar: Athletico Paranaense 2 x 1 Atlético Goianiense. Por outro lado, a classificação do Dragão sobre o Corinthians na terceira fase, pode dar a confiança que a equipe de Eduardo Barroca precisa para fazer o fato de a partida de volta ser em Goiânia servir a seu favor.

Atlético Mineiro x Bahia:

O Atlético, atual campeão mineiro e classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores da América com a melhor campanha da fase de grupos (com 5 vitórias e 1 empate), não vai ter vida fácil nas oitavas de final da Copa do Brasil, diferentemente de outros gigantes do futebol brasileiro. O farto elenco comandado por Cuca vai ter pela frente os atuais campeões da Copa do Nordeste: o Bahia. O Tricolor de Aço pode não ter conseguido fazer a campanha que sonhava na Copa Sul-Americana, mas muito porque duelou com equipes qualificadas para o torneio (como o Independiente, que é o maior campeão da Libertadores, e o Montevidéu Torque, que é uma das subsidiárias do City Group). No entanto, além do título da Copa do Nordeste, o Bahia faz uma campanha razoavelmente boa neste início do Brasileirão, ocupando a 7ª posição neste momento, com 2 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota nas 5 rodadas disputadas. Portanto, apesar do favoritismo do Atlético Mineiro neste confronto de oitavas da Copa do Brasil, o Bahia certamente é uma das equipes que, no momento do sorteio, os torcedores menos gostariam de ver o Galo jogar. Além de muito qualificada, a equipe baiana pode adotar uma estratégia reativa, que pode ser determinante para uma possível classificação, até porque a partida da volta vai ser em Salvador.

Deixe um comentário